A difusão da mídia popular de negócios na produção acadêmica: o estado-da-arte da literatura pop-management

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mariana Rodrigues Lavinas
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Cristiana Trindade Ituassu
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/41418
Resumo: Introdução O Pop-management é um segmento da indústria editorial que consiste na publicação de livros, jornais e revistas com linguagem simples e narrativa pasteurizada, que difunde feitos grandiosos de gerentes-heróis e receitas rápidas para o sucesso. Ele dissemina a cultura do management e ajuda profissionais com soluções rápidas para demandas do mundo corporativo. Apesar de uma literatura próspera e aparentemente útil, é apontada com fonte de vários problemas: desestimula a reflexão, padroniza comportamentos, isola os indivíduos e coloniza mentes. Por isso merece ser investigada. Problema de Pesquisa e Objetivo Assume-se como objetivo apresentar um panorama das publicações científicas que retratam o pop-management em periódicos brasileiros e internacionais dos últimos dez anos. Isso facilitará pesquisas posteriores e deve contribuir para que se conheça melhor este fenômeno contemporâneo. Seguindo preceitos da revisão sistemática de literatura, o estudo se mostra como um recurso importante diante do crescimento acelerado da informação científica, ajudando a sintetizar as evidências disponíveis na produção acadêmica sobre o assunto e facilitando o cotidiano de trabalho de profissionais e pesquisadores. Fundamentação Teórica A literatura pop-management tem origens da chamada cultura do management, que consiste num imaginário importado junto a tecnologias gerenciais que invadiram o tecido social. A mídia massifica essas ideias e valores administrativos para além da empresa, numa dinâmica que gerou esse gênero literário, caracterizado por difundir regras de conduta e receitas fáceis para os problemas do cotidiano do executivo, trazendo a sensação de segurança e controle. Ela é acusada de tornar os leitores dependentes e pouco críticos, ao simplificar contradições e demandas complexas do mundo contemporâneo. Metodologia A metodologia se baseou em preceitos da revisão sistemática de literatura, ao procurar ser metódica e explícita, seguindo critérios claramente definidos para a inclusão e exclusão dos vinte e sete textos que formaram o corpus da pesquisa, assim como o período definido para a busca e as bases de dados utilizadas. Em seguida recorreu-se à análise de conteúdo, que envolveu as categorias: (a) posicionamento do artigo sobre o fenômeno; (b) metodologia; (c) tipo de publicação; (d) utilização do pop-management; (e) perspectivas alternativas. Análise dos Resultados Por meio dos resultados da pesquisa, percebeu-se que a maior parte dos artigos sobre o assunto que foram analisados critica esse gênero literário, utiliza a abordagem qualitativa – sobretudo a análise do discurso –, foca em revistas – em especial, a Exame –, usa o pop-management como meio para compreender outros fenômenos – principalmente o sucesso, questões ligadas a gênero, consumo e empreendedorismo, além de ter ascendido moderada e recentemente, não mostrando, contudo, uma tendência clara de crescimento. Conclusão A partir dos achados do estudo, pondera-se: (i) diante da maioria de artigos críticos ao fenômeno, cabe à Academia atentar para seus aspectos positivos a fim de tornar mais acessíveis os resultados das pesquisas científicas; (ii) o uso de abordagens quantitativas para mensurá-lo parece promissor; (iii) deve-se estender as análises para mídias digitais, ainda não contempladas na literatura analisada, que foca a mídia impressa, em franca decadência; (iv) há espaço para discutir mais o tema, que tem sido visto como meio para se entenderem outras questões organizacionais, não como fim em si mesmo.
