Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
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institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
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spelling Debora Marques de MirandaJonas Jardim de PaulaDanielle de Souza CostaBernardo de Mattos VianaGuilherme Menezes LageGabrielle Chequer de Castro Paiva2019-08-14T11:00:24Z2019-08-14T11:00:24Z2017-07-31http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AW2HXUCrianças com Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade (TDAH) e Transtorno do Espectro Autista (TEA) parecem apresentar diferenças significativas nos processos afetivo-motivacionais do funcionamento executivo. Apesar da heterogeneidade dos estudos, geralmente é observado um elevado desconto temporal em tarefas de postergação de reforço em crianças com TDAH enquanto o desempenho de crianças com TEA se assemelharia mais ao de crianças com desenvolvimento típico. O domínio afetivo motivacional parece, portanto, particularmente interessante para a diferenciação dos transtornos em termos de perfis cognitivos e para a investigação das alterações relacionadas a comorbidade TDAH+TEA. Não há disponível na literatura nenhum estudo que investigue o desconto temporal em crianças mais novas com TDAH e autismo comórbidos. Nesse estudo nosso objetivo foi investigar diferenças de desempenho numa tarefa de desconto temporal entre crianças com 1) TDAH, com 2) TEA, com 3) Comorbidade de TDAH e TEA e com 4) desenvolvimento típico. Inicialmente foi realizada uma revisão sistemática da literatura a fim de investigar a consistência das evidências encontradas com relação aos padrões de desconto temporal em crianças de 6 a 12 anos com autismo e TDAH, discutindo potenciais diferenças entre esses grupos no domínio afetivo-motivacional das funções executivas. Posteriormente um estudo transversal foi conduzido, utilizando uma tarefa de desconto temporal com recompensa monetária hipotética, que foi aplicada em uma amostra de 100 crianças (35 crianças com desenvolvimento típico; 35 com TDAH; 18 crianças com TEA; e 13 casos comórbidos). Com relação a revisão de literatura, 6 de 8 artigos envolvendo o grupo com TDAH apontaram para um maior desconto temporal em relação aos controles na faixa etária investigada. O único estudo envolvendo crianças com TEA apontou na mesma direção. Nas análises de grupo do estudo experimental, observamos que as crianças com desenvolvimento típico e com TEA tendem a ter um desconto temporal similar, enquanto crianças com TDAH e casos comórbidos apresentaram um padrão significativamente mais impulsivo de escolhas, com preferência maior por recompensas menores e imediatas, não diferindo entre si. Concluímos que nos casos comórbidos de TDAH e autismo a ocorrência do TDAH parece prejudicar significativamente o processamento afetivo-motivacional, levando a descontos temporais mais elevados, ao passo que o TEA não parece apresentar alterações nos processos afetivo-motivacionais envolvendo postergação de reforço.Children with Attention Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD) and Autistic Spectrum Disorder (ASD) seem to present significant differences in the affective-motivational processes of executive functioning. Despite the heterogeneity of the studies, a high temporal discount is usually observed in reinforcing postponement tasks in children with ADHD whereas the performance of children with ASD would be more similar to that of children with typical development. The motivational affective domain seems therefore particularly interesting for the differentiation of the disorders in terms of cognitive profiles and the investigation of the changes related to ADHD + ASD comorbidity. There is no literature available to investigate the temporal discounting in younger children with comorbid ADHD and autism. In this study, our objective was to investigate differences in performance in a temporal discounting task among children with 1) ADHD, 2) ASD, 3) Comorbidity of ADHD and ASD, and 4) typical development. Initially, a systematic review of the literature was conducted to investigate the consistency of the evidence found regarding temporal discounting patterns in children aged 6 to 12 years with autism and ADHD, discussing potential differences between these groups in the affective-motivational domain of executive functions. Subsequently, a cross-sectional study was conducted using a hypothetical monetary reward temporal discounting task, which was applied to a sample of 100 children (35 children with typical development, 35 with ADHD, 18 children with ASD, and 13 comorbid cases). Regarding the literature review, 6 of 8 articles involving the ADHD group pointed to a greater temporal discounting in relation to the controls in the age group investigated. The only study involving children with ASD pointed in the same direction. In the group analyses of the experimental study, we observed that children with typical development and with ASD tend to have a similar temporal discounting, whereas children with ADHD and comorbid cases presented a significantly more impulsive pattern of choices, with a higher preference for smaller and immediate rewards, not differing from each other. We conclude that in the comorbid cases of ADHD and autism the occurrence of ADHD seems to significantly impair affective-motivational processing, leading to higher temporal discounts, whereas the ASD does not seem to present changes in the affective-motivational processes involving postponement of reinforcement.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGTranstorno do déficit de atenção com hiperatividadeTomada de decisõesMedicinaTranstorno do espectro autistaTDAHTEAProcessamento de RecompensaDesconto TemporalTomada de DecisãoAvaliação dos processos de desconto temporal em pacientes com Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), Transtorno do Espectro Autista (TEA) e casos comórbidosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_mestrado_gabrielle_chequer_de_castro_paiva__2017__com_folha_de__aprova__o_.pdfapplication/pdf1121091https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AW2HXU/1/disserta__o_mestrado_gabrielle_chequer_de_castro_paiva__2017__com_folha_de__aprova__o_.pdf33542cdd1dd1f71c9e3fb66ca7eb6dd8MD51TEXTdisserta__o_mestrado_gabrielle_chequer_de_castro_paiva__2017__com_folha_de__aprova__o_.pdf.txtdisserta__o_mestrado_gabrielle_chequer_de_castro_paiva__2017__com_folha_de__aprova__o_.pdf.txtExtracted texttext/plain131110https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AW2HXU/2/disserta__o_mestrado_gabrielle_chequer_de_castro_paiva__2017__com_folha_de__aprova__o_.pdf.txtd4ca87b476ddc698425720fef32fcaadMD521843/BUBD-AW2HXU2020-01-29 17:26:44.31oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AW2HXURepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2020-01-29T20:26:44Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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