A terapia comunitária como estratégia de promoção da saúde na Atenção Primária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lisiane Freire Murta
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DSGC2
Resumo: A política Nacional de promoção da saúde foi criada pelo Ministério da Saúde com a finalidade de promover a qualidade de vida e reduzir a vulnerabilidade e risco à saúde do indivíduo relacionado a habitação, educação, lazer, ambiente, cultura e modos de viver. A promoção da saúde representa uma estratégia promissora de enfrentamento aos inúmeros problemas de saúde que afetam a população. Partindo de uma concepção ampla do processo saúde-doença, é proposta a articulação de saberes técnicos e populares, assim como a mobilização de recursos institucionais e comunitários, públicos e privados, para seu enfrentamento e resolução dos problemas existentes. Surge assim, a Terapia Comunitária (TC) como sendo uma estratégia de promoção da saúde, inserida no rol das tecnologias leves, de baixo custo, mas de alta complexidade, para buscar a resolução de problemas individuais e coletivos no âmbito social. Traz ainda, para as pessoas que participam das rodas mais conforto em relação às angústias e conflitos vivenciados, sendo capaz de potencializar em cada um a responsabilidade de tomada de decisões. Este estudo teve como objetivo discutir, a inserção da terapia comunitária como estratégia de promoção da saúde na Atenção Primária. Para atender ao objetivo proposto, foi feito uma revisão de literatura, com leitura sistemática de artigos e trabalhos que abordassem o tema. Foram utilizadas as fontes de dados: Lilacs, Scielo e Medline, site da Associação Brasileira de Terapia Comunitária (ABRATECOM) e livros pertinentes ao assunto. Analisando o material, conclui-se que a TC na Atenção Primária promove a ampliação de vínculos entre profissionais de saúde e entre a comunidade, por meio de uma metodologia participativa e dinâmica, com ênfase no profissional enfermeiro que se destaca como personagem importante para o processo de cuidar na perspectiva da promoção da saúde.
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