O papel dos grupos de apoio no compartilhamento da informação e do conhecimento nas avaliações das instituições de ensino superior privadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Armando Sérgio de Aguiar Filho
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ARKKDC
Resumo: O objetivo desta tese é analisar as práticas de compartilhamento da informação e do conhecimento em estruturas de Grupos de Apoio de Instituições de Ensino Superior Privadas, em seus processos de avaliações institucionais, de forma a perceber a existência de um comportamento preponderante. O trabalho foi desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica, tendo como foco o levantamento e a apresentação dos estudos relativos aos canais de compartilhamento da informação e do conhecimento, procurando identificar seus correlatos na área da administração. Na pesquisa utilizou-se metodologia mista qualitativa e quantitativa de estudo de casos múltiplos. O contexto da pesquisa foi o ensino superior privado, desenvolvendo-se estudos de caso em sete instituições do Estado de Minas Gerias e Distrito Federal.A pesquisa indicou considerações relevantes quanto ao entendimento das diversas abordagens utilizadas no que tange aos canais de compartilhamento, assim como as características comuns e diferenciadas destes meios e os impactos em suas dinâmicas que, analisadas em diferentes contextos, permitem avaliar e promoverserviços de informação mais adequados para atender demandas específicas. Os resultados da coleta de dados com os sete Gestores dos Grupos de Apoio das instituições analisadas, e quarenta e quatro participantes desses grupos, demonstraram fortes evidências que, de fato, o compartilhamento do conhecimento gerado no Grupo de Apoio contribui para a melhoria dos processos de avaliações institucionais.
id UFMG_191ba2be2ccabe57477ecff687087cab
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ARKKDC
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Monica Erichsen NassifRicardo Rodrigues BarbosaLigia Maria Moreira DumontMaria Inês TomaélNatanael Átilas AlevaArmando Sérgio de Aguiar Filho2019-08-12T02:55:44Z2019-08-12T02:55:44Z2016-06-28http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ARKKDCO objetivo desta tese é analisar as práticas de compartilhamento da informação e do conhecimento em estruturas de Grupos de Apoio de Instituições de Ensino Superior Privadas, em seus processos de avaliações institucionais, de forma a perceber a existência de um comportamento preponderante. O trabalho foi desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica, tendo como foco o levantamento e a apresentação dos estudos relativos aos canais de compartilhamento da informação e do conhecimento, procurando identificar seus correlatos na área da administração. Na pesquisa utilizou-se metodologia mista qualitativa e quantitativa de estudo de casos múltiplos. O contexto da pesquisa foi o ensino superior privado, desenvolvendo-se estudos de caso em sete instituições do Estado de Minas Gerias e Distrito Federal.A pesquisa indicou considerações relevantes quanto ao entendimento das diversas abordagens utilizadas no que tange aos canais de compartilhamento, assim como as características comuns e diferenciadas destes meios e os impactos em suas dinâmicas que, analisadas em diferentes contextos, permitem avaliar e promoverserviços de informação mais adequados para atender demandas específicas. Os resultados da coleta de dados com os sete Gestores dos Grupos de Apoio das instituições analisadas, e quarenta e quatro participantes desses grupos, demonstraram fortes evidências que, de fato, o compartilhamento do conhecimento gerado no Grupo de Apoio contribui para a melhoria dos processos de avaliações institucionais.The objective of this thesis is to analyze the practices of sharing information and knowledge in Higher Education Institutions Support Groups Private structures in its institutional reviews of processes to realize the existence of a dominant behavior. The work was developed from a literature search focusing on the collection and presentation of studies on information sharing channels and the knowledge, seeking to identify its correlates in the area of administration. In research we used quantitative qualitative mixed methodology study of multiple cases. The context of the research was the private higher education, developing case studies in seven institutions of the State of Minas Gerais and Federal District. Research has indicated considerations relevant to the understanding of the various approaches used in relation to the sharing of channels, as well as the common and different characteristics of these media and the impact on their dynamics, analyzed in different contexts, to assess and promote information services more adequate to meet the specific demands. The results of data collection with the seven Managers of Support Groups of institutions analyzed and forty-four participants of these groups showed strong evidence that, in fact, the sharing of knowledge generated in the Support Group contributes to the improvement of institutional evaluations processes.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGComportamento informacionalGestão do conhecimentoEnsino superiorCiência da informaçãoGerenciamento da informaçãoGrupo de ApoioConhecimentoGestão do ConhecimentoEnsino Superior PrivadoCompartilhamento da Informação e doO papel dos grupos de apoio no compartilhamento da informação e do conhecimento nas avaliações das instituições de ensino superior privadasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_armando_aguiar.pdfapplication/pdf2024242https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ARKKDC/1/tese_armando_aguiar.pdfb32795ae5a0845b620abba11bd9a0371MD51TEXTtese_armando_aguiar.pdf.txttese_armando_aguiar.pdf.txtExtracted texttext/plain289739https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ARKKDC/2/tese_armando_aguiar.pdf.txt51b05c9434294def953dc7a92b44a81dMD521843/BUOS-ARKKDC2019-11-14 09:42:32.294oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ARKKDCRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:42:32Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O papel dos grupos de apoio no compartilhamento da informação e do conhecimento nas avaliações das instituições de ensino superior privadas
