Quem a Netflix pensa que somos? : estratégias de comunicabilidade dos vídeos de divulgação da série Orange Is The New Black voltados à audiência da América Latina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Livia Maia Caldeira Arantes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/36704
Resumo: A Netflix tem se esforçado para engajar audiências nas diversas zonas de consumo em que atua. Para a América Latina uma das estratégias é a divulgação do conteúdo em redes sociais nas quais personalidades da cultura local são inseridas no contexto de suas séries. Por meio da análise da televisualidade (ROCHA, 2020) - que articula a análise do estilo televisivo (BUTLER, 2010) com o conceito de visualidade (MITCHELL, 1994) - este estudo tem por objetivo identificar como se configuram características culturais e visuais que sustentam a estratégia de comunicabilidade/interação adotada nos vídeos promocionais da série Orange is The New Black, publicados nos canais do Youtube: Netflix Brasil e Netflix Latinoamérica. A análise do composto imagem/texto (pictures) mostrou que cada personalidade convidada carrega aspectos culturais e políticos e são explorados a partir de propostas distintas de interação, mas sempre atentando à força dos relatos populares do continente. Além disso, verificamos que a atenção ao modo de divulgação dos conteúdos contribui para o entendimento da operacionalização deste modelo de mídia na nova era da televisão.
id UFMG_17bda9f48a9f5e483f8707b6458079df
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/36704
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Simone Maria Rochahttp://lattes.cnpq.br/6203136792640623Mayka Juliana Castellano ReisMaíra Bianchini dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/6566713337344848Livia Maia Caldeira Arantes2021-07-09T13:30:24Z2021-07-09T13:30:24Z2021-02-11http://hdl.handle.net/1843/36704A Netflix tem se esforçado para engajar audiências nas diversas zonas de consumo em que atua. Para a América Latina uma das estratégias é a divulgação do conteúdo em redes sociais nas quais personalidades da cultura local são inseridas no contexto de suas séries. Por meio da análise da televisualidade (ROCHA, 2020) - que articula a análise do estilo televisivo (BUTLER, 2010) com o conceito de visualidade (MITCHELL, 1994) - este estudo tem por objetivo identificar como se configuram características culturais e visuais que sustentam a estratégia de comunicabilidade/interação adotada nos vídeos promocionais da série Orange is The New Black, publicados nos canais do Youtube: Netflix Brasil e Netflix Latinoamérica. A análise do composto imagem/texto (pictures) mostrou que cada personalidade convidada carrega aspectos culturais e políticos e são explorados a partir de propostas distintas de interação, mas sempre atentando à força dos relatos populares do continente. Além disso, verificamos que a atenção ao modo de divulgação dos conteúdos contribui para o entendimento da operacionalização deste modelo de mídia na nova era da televisão.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Comunicação SocialUFMGBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessEstratégia de comunicabilidadeAmérica LatinaTelevisualidadeNetflixOrange Is The New BlackQuem a Netflix pensa que somos? : estratégias de comunicabilidade dos vídeos de divulgação da série Orange Is The New Black voltados à audiência da América Latinainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALQuem a Netflix pensa que somos.pdfQuem a Netflix pensa que somos.pdfapplication/pdf51206497https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/36704/1/Quem%20a%20Netflix%20pensa%20que%20somos.pdf5b2d2167f63a4ed946da40f8ac1146baMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/36704/2/license_rdf00e5e6a57d5512d202d12cb48704dfd6MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/36704/3/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD531843/367042021-07-09 10:30:24.17oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2021-07-09T13:30:24Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Quem a Netflix pensa que somos? : estratégias de comunicabilidade dos vídeos de divulgação da série Orange Is The New Black voltados à audiência da América Latina
title Quem a Netflix pensa que somos? : estratégias de comunicabilidade dos vídeos de divulgação da série Orange Is The New Black voltados à audiência da América Latina
spellingShingle Quem a Netflix pensa que somos? : estratégias de comunicabilidade dos vídeos de divulgação da série Orange Is The New Black voltados à audiência da América Latina
Livia Maia Caldeira Arantes
Estratégia de comunicabilidade
América Latina
Televisualidade
Netflix
Orange Is The New Black
title_short Quem a Netflix pensa que somos? : estratégias de comunicabilidade dos vídeos de divulgação da série Orange Is The New Black voltados à audiência da América Latina
title_full Quem a Netflix pensa que somos? : estratégias de comunicabilidade dos vídeos de divulgação da série Orange Is The New Black voltados à audiência da América Latina
title_fullStr Quem a Netflix pensa que somos? : estratégias de comunicabilidade dos vídeos de divulgação da série Orange Is The New Black voltados à audiência da América Latina
title_full_unstemmed Quem a Netflix pensa que somos? : estratégias de comunicabilidade dos vídeos de divulgação da série Orange Is The New Black voltados à audiência da América Latina
title_sort Quem a Netflix pensa que somos? : estratégias de comunicabilidade dos vídeos de divulgação da série Orange Is The New Black voltados à audiência da América Latina
author Livia Maia Caldeira Arantes
author_facet Livia Maia Caldeira Arantes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Simone Maria Rocha
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6203136792640623
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Mayka Juliana Castellano Reis
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maíra Bianchini dos Santos
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6566713337344848
dc.contributor.author.fl_str_mv Livia Maia Caldeira Arantes
contributor_str_mv Simone Maria Rocha
Mayka Juliana Castellano Reis
Maíra Bianchini dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia de comunicabilidade
América Latina
Televisualidade
Netflix
Orange Is The New Black
topic Estratégia de comunicabilidade
América Latina
Televisualidade
Netflix
Orange Is The New Black
description A Netflix tem se esforçado para engajar audiências nas diversas zonas de consumo em que atua. Para a América Latina uma das estratégias é a divulgação do conteúdo em redes sociais nas quais personalidades da cultura local são inseridas no contexto de suas séries. Por meio da análise da televisualidade (ROCHA, 2020) - que articula a análise do estilo televisivo (BUTLER, 2010) com o conceito de visualidade (MITCHELL, 1994) - este estudo tem por objetivo identificar como se configuram características culturais e visuais que sustentam a estratégia de comunicabilidade/interação adotada nos vídeos promocionais da série Orange is The New Black, publicados nos canais do Youtube: Netflix Brasil e Netflix Latinoamérica. A análise do composto imagem/texto (pictures) mostrou que cada personalidade convidada carrega aspectos culturais e políticos e são explorados a partir de propostas distintas de interação, mas sempre atentando à força dos relatos populares do continente. Além disso, verificamos que a atenção ao modo de divulgação dos conteúdos contribui para o entendimento da operacionalização deste modelo de mídia na nova era da televisão.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-09T13:30:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-07-09T13:30:24Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-02-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/36704
url http://hdl.handle.net/1843/36704
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/36704/1/Quem%20a%20Netflix%20pensa%20que%20somos.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/36704/2/license_rdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/36704/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5b2d2167f63a4ed946da40f8ac1146ba
00e5e6a57d5512d202d12cb48704dfd6
34badce4be7e31e3adb4575ae96af679
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589371705688064