O megaevento Copa do Mundo FIFA 2014: relações entre futebol, educação e lazer em uma escola estadual de Belo Horizonte - MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amarildo da Silva Araujo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9XRK4Z
Resumo: Este estudo representa uma investigação sobre o megaevento da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 e a sua relação com a educação em uma escola pública de Belo Horizonte. No período entre 2007 a 2016 o Brasil se constituiu como país-sede dos mais importantes eventos esportivos mundiais. A realização da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 trouxe alterações na vida das pessoas independente delas serem torcedoras ou não, mudanças nas cidades-sedes e produziu impactos em diversos campos como na economia, política, organização espacial, tecnologia, dentre outros, acreditando-se também em possíveis intervenções, na educação institucionalizada e escolarizada, que tem diretrizes gerais, e, portanto esperou-se algo dela na sua relação com esse megaevento de lazer. Nesta pesquisa de abordagem qualitativa, foi realizado um estudo de caso por meio da análise de documentos, questionário, entrevista e a aplicação de grupo focal. Para isso, realizei a revisão bibliográfica sobre o megaevento da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, estudos do lazer e educação. Os resultados mostraram que os organizadores do evento - FIFA e os órgãos governamentais - trataram a educação de forma secundária, não explorando a realização desse megaevento dentro da escola. Além disso, os dados constataram que a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 foi um evento que apresentou um potencial educativo que foi pouco explorado pelas disciplinas curriculares e um legado para a educação que poderia ser construído a partir da própria escola, uma vez que é um espaço de construção e reflexão do conhecimento.
id UFMG_17d7350adf073c00ff51b52f5df74bb0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9XRK4Z
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Silvio Ricardo da SilvaJoelcio Fernandes PintoLuciano Pereira da SilvaAmarildo da Silva Araujo2019-08-12T18:04:01Z2019-08-12T18:04:01Z2014-08-29http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9XRK4ZEste estudo representa uma investigação sobre o megaevento da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 e a sua relação com a educação em uma escola pública de Belo Horizonte. No período entre 2007 a 2016 o Brasil se constituiu como país-sede dos mais importantes eventos esportivos mundiais. A realização da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 trouxe alterações na vida das pessoas independente delas serem torcedoras ou não, mudanças nas cidades-sedes e produziu impactos em diversos campos como na economia, política, organização espacial, tecnologia, dentre outros, acreditando-se também em possíveis intervenções, na educação institucionalizada e escolarizada, que tem diretrizes gerais, e, portanto esperou-se algo dela na sua relação com esse megaevento de lazer. Nesta pesquisa de abordagem qualitativa, foi realizado um estudo de caso por meio da análise de documentos, questionário, entrevista e a aplicação de grupo focal. Para isso, realizei a revisão bibliográfica sobre o megaevento da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, estudos do lazer e educação. Os resultados mostraram que os organizadores do evento - FIFA e os órgãos governamentais - trataram a educação de forma secundária, não explorando a realização desse megaevento dentro da escola. Além disso, os dados constataram que a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 foi um evento que apresentou um potencial educativo que foi pouco explorado pelas disciplinas curriculares e um legado para a educação que poderia ser construído a partir da própria escola, uma vez que é um espaço de construção e reflexão do conhecimento.This study is an investigation about the mega event of the FIFA World Cup Brazil 2014 and its relationship with education in a public school in Belo Horizonte. In the period between 2007 and 2016 Brazil has been as host country of the world's most important sporting events. The holding of the World FIFA Brazil 2014, brought changes in the lives of people independent of them being supporters or not, changes in headquarter cities and produced impacts in different fields such as the economy, politics, spatial organization, technology, and so on, believing also on possible interventions in the institutionalized and educated education, which has general guidelines, and therefore it was expected something from it in its relationship with this leisure mega event. In this qualitative research, was performed a case study through the analysis of documents, questionnaire, interview and focus group application. For this, I conducted a bibliographic review on the mega event of the FIFA World Cup Brazil 2014, leisure studies and education. The results showed that the organizers of the event - FIFA and government agencies - treated education as secondary, not exploiting the realization of this mega event within the school. In addition, the data found that the FIFA World Cup Brazil 2014 was an event that presented an educational a few explored potential for curriculum subjects and a legacy for education that could be constructed from the school itself, since it is a space construction and reflection of knowledge.