title O papel dos grupos de apoio no compartilhamento da informação e do conhecimento nas avaliações das instituições de ensino superior privadas
spellingShingle O papel dos grupos de apoio no compartilhamento da informação e do conhecimento nas avaliações das instituições de ensino superior privadas
Armando Sérgio de Aguiar Filho
Grupo de Apoio
Conhecimento
Gestão do Conhecimento
Ensino Superior Privado
Compartilhamento da Informação e do
Comportamento informacional
Gestão do conhecimento
Ensino superior
Ciência da informação
Gerenciamento da informação
title_short O papel dos grupos de apoio no compartilhamento da informação e do conhecimento nas avaliações das instituições de ensino superior privadas
title_full O papel dos grupos de apoio no compartilhamento da informação e do conhecimento nas avaliações das instituições de ensino superior privadas
title_fullStr O papel dos grupos de apoio no compartilhamento da informação e do conhecimento nas avaliações das instituições de ensino superior privadas
title_full_unstemmed O papel dos grupos de apoio no compartilhamento da informação e do conhecimento nas avaliações das instituições de ensino superior privadas
title_sort O papel dos grupos de apoio no compartilhamento da informação e do conhecimento nas avaliações das instituições de ensino superior privadas
author Armando Sérgio de Aguiar Filho
author_facet Armando Sérgio de Aguiar Filho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Monica Erichsen Nassif
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ricardo Rodrigues Barbosa
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ligia Maria Moreira Dumont
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Maria Inês Tomaél
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Natanael Átilas Aleva
dc.contributor.author.fl_str_mv Armando Sérgio de Aguiar Filho
contributor_str_mv Monica Erichsen Nassif
Ricardo Rodrigues Barbosa
Ligia Maria Moreira Dumont
Maria Inês Tomaél
Natanael Átilas Aleva
dc.subject.por.fl_str_mv Grupo de Apoio
Conhecimento
Gestão do Conhecimento
Ensino Superior Privado
Compartilhamento da Informação e do
topic Grupo de Apoio
Conhecimento
Gestão do Conhecimento
Ensino Superior Privado
Compartilhamento da Informação e do
Comportamento informacional
Gestão do conhecimento
Ensino superior
Ciência da informação
Gerenciamento da informação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Comportamento informacional
Gestão do conhecimento
Ensino superior
Ciência da informação
Gerenciamento da informação
description O objetivo desta tese é analisar as práticas de compartilhamento da informação e do conhecimento em estruturas de Grupos de Apoio de Instituições de Ensino Superior Privadas, em seus processos de avaliações institucionais, de forma a perceber a existência de um comportamento preponderante. O trabalho foi desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica, tendo como foco o levantamento e a apresentação dos estudos relativos aos canais de compartilhamento da informação e do conhecimento, procurando identificar seus correlatos na área da administração. Na pesquisa utilizou-se metodologia mista qualitativa e quantitativa de estudo de casos múltiplos. O contexto da pesquisa foi o ensino superior privado, desenvolvendo-se estudos de caso em sete instituições do Estado de Minas Gerias e Distrito Federal.A pesquisa indicou considerações relevantes quanto ao entendimento das diversas abordagens utilizadas no que tange aos canais de compartilhamento, assim como as características comuns e diferenciadas destes meios e os impactos em suas dinâmicas que, analisadas em diferentes contextos, permitem avaliar e promoverserviços de informação mais adequados para atender demandas específicas. Os resultados da coleta de dados com os sete Gestores dos Grupos de Apoio das instituições analisadas, e quarenta e quatro participantes desses grupos, demonstraram fortes evidências que, de fato, o compartilhamento do conhecimento gerado no Grupo de Apoio contribui para a melhoria dos processos de avaliações institucionais.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-06-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T02:55:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T02:55:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ARKKDC
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ARKKDC
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ARKKDC/1/tese_armando_aguiar.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ARKKDC/2/tese_armando_aguiar.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b32795ae5a0845b620abba11bd9a0371
51b05c9434294def953dc7a92b44a81d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589324256575488