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Isso facilitará pesquisas posteriores e deve contribuir para que se conheça melhor este fenômeno contemporâneo. Seguindo preceitos da revisão sistemática de literatura, o estudo se mostra como um recurso importante diante do crescimento acelerado da informação científica, ajudando a sintetizar as evidências disponíveis na produção acadêmica sobre o assunto e facilitando o cotidiano de trabalho de profissionais e pesquisadores. Fundamentação Teórica A literatura pop-management tem origens da chamada cultura do management, que consiste num imaginário importado junto a tecnologias gerenciais que invadiram o tecido social. A mídia massifica essas ideias e valores administrativos para além da empresa, numa dinâmica que gerou esse gênero literário, caracterizado por difundir regras de conduta e receitas fáceis para os problemas do cotidiano do executivo, trazendo a sensação de segurança e controle. Ela é acusada de tornar os leitores dependentes e pouco críticos, ao simplificar contradições e demandas complexas do mundo contemporâneo. Metodologia A metodologia se baseou em preceitos da revisão sistemática de literatura, ao procurar ser metódica e explícita, seguindo critérios claramente definidos para a inclusão e exclusão dos vinte e sete textos que formaram o corpus da pesquisa, assim como o período definido para a busca e as bases de dados utilizadas. Em seguida recorreu-se à análise de conteúdo, que envolveu as categorias: (a) posicionamento do artigo sobre o fenômeno; (b) metodologia; (c) tipo de publicação; (d) utilização do pop-management; (e) perspectivas alternativas. Análise dos Resultados Por meio dos resultados da pesquisa, percebeu-se que a maior parte dos artigos sobre o assunto que foram analisados critica esse gênero literário, utiliza a abordagem qualitativa – sobretudo a análise do discurso –, foca em revistas – em especial, a Exame –, usa o pop-management como meio para compreender outros fenômenos – principalmente o sucesso, questões ligadas a gênero, consumo e empreendedorismo, além de ter ascendido moderada e recentemente, não mostrando, contudo, uma tendência clara de crescimento. Conclusão A partir dos achados do estudo, pondera-se: (i) diante da maioria de artigos críticos ao fenômeno, cabe à Academia atentar para seus aspectos positivos a fim de tornar mais acessíveis os resultados das pesquisas científicas; (ii) o uso de abordagens quantitativas para mensurá-lo parece promissor; (iii) deve-se estender as análises para mídias digitais, ainda não contempladas na literatura analisada, que foca a mídia impressa, em franca decadência; (iv) há espaço para discutir mais o tema, que tem sido visto como meio para se entenderem outras questões organizacionais, não como fim em si mesmo.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVASAnais do XXII SEMEAD Seminários em AdministraçãoLiteratura popular.Publicações científicas.Mídia popular de negóciosLiteratura pop-managementEstado da arteA difusão da mídia popular de negócios na produção acadêmica: o estado-da-arte da literatura pop-managementinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectMariana Rodrigues LavinasCristiana Trindade Ituassuinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/41418/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALA DIFUSÃO DA MÍDIA POPULAR DE NEGÓCIOS NA PRODUÇÃO ACADÊMICA.pdfA DIFUSÃO DA MÍDIA POPULAR DE NEGÓCIOS NA PRODUÇÃO ACADÊMICA.pdfapplication/pdf207536https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/41418/2/A%20DIFUS%c3%83O%20DA%20M%c3%8dDIA%20POPULAR%20DE%20NEG%c3%93CIOS%20NA%20PRODU%c3%87%c3%83O%20ACAD%c3%8aMICA.pdf5b14969df9a86574bfe2557d2dcc194cMD521843/414182022-05-06 