Ostensividade em arte computacional interativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Italo Cardoso Travenzoli
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/EBAC-A4BEPY
Resumo: Essa pesquisa investiga o fenômeno da interação por sistemas computacionais em obras artísticas nas quais há a participação das qualidades aparentes das interfaces na experiência da obra. Para isso, é estabelecido o conceito de OSTENSIVIDADE, que enfatiza resultados formais tornados possíveis por meio de tais sistemas, ou que tendem à abstração não mimética, propondo objetos estéticos autônomos. Como a pesquisa estuda as obras de arte interativas, são investigados os conceitos de INTERATIVIDADE e os diversos tipos de INTERFACE. Fundamentada pela relação entre conceitos advindos da filosofia, teoria cinematográfica, ciência da computação, arte e design, o conceito proposto descreve as interfaces e processos de interação nas quais há maior evidência do funcionamento do aparelho. Dentre esses conceitos, SUPERFICIALIDADE e PROGRAMAÇÃO são aplicados às imagens técnicas, ou seja, SUPERFÍCIES significativas produzidas por aparelhosPROGRAMADOS, que operam no sentido de materializar e possibilitar conceitos abstratos. A OPACIDADE refere-se à imagem do cinema como efeito de superfície, evidenciando o aparato técnico e textual da representação como um recurso estético e como meio de proporcionar distanciamento crítico. A ABSTRAÇÃO, por sua vez, trata do processo do pensamento necessário para assimilar o mundo que nos cerca por meio da divisão dos fenômenos em objetos que os constituem, termoque também é usado para se referir tanto a um procedimento quanto a um estilo na arte, que implica menor rigor da representação da natureza ou da figuração que prescinde de qualquer representação. A OSTENSIVIDADE, ao contrário do que pode sugerir, não impossibilita a experiência da proximidade crítica, visto que o maior grau de investimento psicológico, ou seja, das emoções e da atenção porparte do interator com o universo apresentado pelas interfaces, não depende exclusivamente da fidelidade da representação da realidade. Nesse sentido, o texto apresenta uma nova perspectiva sobre imersão, indicando que não basta o envolvimento físico e sensorial do interator pelas interfaces para que uma maior proximidade seja alcançada. Esse envolvimento depende, em grande parte, da articulação estabelecida pelo artista, bem como das características individuais de cada interator no momento da experiência interativa.
id UFMG_199cc7a046d0bb9d24d9318e97d5faba
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/EBAC-A4BEPY
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Francisco Carlos de Carvalho MarinhoCarlos Henrique Rezende FalciPablo Alexandre Gobira de Souza RicardoItalo Cardoso Travenzoli2019-08-12T03:50:54Z2019-08-12T03:50:54Z2015-08-10http://hdl.handle.net/1843/EBAC-A4BEPYEssa pesquisa investiga o fenômeno da interação por sistemas computacionais em obras artísticas nas quais há a participação das qualidades aparentes das interfaces na experiência da obra. Para isso, é estabelecido o conceito de OSTENSIVIDADE, que enfatiza resultados formais tornados possíveis por meio de tais sistemas, ou que tendem à abstração não mimética, propondo objetos estéticos autônomos. Como a pesquisa estuda as obras de arte interativas, são investigados os conceitos de INTERATIVIDADE e os diversos tipos de INTERFACE. Fundamentada pela relação entre conceitos advindos da filosofia, teoria cinematográfica, ciência da computação, arte e design, o conceito proposto descreve as interfaces e processos de interação nas quais há maior evidência do funcionamento do aparelho. Dentre esses conceitos, SUPERFICIALIDADE e PROGRAMAÇÃO são aplicados às imagens técnicas, ou seja, SUPERFÍCIES significativas produzidas por aparelhosPROGRAMADOS, que operam no sentido de materializar e possibilitar conceitos abstratos. A OPACIDADE refere-se à imagem do cinema como efeito de superfície, evidenciando o aparato técnico e textual da representação como um recurso estético e como meio de proporcionar distanciamento crítico. A ABSTRAÇÃO, por sua vez, trata do processo do pensamento necessário para assimilar o mundo que nos cerca por meio da divisão dos fenômenos em objetos que os constituem, termoque também é usado para se referir tanto a um procedimento quanto a um estilo na arte, que implica menor rigor da representação