Construção e validação de um teste de conhecimento tático declarativo: processos de percepção e tomada de decisão no tênis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Layla Maria Campos Aburachid
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/KMCG-7XPHMS
Resumo: O objetivo do presente estudo foi construir e validar um teste de conhecimento tático declarativo (CTD) através dos processos de percepção e tomado de decisão no Tênis pelo levantamento de evidências de validade de conteúdo, validade de critério e validade de construto do instrumento, assim como verificar se a análise teóricarealizada pelos peritos no processo de validação interna do gabarito do instrumento corresponde ao sucesso do atleta na realidade da situação de jogo (validação externa). Os objetivos se encerraram com a comparação do nível de CTD com as variáveis categóricas e sugestão de uma forma de classificação para o teste. A amostra deste estudo foi constituída por 5 treinadores peritos advindos dos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo na fase de validação teórica e mais 111 tenistas de ambos os sexos, sendo 02 profissionais cadeirantes, 05 profissionais, 12 adultos amadores e 92 juvenis. Os jogadores juvenis se subdividiram nas categorias 12 anos (14 tenistas),14 anos (33 tenistas), 16 anos (33 tenistas) e 18 anos (12 tenistas), todos pertencentes aos principais clubes e academias de Belo Horizonte-MG, São Paulo-SP e Luanda, capital do país africano Angola, participantes do campeonato de Países de Língua Portuguesa. O nível competitivo dos tenistas se classificou em participação em torneiosestaduais, nacionais e internacionais. A partir dos resultados obtidos chegou-se às seguintes considerações: um número de 39 itens foi validado pelo coeficiente de validade conteúdo (CVC), considerando-se valores acima de 0.80, valor este mantido para os procedimentos de concordância entre observadores (CEO) e validade externa. Após esses procedimentos 20 itens se mantiveram para a consolidação do teste deCTD no Tênis o que permitiu elaborar uma bateria com 10 itens para manter a duração média na aplicação do teste em 25 minutos. A aplicação do projeto piloto apresentou os seguintes resultados, para o nível de significância em p<0,05: o nível de CTD nos tenistas não foi influenciado pelos fatores: clube, idade, categoria, ano dentro dacategoria, experiência em torneios internacionais, número de treinos semanais e duração das sessões de treino. Houve diferenças significativas do nível de CTD nos fatores anos de prática (p=0,024) e a experiência em competições estaduais (p=0,013) e nacionais (p=0,050). A validade de critério do tipo preditiva através da relação apresentada entre a experiência em torneios estaduais e nacionais e o aumento donível de CTD é um indicativo de que essa validade também seja confirmada nos procedimentos de validade empírica.
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A amostra deste estudo foi constituída por 5 treinadores peritos advindos dos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo na fase de validação teórica e mais 111 tenistas de ambos os sexos, sendo 02 profissionais cadeirantes, 05 profissionais, 12 adultos amadores e 92 juvenis. Os jogadores juvenis se subdividiram nas categorias 12 anos (14 tenistas),14 anos (33 tenistas), 16 anos (33 tenistas) e 18 anos (12 tenistas), todos pertencentes aos principais clubes e academias de Belo Horizonte-MG, São Paulo-SP e Luanda, capital do país africano Angola, participantes do campeonato de Países de Língua Portuguesa. O nível competitivo dos tenistas se classificou em participação em torneiosestaduais, nacionais e internacionais. A partir dos resultados obtidos chegou-se às seguintes considerações: um número de 39 itens foi validado pelo coeficiente de validade conteúdo (CVC), considerando-se valores acima de 0.80, valor este mantido para os procedimentos de concordância entre observadores (CEO) e validade externa. Após esses procedimentos 20 itens se mantiveram para a consolidação do teste deCTD no Tênis o que permitiu elaborar uma bateria com 10 itens para manter a duração média na aplicação do teste em 25 minutos. A aplicação do projeto piloto apresentou os seguintes resultados, para o nível de significância em p<0,05: o nível de CTD nos tenistas não foi influenciado pelos fatores: clube, idade, categoria, ano dentro dacategoria, experiência em torneios internacionais, número de treinos semanais e duração das sessões de treino. Houve diferenças significativas do nível de CTD nos fatores anos de prática (p=0,024) e a experiência em competições estaduais (p=0,013) e nacionais (p=0,050). A validade de critério do tipo preditiva através da relação apresentada entre a experiência em torneios estaduais e nacionais e o aumento donível de CTD é um indicativo de que essa validade também seja confirmada nos procedimentos de validade empírica.The aim of the present study was to elaborate and validate a tactical declarative knowledge (TDK) test trough the process of perception and decision making in Tennis with evidences of content validity, criterion validity and indicate a construct validity, as well as checked if the theoretical analysis carried out by the experts in the process ofinternal validation corresponds to the reality of play situation (extern validation). Finally a comparison of the level of TDK by the categorical variables and suggestion of the form of test classification was the last objective in present study. A sample of 5 expert trainers from Minas Gerais, Rio de Janeiro and Sao Paulo States in theoretical validation phase and more 111 tennis players male and female, being 02 wheelchair professionals, 05 professionals, 12 amateur adults and 92 youth participated. The youth players subdivided in age categories: 12 years (14 tennis players), 14 years (33 tennis players), 16 years (33 tennis players) and 18 years (12 tennis players), belongs to main clubs and academies of Belo Horizonte, Sao Paulo and Angola (Africa), participants of the championship of Countries of Portuguese Language. The competitive level was classified in participation at state tournaments, national tournaments and international tournaments. Results considerations: a number of 39 items was validated by the contentvalidity coefficient (CVC), considering values above 0.80. This value was maintained for the proceedings of agreement between observers (CEO) and extern validity. After these proceedings 20 items were maintained for the consolidation of TDK test that allowed to elaborate a battery contained 10 items to maintained a mean duration at test applied in 25 minutes. The project pilot results: for the level of significance p 0,05, the level oftennis players TDK was not influenced by factors: club, age, category, year inside the category, participation in international tournaments, weekly trainings and duration of practice. There were significant differences of the level of TDK in the factors years of practice (p=0,024) and the experience in state tournaments (p=0,013) and nationaltournaments (p=0,050). The criterion validity through predictive validity presented relation between participation in state and national tournaments and the increase of the TDK level and it is an indicative that this validity also be confirmed at empirical proceedings.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGTenis (Jogo) Treinamento tecnicoEsportes Aspectos psicológicosEducação físicaReprodutibilidade dos testesTênis Conhecimento Tático Declarativo Processos de validaçãoConstrução e validação de um teste de conhecimento tático declarativo: processos de percepção e tomada de decisão no tênisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_layla___livre.pdfapplication/pdf1060691https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/KMCG-7XPHMS/1/disserta__o_layla___livre.pdf2f6ba6664c47e3e574a4db8a0aeffb87MD51TEXTdisserta__o_layla___livre.pdf.txtdisserta__o_layla___livre.pdf.txtExtracted texttext/plain235893https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/KMCG-7XPHMS/2/disserta__o_layla___livre.pdf.txte8112c01dc97cb586ad51273311d5bb0MD521843/KMCG-7XPHMS2019-11-14 09:17:01.978oai:repositorio.ufmg.br:1843/KMCG-7XPHMSRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:17:01Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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