Quem a Netflix pensa que somos? : estratégias de comunicabilidade dos vídeos de divulgação da série Orange Is The New Black voltados à audiência da América Latina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/36704 |
Resumo: | A Netflix tem se esforçado para engajar audiências nas diversas zonas de consumo em que atua. Para a América Latina uma das estratégias é a divulgação do conteúdo em redes sociais nas quais personalidades da cultura local são inseridas no contexto de suas séries. Por meio da análise da televisualidade (ROCHA, 2020) - que articula a análise do estilo televisivo (BUTLER, 2010) com o conceito de visualidade (MITCHELL, 1994) - este estudo tem por objetivo identificar como se configuram características culturais e visuais que sustentam a estratégia de comunicabilidade/interação adotada nos vídeos promocionais da série Orange is The New Black, publicados nos canais do Youtube: Netflix Brasil e Netflix Latinoamérica. A análise do composto imagem/texto (pictures) mostrou que cada personalidade convidada carrega aspectos culturais e políticos e são explorados a partir de propostas distintas de interação, mas sempre atentando à força dos relatos populares do continente. Além disso, verificamos que a atenção ao modo de divulgação dos conteúdos contribui para o entendimento da operacionalização deste modelo de mídia na nova era da televisão. |
id |
UFMG_17bda9f48a9f5e483f8707b6458079df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/36704 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Simone Maria Rochahttp://lattes.cnpq.br/6203136792640623Mayka Juliana Castellano ReisMaíra Bianchini dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/6566713337344848Livia Maia Caldeira Arantes2021-07-09T13:30:24Z2021-07-09T13:30:24Z2021-02-11http://hdl.handle.net/1843/36704A Netflix tem se esforçado para engajar audiências nas diversas zonas de consumo em que atua. Para a América Latina uma das estratégias é a divulgação do conteúdo em redes sociais nas quais personalidades da cultura local são inseridas no contexto de suas séries. Por meio da análise da televisualidade (ROCHA, 2020) - que articula a análise do estilo televisivo (BUTLER, 2010) com o conceito de visualidade (MITCHELL, 1994) - este estudo tem por objetivo identificar como se configuram características culturais e visuais que sustentam a estratégia de comunicabilidade/interação adotada nos vídeos promocionais da série Orange is The New Black, publicados nos canais do Youtube: Netflix Brasil e Netflix Latinoamérica. A análise do composto imagem/texto (pictures) mostrou que cada personalidade convidada carrega aspectos culturais e políticos e são explorados a partir de propostas distintas de interação, mas sempre atentando à força dos relatos populares do continente. Além disso, verificamos que a atenção ao modo de divulgação dos conteúdos contribui para o entendimento da operacionalização deste modelo de mídia na nova era da televisão.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Comunicação SocialUFMGBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessEstratégia de comunicabilidadeAmérica LatinaTelevisualidadeNetflixOrange Is The New BlackQuem a Netflix pensa que somos? : estratégias de comunicabilidade dos vídeos de divulgação da série Orange Is The New Black voltados à audiência da América Latinainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALQuem a Netflix pensa que somos.pdfQuem a Netflix pensa que somos.pdfapplication/pdf51206497https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/36704/1/Quem%20a%20Netflix%20pensa%20que%20somos.pdf5b2d2167f63a4ed946da40f8ac1146baMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/36704/2/license_rdf00e5e6a57d5512d202d12cb48704dfd6MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/36704/3/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD531843/367042021-07-09 10:30:24.17oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2021-07-09T13:30:24Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Quem a Netflix pensa que somos? : estratégias de comunicabilidade dos vídeos de divulgação da série Orange Is The New Black voltados à audiência da América Latina |
title |
Quem a Netflix pensa que somos? : estratégias de comunicabilidade dos vídeos de divulgação da série Orange Is The New Black voltados à audiência da América Latina |
spellingShingle |
Quem a Netflix pensa que somos? : estratégias de comunicabilidade dos vídeos de divulgação da série Orange Is The New Black voltados à audiência da América Latina Livia Maia Caldeira Arantes Estratégia de comunicabilidade América Latina Televisualidade Netflix Orange Is The New Black |
title_short |
Quem a Netflix pensa que somos? : estratégias de comunicabilidade dos vídeos de divulgação da série Orange Is The New Black voltados à audiência da América Latina |
title_full |
Quem a Netflix pensa que somos? : estratégias de comunicabilidade dos vídeos de divulgação da série Orange Is The New Black voltados à audiência da América Latina |
title_fullStr |
Quem a Netflix pensa que somos? : estratégias de comunicabilidade dos vídeos de divulgação da série Orange Is The New Black voltados à audiência da América Latina |
title_full_unstemmed |
Quem a Netflix pensa que somos? : estratégias de comunicabilidade dos vídeos de divulgação da série Orange Is The New Black voltados à audiência da América Latina |
title_sort |
Quem a Netflix pensa que somos? : estratégias de comunicabilidade dos vídeos de divulgação da série Orange Is The New Black voltados à audiência da América Latina |
author |
Livia Maia Caldeira Arantes |
author_facet |
Livia Maia Caldeira Arantes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Simone Maria Rocha |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6203136792640623 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Mayka Juliana Castellano Reis |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Maíra Bianchini dos Santos |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6566713337344848 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Livia Maia Caldeira Arantes |
contributor_str_mv |
Simone Maria Rocha Mayka Juliana Castellano Reis Maíra Bianchini dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégia de comunicabilidade América Latina Televisualidade Netflix Orange Is The New Black |
topic |
Estratégia de comunicabilidade América Latina Televisualidade Netflix Orange Is The New Black |
description |
A Netflix tem se esforçado para engajar audiências nas diversas zonas de consumo em que atua. Para a América Latina uma das estratégias é a divulgação do conteúdo em redes sociais nas quais personalidades da cultura local são inseridas no contexto de suas séries. Por meio da análise da televisualidade (ROCHA, 2020) - que articula a análise do estilo televisivo (BUTLER, 2010) com o conceito de visualidade (MITCHELL, 1994) - este estudo tem por objetivo identificar como se configuram características culturais e visuais que sustentam a estratégia de comunicabilidade/interação adotada nos vídeos promocionais da série Orange is The New Black, publicados nos canais do Youtube: Netflix Brasil e Netflix Latinoamérica. A análise do composto imagem/texto (pictures) mostrou que cada personalidade convidada carrega aspectos culturais e políticos e são explorados a partir de propostas distintas de interação, mas sempre atentando à força dos relatos populares do continente. Além disso, verificamos que a atenção ao modo de divulgação dos conteúdos contribui para o entendimento da operacionalização deste modelo de mídia na nova era da televisão. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-09T13:30:24Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-07-09T13:30:24Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-02-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/36704 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/36704 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/36704/1/Quem%20a%20Netflix%20pensa%20que%20somos.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/36704/2/license_rdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/36704/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5b2d2167f63a4ed946da40f8ac1146ba 00e5e6a57d5512d202d12cb48704dfd6 34badce4be7e31e3adb4575ae96af679 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589371705688064 |