Jogos digitais em inglês: um estudo sobre a presença dos princípios dos "bons jogos" e dos princípios da aprendizagem de James Paul Gee

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luciene Bassani Emerique
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/RMSA-AM8GFP
Resumo: Os jogos digitais, em smartphones, videogames, computadores e tablets estão há mais de duas décadas fazendo parte da vida dos jovens. Essa pesquisa é uma análise ancorada nos princípios dos bons jogos e da boa aprendizagem elaborados por James Paul Gee, de três jogos comerciais, de forma a discutir o papel desses jogos como recursos que possam auxiliar na aprendizagem de inglês. A escolha dos jogos foi realizada a partir de um levantamento feito em um questionário prévio, seguindo a metodologia qualitativa de perspectiva naturalista (DENZIN; LINCOLN, 2006). Esse questionário foi respondido por adolescentes do ensino médio entre 15 e 18 anos. Foram 142 informantes com 136 respostas válidas. Os jogos mais votados e elencados como preferidos pelos alunos e analisados foram GTA San Andreas (Grand Theft Auto), Counter Strike e Clash of Clans. O objetivo geral foi buscar uma melhor compreensão sobre como os cinco princípios dos bons jogos de Gee (2008a) e os dezesseis princípios de aprendizagem de Gee (2005) se fazem presentes nos jogos em inglês selecionados por estudantes jogadores. Para corroborar essas análises, 10 alunos do questionário inicial foram voluntários como respondentes de uma entrevista voltada à validação desses princípios. Concluo que, nos jogos analisados, os cinco princípios de Gee (2008a) estão presentes e que os dezesseis princípios da aprendizagem de Gee (2005) estão mais assinalados em Clash of Clans e GTA San Andreas que no jogo Counter Strike e oferecem mais oportunidades de aprendizagem, por permitirem maior contato com a língua inglesa.
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