09:17:44.275oai:repositorio.ufmg.br:1843/41418TElDRU7vv71BIERFIERJU1RSSUJVSe+/ve+/vU8gTu+/vU8tRVhDTFVTSVZBIERPIFJFUE9TSVTvv71SSU8gSU5TVElUVUNJT05BTCBEQSBVRk1HCiAKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50Ye+/ve+/vW8gZGVzdGEgbGljZW7vv71hLCB2b2Pvv70gKG8gYXV0b3IgKGVzKSBvdSBvIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yKSBjb25jZWRlIGFvIFJlcG9zaXTvv71yaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIChSSS1VRk1HKSBvIGRpcmVpdG8gbu+/vW8gZXhjbHVzaXZvIGUgaXJyZXZvZ++/vXZlbCBkZSByZXByb2R1emlyIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBhIHN1YSBwdWJsaWNh77+977+9byAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vKSBwb3IgdG9kbyBvIG11bmRvIG5vIGZvcm1hdG8gaW1wcmVzc28gZSBlbGV0cu+/vW5pY28gZSBlbSBxdWFscXVlciBtZWlvLCBpbmNsdWluZG8gb3MgZm9ybWF0b3Mg77+9dWRpbyBvdSB277+9ZGVvLgoKVm9j77+9IGRlY2xhcmEgcXVlIGNvbmhlY2UgYSBwb2zvv710aWNhIGRlIGNvcHlyaWdodCBkYSBlZGl0b3JhIGRvIHNldSBkb2N1bWVudG8gZSBxdWUgY29uaGVjZSBlIGFjZWl0YSBhcyBEaXJldHJpemVzIGRvIFJJLVVGTUcuCgpWb2Pvv70gY29uY29yZGEgcXVlIG8gUmVwb3NpdO+/vXJpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGTUcgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250Ze+/vWRvLCB0cmFuc3BvciBhIHN1YSBwdWJsaWNh77+977+9byBwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gb3UgZm9ybWF0byBwYXJhIGZpbnMgZGUgcHJlc2VydmHvv73vv71vLgoKVm9j77+9IHRhbWLvv71tIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIFJlcG9zaXTvv71yaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPvv71waWEgZGUgc3VhIHB1YmxpY2Hvv73vv71vIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFu77+9YSwgYmFjay11cCBlIHByZXNlcnZh77+977+9by4KClZvY++/vSBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSBwdWJsaWNh77+977+9byDvv70gb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9j77+9IHRlbSBvIHBvZGVyIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vu77+9YS4gVm9j77+9IHRhbWLvv71tIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVw77+9c2l0byBkZSBzdWEgcHVibGljYe+/ve+/vW8gbu+/vW8sIHF1ZSBzZWphIGRlIHNldSBjb25oZWNpbWVudG8sIGluZnJpbmdlIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRlIG5pbmd177+9bS4KCkNhc28gYSBzdWEgcHVibGljYe+/ve+/vW8gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY++/vSBu77+9byBwb3NzdWkgYSB0aXR1bGFyaWRhZGUgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCB2b2Pvv70gZGVjbGFyYSBxdWUgb2J0ZXZlIGEgcGVybWlzc++/vW8gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciBhbyBSZXBvc2l077+9cmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgbmVzdGEgbGljZW7vv71hLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3Tvv70gY2xhcmFtZW50ZSBpZGVudGlmaWNhZG8gZSByZWNvbmhlY2lkbyBubyB0ZXh0byBvdSBubyBjb250Ze+/vWRvIGRhIHB1YmxpY2Hvv73vv71vIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhLgoKQ0FTTyBBIFBVQkxJQ0Hvv73vv71PIE9SQSBERVBPU0lUQURBIFRFTkhBIFNJRE8gUkVTVUxUQURPIERFIFVNIFBBVFJPQ++/vU5JTyBPVSBBUE9JTyBERSBVTUEgQUfvv71OQ0lBIERFIEZPTUVOVE8gT1UgT1VUUk8gT1JHQU5JU01PLCBWT0Pvv70gREVDTEFSQSBRVUUgUkVTUEVJVE9VIFRPRE9TIEUgUVVBSVNRVUVSIERJUkVJVE9TIERFIFJFVklT77+9TyBDT01PIFRBTULvv71NIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0Hvv73vv71FUyBFWElHSURBUyBQT1IgQ09OVFJBVE8gT1UgQUNPUkRPLgoKTyBSZXBvc2l077+9cmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBzZSBjb21wcm9tZXRlIGEgaWRlbnRpZmljYXIgY2xhcmFtZW50ZSBvIHNldSBub21lKHMpIG91IG8ocykgbm9tZXMocykgZG8ocykgZGV0ZW50b3IoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNh77+977+9bywgZSBu77+9byBmYXLvv70gcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJh77+977+9bywgYWzvv71tIGRhcXVlbGFzIGNvbmNlZGlkYXMgcG9yIGVzdGEgbGljZW7vv71hLgo=Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-05-06T12:17:44Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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