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEscolasLazerCopa do mundo (Futebol)Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014Escola LazerMegaeventosO megaevento Copa do Mundo FIFA 2014: relações entre futebol, educação e lazer em uma escola estadual de Belo Horizonte - MGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_amarildo_da_silva_araujo__agosto_2014_lazer.pdfapplication/pdf1540738https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9XRK4Z/1/disserta__o_amarildo_da_silva_araujo__agosto_2014_lazer.pdffbb07483f96044bfb87690e8d345a4a4MD51TEXTdisserta__o_amarildo_da_silva_araujo__agosto_2014_lazer.pdf.txtdisserta__o_amarildo_da_silva_araujo__agosto_2014_lazer.pdf.txtExtracted texttext/plain301838https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9XRK4Z/2/disserta__o_amarildo_da_silva_araujo__agosto_2014_lazer.pdf.txt948bcbe81e8a84c59f9a0512112e2fc3MD521843/BUBD-9XRK4Z2020-01-30 14:07:39.928oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9XRK4ZRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2020-01-30T17:07:39Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O megaevento Copa do Mundo FIFA 2014: relações entre futebol, educação e lazer em uma escola estadual de Belo Horizonte - MG
title O megaevento Copa do Mundo FIFA 2014: relações entre futebol, educação e lazer em uma escola estadual de Belo Horizonte - MG
spellingShingle O megaevento Copa do Mundo FIFA 2014: relações entre futebol, educação e lazer em uma escola estadual de Belo Horizonte - MG
Amarildo da Silva Araujo
Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014
Escola Lazer
Megaeventos
Escolas
Lazer
Copa do mundo (Futebol)
title_short O megaevento Copa do Mundo FIFA 2014: relações entre futebol, educação e lazer em uma escola estadual de Belo Horizonte - MG
title_full O megaevento Copa do Mundo FIFA 2014: relações entre futebol, educação e lazer em uma escola estadual de Belo Horizonte - MG
title_fullStr O megaevento Copa do Mundo FIFA 2014: relações entre futebol, educação e lazer em uma escola estadual de Belo Horizonte - MG
title_full_unstemmed O megaevento Copa do Mundo FIFA 2014: relações entre futebol, educação e lazer em uma escola estadual de Belo Horizonte - MG
title_sort O megaevento Copa do Mundo FIFA 2014: relações entre futebol, educação e lazer em uma escola estadual de Belo Horizonte - MG
author Amarildo da Silva Araujo
author_facet Amarildo da Silva Araujo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silvio Ricardo da Silva
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Joelcio Fernandes Pinto
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Luciano Pereira da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Amarildo da Silva Araujo
contributor_str_mv Silvio Ricardo da Silva
Joelcio Fernandes Pinto
Luciano Pereira da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014
Escola Lazer
Megaeventos
topic Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014
Escola Lazer
Megaeventos
Escolas
Lazer
Copa do mundo (Futebol)
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Escolas
Lazer
Copa do mundo (Futebol)
description Este estudo representa uma investigação sobre o megaevento da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 e a sua relação com a educação em uma escola pública de Belo Horizonte. No período entre 2007 a 2016 o Brasil se constituiu como país-sede dos mais importantes eventos esportivos mundiais. A realização da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 trouxe alterações na vida das pessoas independente delas serem torcedoras ou não, mudanças nas cidades-sedes e produziu impactos em diversos campos como na economia, política, organização espacial, tecnologia, dentre outros, acreditando-se também em possíveis intervenções, na educação institucionalizada e escolarizada, que tem diretrizes gerais, e, portanto esperou-se algo dela na sua relação com esse megaevento de lazer. Nesta pesquisa de abordagem qualitativa, foi realizado um estudo de caso por meio da análise de documentos, questionário, entrevista e a aplicação de grupo focal. Para isso, realizei a revisão bibliográfica sobre o megaevento da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, estudos do lazer e educação. Os resultados mostraram que os organizadores do evento - FIFA e os órgãos governamentais - trataram a educação de forma secundária, não explorando a realização desse megaevento dentro da escola. Além disso, os dados constataram que a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 foi um evento que apresentou um potencial educativo que foi pouco explorado pelas disciplinas curriculares e um legado para a educação que poderia ser construído a partir da própria escola, uma vez que é um espaço de construção e reflexão do conhecimento.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-08-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T18:04:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T18:04:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9XRK4Z
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9XRK4Z
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9XRK4Z/1/disserta__o_amarildo_da_silva_araujo__agosto_2014_lazer.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9XRK4Z/2/disserta__o_amarildo_da_silva_araujo__agosto_2014_lazer.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv fbb07483f96044bfb87690e8d345a4a4
948bcbe81e8a84c59f9a0512112e2fc3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676952839389184