Implicações do polimorfismos VAL158 MET da catecol-o-metiltransferase em diferentes aspectos da cognição numérica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Annelise Julio Costa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KLH8P
Resumo: O interesse pelo estudo do polimorfismo val158met da enzima catecol-o-metiltransferase (COMT) e sua relação com medidas cognitivas e emocionais vem crescendo, entretanto a literatura sobre o assunto com amostra infantil ainda é escassa. A presente dissertação investiga as influências desse polimorfismo sobre a cognição numérica e os mecanismos subjacentes à aprendizagem da matemática. Primeiramente, uma revisão integrativa buscou identificar se a variação genética da COMT em crianças e adolescentes provoca diferenças de desempenho em tarefas de memória de trabalho. Apesar de negativo, o resultado não é conclusivo, uma vez que não há consistência na literatura quanto à análise das variáveis intervenientes que possivelmente moderam a influência da COMT sobre a memória de trabalho. Posteriormente, um estudo experimental averiguou se o polimorfismo da COMT atua sobre mecanismos subjacentes à aprendizagem da matemática (memória de trabalho, transcodificação e senso numérico) em crianças de 8 a 12 anos. Os resultados revelaram que não há diferenças nas tarefas de memória de trabalho, entretanto o grupo de crianças com pelo menos um alelo de metionina demonstrou um desempenho estatisticamente superior às crianças homozigotas para o alelo de valina em tarefas numéricas simbólicas e não-simbólicas. Essas evidências sugerem que a modulação dopaminérgica pode estar relacionada com o processamento de magnitudes. Finalmente, investigou-se como aspectos emocionais da aprendizagem da matemática podem ser influenciados pelo polimorfismo da COMT em crianças de 7 a 12 anos. Observou-se que crianças do sexo masculino com o genótipo val158val demonstraram níveis menores de ansiedade matemática quando comparadas a meninos com pelo menos um alelo de metionina. Além disso, o genótipo da COMT juntamente com outro fator emocional (infelicidade relacionada a problemas na matemática) e a série escolar foram preditores da ansiedade matemática no sexo masculino, enquanto para as meninas a variável genética não apresentou significância estatística no modelo. De modo geral, os dados da dissertação corroboram a literatura ao apontar vantagens cognitivas para o alelo de metionina e melhor regulação emocional para o alelo de valina, mas também inova ao demonstrar influências dopaminérgicas, operacionalizadas pelo polimorfismo da val158met da COMT, sobre a cognição numérica e seus mecanismos subjacentes. Os estudos realizados ainda têm caráter exploratório, contudo, ao investigar as influências genéticas da cognição numérica, são levantadas questões teóricas com implicações tanto para o entendimento dos mecanismos genéticos da aprendizagem matemática, quanto para possíveis fatores etiológicos da discalculia do desenvolvimento.
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Posteriormente, um estudo experimental averiguou se o polimorfismo da COMT atua sobre mecanismos subjacentes à aprendizagem da matemática (memória de trabalho, transcodificação e senso numérico) em crianças de 8 a 12 anos. Os resultados revelaram que não há diferenças nas tarefas de memória de trabalho, entretanto o grupo de crianças com pelo menos um alelo de metionina demonstrou um desempenho estatisticamente superior às crianças homozigotas para o alelo de valina em tarefas numéricas simbólicas e não-simbólicas. Essas evidências sugerem que a modulação dopaminérgica pode estar relacionada com o processamento de magnitudes. Finalmente, investigou-se como aspectos emocionais da aprendizagem da matemática podem ser influenciados pelo polimorfismo da COMT em crianças de 7 a 12 anos. Observou-se que crianças do sexo masculino com o genótipo val158val demonstraram níveis menores de ansiedade matemática quando comparadas a meninos com pelo menos um alelo de metionina. Além disso, o genótipo da COMT juntamente com outro fator emocional (infelicidade relacionada a problemas na matemática) e a série escolar foram preditores da ansiedade matemática no sexo masculino, enquanto para as meninas a variável genética não apresentou significância estatística no modelo. De modo geral, os dados da dissertação corroboram a literatura ao apontar vantagens cognitivas para o alelo de metionina e melhor regulação emocional para o alelo de valina, mas também inova ao demonstrar influências dopaminérgicas, operacionalizadas pelo polimorfismo da val158met da COMT, sobre a cognição numérica e seus mecanismos subjacentes. Os estudos realizados ainda têm caráter exploratório, contudo, ao investigar as influências genéticas da cognição numérica, são levantadas questões teóricas com implicações tanto para o entendimento dos mecanismos genéticos da aprendizagem matemática, quanto para possíveis fatores etiológicos da discalculia do desenvolvimento.The study of val158met catechol-o-methyltransferase (COMT) polymorphism and its relationship to cognitive and emotional measures is growing however the literature on the area with children sample is scarce. This dissertation investigated the influence of this polymorphism on numerical cognition and the underlying mechanisms of mathematical learning. First, an integrative review aimed to identify whether COMT genetic variation in children and adolescents causes differences in performance of working memory tasks. Although negative, the result is not conclusive, since there is no consistency on the analysis of other variables that influence the relationship between COMT and working memory. Subsequently, an experimental study researched how the COMT polymorphism could act on underlying mechanisms learning of mathematics (working memory, transcoding and number sense) in children aged 8 to 12 years-old. The results revealed no differences regarding working memory tasks, however children group with at least one methionine allele demonstrated statistically superior than children group who are homozygous for the valine allele in performance of symbolic non-symbolic numerical tasks. These evidences suggest COMT-related dopaminergic modulation may be related to magnitude processing. Finally, we investigated how emotional aspects of mathematical learning may be influenced by the COMT polymorphism in children aged 7-12 years-old. It was observed that male children with val158val genotype showed lower levels of math anxiety compared to children with at least one methionine allele. Furthermore, the COMT genotype along with other emotional factor (unhappiness related to problems in mathematics) and grade were predictors of math anxiety in males, while for girls model the genetic variable was not statistically significant. In general, data from this dissertation corroborate to literature by pointing cognitive advantages for methionine allele and better emotional regulation for the valine allele, but it also innovates to demonstrate dopaminergic influences, operationalized by the val158met COMT polymorphism on numerical cognition and its underlying mechanisms. Studies are still exploratory, however when we investigate genetic influences of numerical cognition it raises theoretical questions with implications both for understanding genetic mechanisms of mathematical learning and possible etiological factors for the developmental dyscalculia.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGDiscalculiaCognição númericaPolimorfismo (Genética)Matemática Aspectos psicológicosCogniçãoCatecol-o-metiltransferaseSenso numéricoCOMTDiscalculia do desenvolvimentoCognição numéricaMemória de trabalhoAnsiedade matemáticaImplicações do polimorfismos VAL158 MET da catecol-o-metiltransferase em diferentes aspectos da cognição numéricainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALj_lio_costa_disserta__o_31.03.14_v.pdfapplication/pdf2574251https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9KLH8P/1/j_lio_costa_disserta__o_31.03.14_v.pdf69e30f1c57bfa9fcbefbded4a4e11c32MD51TEXTj_lio_costa_disserta__o_31.03.14_v.pdf.txtj_lio_costa_disserta__o_31.03.14_v.pdf.txtExtracted texttext/plain101912https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9KLH8P/2/j_lio_costa_disserta__o_31.03.14_v.pdf.txt9cc0716e183812830505fd8aea1cb089MD521843/BUOS-9KLH8P2019-11-14 06:38:26.027oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9KLH8PRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:38:26Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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