O som que vem das ruas: cultura hip-hop e música rap no Duelo de MC´s

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Main Author: Gustavo Souza Marques
Publication Date: 2013
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da UFMG
Download full: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-9EAGPX
Summary: O presente trabalho procura evidenciar a relação entre música e cultura urbana, a fim de demonstrar a influência de costumes e contextos sociais na produção poética e sonora da música rap. Para isso percorremos o trajeto histórico da cultura hip-hop, começando pelas festas de rua de Kingston e Nova Iorque até chegar a Belo Horizonte, onde acontece o Duelo de MCs, evento realizado semanalmente no anfiteatro do Viaduto Santa Tereza, de agosto de 2007 até maio de 2013. A rua, para a cultura hip-hop, é uma instituição, lugar de vivências, aprendizados e descobertas. É o espaço onde acontecem as disputas de dança e MCing, conhecidas como batalhas de break e freestyle, respectivamente. O freestyle (estilo livre) é o desenvolvimento de rimas improvisadas, criadas espontaneamente pelo MC ou rapper. O Duelo de MCs tem como cerne este tipo de batalha, que acontece em diferentes modelos, sendo o mais recorrente o embate de versos ofensivos. O vencedor é determinado de acordo com o voto da plateia por meio de gritos, palmas e levantar de mãos. Junto às rimas são tocadas pelo DJ as bases ou instrumentais de rap, que acompanham a improvisação do MC. A sonoridade dessas bases também revela muito sobre a história, a cultura e o código social dos rappers e hip-hoppers. Manipuladas em estúdio com justaposição de temas musicais e distorções de altura e de timbre, estas bases procuram reproduzir a sujeira e o ruído das ruas, enfatizando as letras de denúncia social ou mesmo de desabafo pessoal dos MCs e rappers. Junto a isso há ainda um repertório imagético de vestimentas e videoclipes que procuram reforçar essa lógica. Partindo da música e da cultura hip-hop, este estudo resvala também em diferentes temáticas que se desdobram sobre este universo, a saber: identidade, meio urbano, código social, violência e representação. Todas elas pertencentes ao ethos do hip-hop. Foram feitas entrevistas presenciais de caráter semiaberto com a Família de Rua, coletivo organizador do Duelo, e com Douglas Din, MC de destaque no evento, a fim de obter o ponto de vista dos personagens centrais deste estudo.
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O freestyle (estilo livre) é o desenvolvimento de rimas improvisadas, criadas espontaneamente pelo MC ou rapper. O Duelo de MCs tem como cerne este tipo de batalha, que acontece em diferentes modelos, sendo o mais recorrente o embate de versos ofensivos. O vencedor é determinado de acordo com o voto da plateia por meio de gritos, palmas e levantar de mãos. Junto às rimas são tocadas pelo DJ as bases ou instrumentais de rap, que acompanham a improvisação do MC. A sonoridade dessas bases também revela muito sobre a história, a cultura e o código social dos rappers e hip-hoppers. Manipuladas em estúdio com justaposição de temas musicais e distorções de altura e de timbre, estas bases procuram reproduzir a sujeira e o ruído das ruas, enfatizando as letras de denúncia social ou mesmo de desabafo pessoal dos MCs e rappers. Junto a isso há ainda um repertório imagético de vestimentas e videoclipes que procuram reforçar essa lógica. Partindo da música e da cultura hip-hop, este estudo resvala também em diferentes temáticas que se desdobram sobre este universo, a saber: identidade, meio urbano, código social, violência e representação. Todas elas pertencentes ao ethos do hip-hop. Foram feitas entrevistas presenciais de caráter semiaberto com a Família de Rua, coletivo organizador do Duelo, e com Douglas Din, MC de destaque no evento, a fim de obter o ponto de vista dos personagens centrais deste estudo.The present work aims to evince the relation between music and urban culture, in order to demonstrate the influence of customs and social contexts in the poetic and sound production of rap music. In order to do that, an entire trajectory was made in order to trace the origins of hip-hop culture, starting from the block parties in Kingston and New York, all the way to the city of Belo Horizonte Brazil, where the weekly Duelo de MCs (MC Duels) have taken place at the Santa Tereza overpass amphitheater between the years of 2007 and 2013. The streets, for hip-hop culture are an institution. Gathering places, for learning and discovery. It is a space where dance and MCing competitions, also known as break and freestyle battles, respectively occur. Freestyle is the development of improvised rhyming, created spontaneously by the MC or rapper. These Duelo de MCs have different types and models, the most recurrent one being the collision of offensive verses. The winner is determined according to the audience's vote, through shouts, clapping and hand-raising. Along with the rhymes, Djs play what is known as a "base", or rap instrumentals which assist in the MCs improvisation. The sound of these bases also reveals a lot about the history, culture and the social code among rappers and hip-hoppers. Manipulated in studios, with the juxtaposition of musical themes and the distortion of pitch and tone, they seek to reproduce the grime of street noises, whilst emphasizing lyrics for social justice, or perhaps as a means of personal vent for frustrations. Along with that, there is also an image repertoire of garments and video clips which try to reinforce this logic. By studying music and hip-hop culture, this work demonstrates that other themes also come about in this very universe, such as: identity, urban means, social codes, violence and representation. Face-to-face interviews were made with the Família de Rua group; an organizing entity of the Duelo, and with Douglas Din, a renowned MC at these events, in order to obtain the point of view of some central characters into the study.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGRap (Música)Hip-hop (Cultura popular jovem)Musica e sociedadeMusicaProdução musicalRap Hip-hopCultura urbanaEthosO som que vem das ruas: cultura hip-hop e música rap no Duelo de MC´sinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALgustavoalt__1___1_.pdfapplication/pdf2675276https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-9EAGPX/1/gustavoalt__1___1_.pdf39315d05664d98d3f9fb55852f3e2fb6MD51TEXTgustavoalt__1___1_.pdf.txtgustavoalt__1___1_.pdf.txtExtracted texttext/plain316650https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-9EAGPX/2/gustavoalt__1___1_.pdf.txt7dbadd0b07b18cf448f64e81b399b80eMD521843/AAGS-9EAGPX2019-11-14 09:12:28.376oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-9EAGPXRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:12:28Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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