spelling |
Luiz Antonio Cruz SouzaMaria João MeloTeresa Cristina Toledo de PaulaConceicao Linda de Franca2019-08-13T22:35:02Z2019-08-13T22:35:02Z2010-08-20http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8GRJWFOs acervos museológicos no Brasil foram durante muito tempo, constituídos por materiais bastante conhecidos pelos conservadores-restauradores, como esculturas em madeira, pedra ou metal, pinturas sobre telas, documentos em papel e gravuras entre outros. Porém, este perfil começou a se modificar a partir do final do século XIX e início do século XX com a aquisição por parte dasinsituições, de obras de arte elaboradas em material polimérico (semi sintéticos e sintéticos), seja de forma silenciosa (nos museus históricos) ou conscientemente nos museus de arte moderna e contemporânea. Tomando como referencia este panorama, buscamos através deste trabalho traçar um perfil das coleções identificando alguns dos principais acervos de obras em plástico do Brasil, entre eles a coleção Gilberto Chateaubriand, além disto identificamos e catalogamos os materiais constituintes e os principais tipos de degradação que os mesmos apresentam. Elaboramos ainda um panorama sobre a inserção dos materiais poliméricos no meio artístico brasileiro e informações básicas sobre a composição dos polímeros e principais métodos de produção dos mesmos, questões fundamentais para a compreensão dos seus mecanismos de degradação.One of the main problems faced by professionals in conservation and restoration in museums of modern and contemporary art is the identification of types of degradation in the works of art composed of polymeric materials as well as the monitoring of these objects and actions to intervene in them. Besides the complexity of the material, there are two other issues relating to works produced in plastic: works that were created to be reproduced without the need to preserve theobject exposed, but with the need to preserve the design work, and works that are designed to be preserved, despite the brevity of the material. To assist in the process of decision making at the moment to intervene in these works, we accomplish a original research in a country where we have identified some of the major collections of works of plastic in Brazil, including the collection Gilberto Chateaubriand, cataloged the types of degradation that they had to create a database with this information, and as case studies, we report a few interventions in these institutions in compliance with the criteria used.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPolimerosMetodos de conservação em museusArte Conservação e restauraçãoPlásticos Conservação e restauraçãoPlásticosrestauraçãoconservaçãoAcervos de obras de arte em plástico: perfil das coleções e propostas para conservação destes bensinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_conceicao.pdfapplication/pdf5514204https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-8GRJWF/1/dissertacao_conceicao.pdfd1775fedbc6692514676523970a3db5bMD51TEXTdissertacao_conceicao.pdf.txtdissertacao_conceicao.pdf.txtExtracted texttext/plain247353https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-8GRJWF/2/dissertacao_conceicao.pdf.txtc2421a59f9f30a9ef5ad46c187d60dd9MD521843/JSSS-8GRJWF2019-11-14 12:31:08.777oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-8GRJWFRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T15:31:08Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
|