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Mauro Henrique Nogueira Guimarães de Abreuhttp://lattes.cnpq.br/0431050314405943Renata de Castro Martinshttp://lattes.cnpq.br/9830587097758541Fabiana Vargas FerreiraSaul Martins de PaivaMaria Aparecida Gonçalves de Melo CunhaMaria Gabriela Haye Biazevichttp://lattes.cnpq.br/9693819322403515Suellen da Rocha Mendes2019-11-26T18:44:19Z2019-11-26T18:44:19Z2019-10-21http://hdl.handle.net/1843/312810000-0002-7490-1341O objetivo deste estudo foi avaliar a influência do perfil dos cirurgiões-dentistas e da organização e planejamento dos serviços de saúde bucal no desempenho das Equipes de Saúde Bucal (ESB) atuantes na Atenção Primária em Saúde (APS) brasileira. Trata-se de um estudo transversal, utilizando dados secundários do segundo ciclo do ‘Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica’ (PMAQ-AB), ocorrido entre 2013 e 2014. Foram utilizados dados obtidos na fase de avaliação externa do PMAQ-AB, que envolveu entrevista com 18.114 dentistas sobre o processo de trabalho das equipes e verificação de documentos na Unidade Básica de Saúde. O questionário foi desenvolvido por meio de uma parceria do Ministério da Saúde com seis instituições de ensino e pesquisa, sendo aplicado por equipe treinada. A variável dependente, ‘desempenho das ESB’, foi um escore atribuído a cada ESB, estimado por Teoria de Resposta ao Item, através da análise psicométrica de 20 procedimentos odontológicos da APS. As variáveis independentes incluíram características de formação, vínculo de trabalho e plano de carreira dos cirurgiões dentistas, bem como dados referentes à gestão e organização dos serviços de saúde bucal. Análises de Regressão Linear foram realizadas para estimativa dos valores de Beta brutos e ajustados, bem como respectivos intervalos de confiança no modelo ajustado (IC95%). Foram consideradas estatisticamente significativas as variáveis com p≤0,05. Os resultados indicaram que os procedimentos com maiores níveis de dificuldade (e menos frequentemente realizados) foram aqueles relacionados à provisão de próteses dentárias e monitoramento do câncer de boca; os procedimentos com maior capacidade de discriminação foram restauração e exodontia de dentes decíduos. O desempenho das ESB variou de -3,66 a +1,87 (média -0,06; DP 0,82). As variáveis ‘pós-graduação Lato Sensu’, ‘atividades de educação permanente’, ‘monitoramento e análise dos indicadores e informações de saúde bucal’ e ‘agenda de atendimentos flexível (usuários agendados e de demanda espontânea)’ influenciaram de forma positiva o desempenho de ESB em todas as macrorregiões brasileiras. Variações na realização de procedimentos odontológicos da APS, nos escores de desempenho das ESB e nas variáveis que influenciaram tais desempenhos puderam ser observadas entre as cinco macrorregiões brasileiras. Os achados indicam que a formação complementar do cirurgião-dentista, no formato de educação permanente e pós-graduação Lato Sensu, a avaliação de indicadores de saúde bucal da população adscrita e a oferta de agenda de atendimentos flexível, garantindo atendimento às demandas espontâneas e programadas dos usuários, foram de grande importância para um bom desempenho das equipes de saúde bucal brasileiras atuantes no SUS.This study aimed to evaluate the influence of dentists' profile and work management in the performance of primary care dental teams of the Brazilian National Health System. Cross-sectional analysis of secondary data from the ‘National Programme for Improving the Access and Quality of Primary Care’ (PMAQ-AB), that evaluated 18,114 Brazilian dental teams between 2013 and 2014. Data were obtained from the external evaluation phase of the PMAQ-AB, which comprised the interview with the dentist regarding the dental team’s work process and verification of documents in the primary health care units. The questionnaire was developed through a partnership between the Ministry of Health and six teaching and research institutions and was applied by trained professionals. The dependent variable, ‘performance of dental teams’, was a score of dental teams obtained from the Item Response Theory, estimated though the psychometric analysis of 20 dental procedures executed in the PHC. Independent variables included complementary training, employment relationship and career plan of dentists and data referring to the management and organization of oral health services. Linear Regressions were performed to estimate the raw and adjusted Beta values, as well as their confidence intervals (CI 95%); in the adjusted model, variables with p≤0.05 were considered statistically significant. The results showed that the procedures with the highest difficulty levels (and less frequently performed) were those related to the provision of dental prostheses and oral cancer monitoring; the most discriminating procedures were restoration and extraction of primary teeth. The dental teams' performance ranged from -3.66 to +1.87 (mean -0.06; SD 0.82). The variables 'graduate studies', 'continuing education activities ', 'monitoring oral health indicators' and 'flexible dental appointment list (scheduled and walk in patients)' influenced the dental teams' performance in all Brazilian Geographical Regions. Variations in the execution of PHC dental procedures, dental teams' performance scores, and the variables that influenced such performances could be observed among the five Brazilian Geographical Regions. The findings suggest that the complementary training of the dentist, including continuing education training and graduate studies, the evaluation of oral health indicators of the enrolled population and the offer of a flexible appointment list, ensuring care to scheduled and walk in patients, had a positive impact in the performance of Brazilian dental teams.CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas GeraisCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em OdontologiaUFMGBrasilODONTO - FACULDADE DE ODONTOLOGIAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessAtenção primária à saúdeServiço de saúde bucalOdontólogosEquipe de assistência ao pacienteSaúde bucalInquéritos e questionáriosSistema Único de SaúdeSaúde públicaAtenção primária à saúdeSaúde bucalInquéritos e questionáriosQualidade da assistência à saúdePerfil dos cirurgiões-dentistas e sua influência sobre o desempenho das Equipes de Saúde Bucal atuantes no Sistema Único de Saúde brasileiroDentists profile and its influence in the performance of dental teams of the Brazilian National Health Systeminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALTese Suellen_R_Mendes final.pdfTese Suellen_R_Mendes final.pdfapplication/pdf8702685https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31281/5/Tese%20Suellen_R_Mendes%20final.pdf40688f307d764ee03e8c7a88e949b3aeMD55CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31281/2/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31281/3/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD53TEXTTese Suellen_R_Mendes, 2019.pdf.txtTese Suellen_R_Mendes, 2019.pdf.txtExtracted texttext/plain180379https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31281/4/Tese%20Suellen_R_Mendes%2c%202019.pdf.txt958ac1bff479c1c6eaabd2d8f2cfc673MD54Tese Suellen_R_Mendes final.pdf.txtTese Suellen_R_Mendes final.pdf.txtExtracted texttext/plain180379https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31281/6/Tese%20Suellen_R_Mendes%20final.pdf.txt958ac1bff479c1c6eaabd2d8f2cfc673MD561843/312812019-11-28 03:33:20.029oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-28T06:33:20Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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