da natureza ou da figuração que prescinde de qualquer representação. A OSTENSIVIDADE, ao contrário do que pode sugerir, não impossibilita a experiência da proximidade crítica, visto que o maior grau de investimento psicológico, ou seja, das emoções e da atenção porparte do interator com o universo apresentado pelas interfaces, não depende exclusivamente da fidelidade da representação da realidade. Nesse sentido, o texto apresenta uma nova perspectiva sobre imersão, indicando que não basta o envolvimento físico e sensorial do interator pelas interfaces para que uma maior proximidade seja alcançada. Esse envolvimento depende, em grande parte, da articulação estabelecida pelo artista, bem como das características individuais de cada interator no momento da experiência interativa.This research investigates the phenomenon of interaction by computer systems in artistic works in which there is participation of the apparent qualities of interfaces on the critical experience of the work. For this, it establishes the concept of OSTENSIVITY which emphasizes formal results made possible through such systems, or who tend to non-mimetic abstraction, proposing autonomous aesthetic objects. As this research studies works of interactive art, the concepts of INTERACTIVITY and the different types of INTERFACE are investigated. Founded by the relationship between concepts in philosophy, film theory, computer science, art and design, the proposed concept addresses the interfaces and the interaction processes in which there is greater evidence of the apparatus. Among these concepts, SUPERFICIALITY and PROGRAMMING are applied to technical images, that is, significant surfaces produced by programmed machines, which operates in order to materialize and make possible abstract concepts. Opacity refers to theimage of the film as a surface effect, highlighting the technical and textual apparatus of representation as an aesthetic feature and as a means of providing critical distance. The ABSTRACTION, in turn, refers to the thought process needed to assimilate the world around us through the division of phenomena into objects that constitute them, term also is used to refer to either a procedure as a style in art, which results in lower accuracy of the representation of nature or figuration that lacks any representation of it. The ostensivity, contrary to what it might suggest,does not preclude the experience of critical proximity, since the higher degree of psychological investment, i.e. emotions and attention by the interactor with the universe presented by interfaces, does not depend solely on the fidelity of the representation of reality. In this sense, the research presents a new perspective on immersion, indicating that the physical and sensory involvement of the interactor by the interfaces is not enough to reach a greater proximity. This involvement depends in large part on the articulation established by the artist, as well as the individualcharacteristics of each interactor while the interactive experience occurs.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArte digitalJogos eletrônicosArte por computadorInterfaces (Computador)Arte e tecnologiaDesignGamesArte computacionalInterfaces homem-computadorOstensividade em arte computacional interativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALostensividade_em_arte_computacional_interativa___italo_travenzoli___2015.pdfapplication/pdf26771695https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAC-A4BEPY/1/ostensividade_em_arte_computacional_interativa___italo_travenzoli___2015.pdf2a8f4264234168f3ed37da12116a390dMD51TEXTostensividade_em_arte_computacional_interativa___italo_travenzoli___2015.pdf.txtostensividade_em_arte_computacional_interativa___italo_travenzoli___2015.pdf.txtExtracted texttext/plain200569https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAC-A4BEPY/2/ostensividade_em_arte_computacional_interativa___italo_travenzoli___2015.pdf.txt0c9700d4f886e1b2b1a91c6b2ad12dd2MD521843/EBAC-A4BEPY2019-11-14 09:17:59.287oai:repositorio.ufmg.br:1843/EBAC-A4BEPYRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:17:59Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ostensividade em arte computacional interativa
title Ostensividade em arte computacional interativa
spellingShingle Ostensividade em arte computacional interativa
Italo Cardoso Travenzoli
Design
Games
Arte computacional
