spelling |
Suzana dos Santos GomesAnalise de Jesus da SilvaBreynner Ricardo de OliveiraLeise de Paula Reis Lima2019-08-11T22:31:47Z2019-08-11T22:31:47Z2017-01-30http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANJPXAO objetivo desta pesquisa foi investigar a influência do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE Escola), identificando as possíveis contribuições e os desafios para a gestão pedagógica de uma escola da Rede Pública Estadual de Ensino deMinas Gerais(RPEE-MG), localizada em Belo Horizonte. A metodologia envolveu levantamento bibliográfico, pesquisa documental sobre PDE Escola, avaliação educacional e financiamento, seguidade pesquisa de campo realizada por meio de estudo de caso. Como instrumento de pesquisa elegeu-se a aplicação de questionários junto aos professores e entrevista semiestruturada com profissionais da escola e, por fim, observação participante nas reuniões pedagógicas. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que envolveu dados quantitativos obtidos por meio dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2009, 2011 e 2013 das escolas priorizadas com o PDE Escola em 2012. O estudo do PDE Escola considerou como marco histórico a reestruturação realizada em 2007 por meio do lançamento do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) mediado pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Os resultados obtidos indicam que as escolas priorizadas pelo PDE Escola em 2012 apresentaram melhores resultados no IDEB de 2013 em relação aos índices de 2009 e 2011, em especial, a escola selecionada para esta pesquisa porque obteve crescimento igual a 84%, o maior índice de crescimento observado entre as escolas contempladas pelo programa em 2012. Identificaram-se duas características no programa: a primeira, PDE Escola como tecnologia educacional que mobiliza e impacta o cotidiano escolar por meio do financiamento do Governo Federal para melhoria da infraestrutura física e gestão pedagógica da escola e, a segundacomo política pública educacional, voltada para a gestão escolar, que enfatiza o protagonismo dos profissionais na elaboração, implementação e execução das ações priorizadas no plano. Identificou-se ainda o desafio da participação coletiva no desenvolvimento do plano devido a rotatividade dos profissionais, condições de trabalho e diferentes concepções e práticas de avaliação.The main purpose of the present research was to investigate the influence of the Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE Escola)[School Development Plan], identifying the possible contributions and challenges for the pedagogical management of a school of the Public Education System of the State of Minas Gerais/Brazil, at the city of Belo Horizonte. The methodology consisted of bibliographic review, followed by a field research carried out by means of case study. As a research tool, we chose the application of questionnaires to teachers and semi-structured interview with the school staff, and finally, a participant observation at the pedagogical meetings. It is a qualitative approach research that involved quantitative data gathered by the results of the Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)[Fundamental Education Development Rate] for the years of 2009, 2011 and 2013, related to the schools prioritized by PDE Escola in 2012. The study of PDE Escola considered as a historical landmark the re-structuration carried out in 2007 by the time of releasing the PDE mediated by Digital Information and Communication Technology (DICT). The results indicated that the schools prioritized by PDE Escola in2012 have presented better results at 2013 IDEB in comparison to the rates of 2009 and 2011, in special the school selected for this research, since it achieved an increase greater than 84%, the greater increase rate observed among the schools attended bythe program in 2012. We have identified two main characteristics in the program, the first, the PDE Escola as an educational technology that mobilizes and impacts the school daily life by means of Federal Government fostering for the improvement of physical infrastructure and pedagogical management of the school, and the second as education public education policies, aiming at school management, that emphasizes the protagonist of the professional in the elaboration, implementation and execution of the actions prioritized at the plan. We have also identified a challenge of collective participation on the development of the plan due to the high rotativity of the professionals, work conditions and different assessment conceptions and practices.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEscolas publicasAvaliação educacional Minas GeraisEducação e Estado Minas GeraisEducaçãoInvestimentos na educaçãoEducação FinanciamentoEscolas Organização e administraçãoMinas Gerais EducaçãoEducação Políticas públicasAvaliação EducacionalPDE EscolaFinanciamentoPolíticas PúblicasO programa PDE Escola na rede pública estadual de ensino de Minas Gerais: uma análise dos desafios e contribuições para a gestão pedagógicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_mestrado_faeufmg_leise_lima.pdfapplication/pdf2491149https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ANJPXA/1/disserta__o_mestrado_faeufmg_leise_lima.pdf638c8da610c50584df0e693e58a76871MD51TEXTdisserta__o_mestrado_faeufmg_leise_lima.pdf.txtdisserta__o_mestrado_faeufmg_leise_lima.pdf.txtExtracted texttext/plain378845https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ANJPXA/2/disserta__o_mestrado_faeufmg_leise_lima.pdf.txt393008f8608b0fd0d8582d02b552b46fMD521843/BUBD-ANJPXA2019-11-14 06:08:34.283oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-ANJPXARepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:08:34Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
|