Espacialidades no romance experimental brasileiro: Serafim Ponte Grande, de Oswald de Andrade, e Confissões de Ralfo, de Sérgio Sant’Anna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daiane Carneiro Pimentel
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/30288
Resumo: Esta tese analisa, sob uma perspectiva teórica e comparativa, o espaço nos romances experimentais Serafim Ponte Grande, de Oswald de Andrade, e Confissões de Ralfo: uma autobiografia imaginária, de Sérgio Sant’Anna. No âmbito dos Estudos Literários, a categoria espaço possui diferentes acepções, entre as quais ganha certa proeminência, aqui, a relativa à estruturação espacial. Os romances que constituem o corpus da pesquisa recorrem a estratégias de fragmentação da narrativa, as quais tensionam o vetor sucessivo-temporal convencionalmente associado à linguagem verbal e geram um efeito de espacialização. O espaço como forma de estruturação textual está associado à montagem, recurso que, a partir do início do século XX, tornou-se comum a diversas manifestações artísticas. Compostos via montagem de fragmentos, Serafim Ponte Grande e Confissões de Ralfo problematizam os ideais de totalidade, unidade e linearidade atribuídos ao objeto livro. Essa problematização, por sua vez, conduz à reflexão sobre a constituição do espaço da obra. A estruturação espacial e a configuração do espaço da obra em Serafim Ponte Grande e em Confissões de Ralfo são mais bem elucidadas quando se consideram os cenários urbanos em que os romances foram produzidos e com que dialogam de modo crítico. A fim de abordar tal aspecto, torna-se necessário recorrer à acepção de espaço como representação. Percebe-se, pois, que, embora analise duas propostas estéticas particulares – a de Oswald de Andrade e a de Sérgio Sant’Anna –, esta tese é guiada por um esforço de síntese, uma vez que a categoria espaço, compreendida em sua diversidade conceitual – espaço como forma de estruturação textual, espaço da obra e espaço como representação –, constitui o ponto de interseção na comparação entre os romances
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Percebe-se, pois, que, embora analise duas propostas estéticas particulares – a de Oswald de Andrade e a de Sérgio Sant’Anna –, esta tese é guiada por um esforço de síntese, uma vez que a categoria espaço, compreendida em sua diversidade conceitual – espaço como forma de estruturação textual, espaço da obra e espaço como representação –, constitui o ponto de interseção na comparação entre os romancesThis dissertation analyses, under a theoretical and comparative perspective, the space in the experimental novels Serafim Ponte Grande, by Oswald de Andrade, and Confissões de Ralfo: uma autobiografia imaginária, by Sérgio Sant’Anna. In Literary Studies, the category of space has different assumptions. In this dissertation, spatial structure has certain prominence. The novels which constitute the research corpus present strategies of narrative fragmentation. These strategies stress the successive-temporal vector conventionally associated to verbal language and generate an effect of spatialisation. Space, as a means of textual structuring, is associated to montage – a resource which has become common, since the beginning of the 20th century, to many artistic manifestations. Serafim Ponte Grande and Confissões de Ralfo, composed via a montage of fragments, problematize the ideals of totality, unity, and linearity attributed to the book as an object. This problematization leads to the reflection about the constitution of work of art space. The literary spatial structure and the work of art spatial configuration in Serafim Ponte Grande and in Confissões de Ralfo become clear when the urban scenarios in which the novels were produced are considered. The two novels also dialogue with these urban scenarios in a critical manner. To approach all these aspects, it becomes necessary to consider the assumption of space as representation. Although this dissertation analyses two specific aesthetic proposals – Oswald de Andrade’s and Sérgio Sant’Anna’s –, it is guided by an effort of synthesis because the category of space, understood in its conceptual diversity – space as a means of textual structuring, work of art space, and space as representation –, constitutes the point of intersection in comparing the two novels.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Estudos LiteráriosUFMGBrasilFALE - FACULDADE DE LETRASAndrade, Oswald de, 1890-1954 Serafim Ponte Grande Crítica e interpretaçãoSant'Anna, Sérgio, 1941- Confissões de Ralfo: uma autobiografia imaginária Crítica e interpretaçãoEspaço e tempo na literaturaFicção brasileira História e críticaEspaçoFragmentaçãoObraOswald de AndradeSérgio Sant’AnnaEspacialidades no romance experimental brasileiro: Serafim Ponte Grande, de Oswald de Andrade, e Confissões de Ralfo, de Sérgio Sant’Annainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALTESE Espacialidades no romance experimental brasileiro. Daiane C. Pimentel.pdfTESE Espacialidades no romance experimental brasileiro. Daiane C. Pimentel.pdfAbertoapplication/pdf25804734https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30288/1/TESE%20Espacialidades%20no%20romance%20experimental%20brasileiro.%20Daiane%20C.%20Pimentel.pdff4e52e47a8db10392277eda8de33db6cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30288/2/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD52TEXTTESE Espacialidades no romance experimental brasileiro. Daiane C. Pimentel.pdf.txtTESE Espacialidades no romance experimental brasileiro. Daiane C. 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