Interfaces homem-computador
Arte digital
Jogos eletrônicos
Arte por computador
Interfaces (Computador)
Arte e tecnologia
title_short Ostensividade em arte computacional interativa
title_full Ostensividade em arte computacional interativa
title_fullStr Ostensividade em arte computacional interativa
title_full_unstemmed Ostensividade em arte computacional interativa
title_sort Ostensividade em arte computacional interativa
author Italo Cardoso Travenzoli
author_facet Italo Cardoso Travenzoli
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Francisco Carlos de Carvalho Marinho
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Carlos Henrique Rezende Falci
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Pablo Alexandre Gobira de Souza Ricardo
dc.contributor.author.fl_str_mv Italo Cardoso Travenzoli
contributor_str_mv Francisco Carlos de Carvalho Marinho
Carlos Henrique Rezende Falci
Pablo Alexandre Gobira de Souza Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Design
Games
Arte computacional
Interfaces homem-computador
topic Design
Games
Arte computacional
Interfaces homem-computador
Arte digital
Jogos eletrônicos
Arte por computador
Interfaces (Computador)
Arte e tecnologia
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Arte digital
Jogos eletrônicos
Arte por computador
Interfaces (Computador)
Arte e tecnologia
description Essa pesquisa investiga o fenômeno da interação por sistemas computacionais em obras artísticas nas quais há a participação das qualidades aparentes das interfaces na experiência da obra. Para isso, é estabelecido o conceito de OSTENSIVIDADE, que enfatiza resultados formais tornados possíveis por meio de tais sistemas, ou que tendem à abstração não mimética, propondo objetos estéticos autônomos. Como a pesquisa estuda as obras de arte interativas, são investigados os conceitos de INTERATIVIDADE e os diversos tipos de INTERFACE. Fundamentada pela relação entre conceitos advindos da filosofia, teoria cinematográfica, ciência da computação, arte e design, o conceito proposto descreve as interfaces e processos de interação nas quais há maior evidência do funcionamento do aparelho. Dentre esses conceitos, SUPERFICIALIDADE e PROGRAMAÇÃO são aplicados às imagens técnicas, ou seja, SUPERFÍCIES significativas produzidas por aparelhosPROGRAMADOS, que operam no sentido de materializar e possibilitar conceitos abstratos. A OPACIDADE refere-se à imagem do cinema como efeito de superfície, evidenciando o aparato técnico e textual da representação como um recurso estético e como meio de proporcionar distanciamento crítico. A ABSTRAÇÃO, por sua vez, trata do processo do pensamento necessário para assimilar o mundo que nos cerca por meio da divisão dos fenômenos em objetos que os constituem, termoque também é usado para se referir tanto a um procedimento quanto a um estilo na arte, que implica menor rigor da representação da natureza ou da figuração que prescinde de qualquer representação. A OSTENSIVIDADE, ao contrário do que pode sugerir, não impossibilita a experiência da proximidade crítica, visto que o maior grau de investimento psicológico, ou seja, das emoções e da atenção porparte do interator com o universo apresentado pelas interfaces, não depende exclusivamente da fidelidade da representação da realidade. Nesse sentido, o texto apresenta uma nova perspectiva sobre imersão, indicando que não basta o envolvimento físico e sensorial do interator pelas interfaces para que uma maior proximidade seja alcançada. Esse envolvimento depende, em grande parte, da articulação estabelecida pelo artista, bem como das características individuais de cada interator no momento da experiência interativa.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-08-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T03:50:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T03:50:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/EBAC-A4BEPY
url http://hdl.handle.net/1843/EBAC-A4BEPY
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAC-A4BEPY/1/ostensividade_em_arte_computacional_interativa___italo_travenzoli___2015.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAC-A4BEPY/2/ostensividade_em_arte_computacional_interativa___italo_travenzoli___2015.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2a8f4264234168f3ed37da12116a390d
0c9700d4f886e1b2b1a91c6b2ad12dd2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589281270202368