"Itsári", roots, raízes: um estudo de caso sobre o disco Roots da banda Sepultura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flávio Garcia da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/30427
Resumo: Esse trabalho tem como objetivo promover uma discussão acerca das apropriações culturais a partir de um estudo de caso em torno do álbum Roots (1996) da banda Sepultura. Lançando mão de levantamento bibliográfico, depoimentos e entrevistas semiestruturadas com pessoas envolvidas diretamente na fabricação do disco, além da análise de materiais audiovisuais conexos, verifica-se que a banda Sepultura, ao reivindicar uma apropriação de elementos indígenas e afro-brasileiros dentro do gênero metal no álbum analisado, estabelece um tipo de conexão entre música e mercado e cria relações dicotômicas que permitem repensar categorias cristalizadas como “global e “local”, ou o debate sobre “hibridismos” e “identidades” em diferentes contextos culturais.
id UFMG_19d56892863afc15eebcbc7e3d235dad
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/30427
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Eduardo Pires Rossehttp://lattes.cnpq.br/3976870085676446Lucia Pompeu de Freitas CamposGlaura Lucashttp://lattes.cnpq.br/6461212698569106Flávio Garcia da Silva2019-10-16T23:49:09Z2019-10-16T23:49:09Z2019-07-05http://hdl.handle.net/1843/30427Esse trabalho tem como objetivo promover uma discussão acerca das apropriações culturais a partir de um estudo de caso em torno do álbum Roots (1996) da banda Sepultura. Lançando mão de levantamento bibliográfico, depoimentos e entrevistas semiestruturadas com pessoas envolvidas diretamente na fabricação do disco, além da análise de materiais audiovisuais conexos, verifica-se que a banda Sepultura, ao reivindicar uma apropriação de elementos indígenas e afro-brasileiros dentro do gênero metal no álbum analisado, estabelece um tipo de conexão entre música e mercado e cria relações dicotômicas que permitem repensar categorias cristalizadas como “global e “local”, ou o debate sobre “hibridismos” e “identidades” em diferentes contextos culturais.This work aims to promote a discussion about cultural appropriations from a case study around the album Roots (1996) of the band Sepultura. Using a bibliographical survey, depositions and semi-structured interviews with people directly involved in the production of the disc, besides the analysis of related audio-visual materials, it is verified that the band Sepultura, when claiming an appropriation of indigenous elements and Afro-Brazilian within the genus metal in the analyzed album, establishes a kind of connection between music and the market and creates dichotomous relations that allow us to rethink crystallized categories as “global” and “local”, or the debate about “hybridisms” and “identity” in different cultural contexts.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFMGBrasilMUSICA - ESCOLA DE MUSICAMúsicaHeavy metal (Música)Música e sociedadeGrupos de rockSepultura (conjunto musical)Apropriações culturaisHeavy metalXavanteSepultura"Itsári", roots, raízes: um estudo de caso sobre o disco Roots da banda Sepulturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALgarcia_2019.pdfgarcia_2019.pdfAbertoapplication/pdf21072991https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30427/1/garcia_2019.pdf223b7b95e97b290418c72cb6cbb1f844MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30427/2/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD52TEXTgarcia_2019.pdf.txtgarcia_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain286286https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30427/3/garcia_2019.pdf.txt3c664a03d6705dae89895592ea2d1154MD531843/304272019-11-14 12:23:54.882oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T15:23:54Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv "Itsári", roots, raízes: um estudo de caso sobre o disco Roots da banda Sepultura
title "Itsári", roots, raízes: um estudo de caso sobre o disco Roots da banda Sepultura
spellingShingle "Itsári", roots, raízes: um estudo de caso sobre o disco Roots da banda Sepultura
Flávio Garcia da Silva
Apropriações culturais
Heavy metal
Xavante
Sepultura
Música
Heavy metal (Música)
Música e sociedade
Grupos de rock
Sepultura (conjunto musical)
title_short "Itsári", roots, raízes: um estudo de caso sobre o disco Roots da banda Sepultura
title_full "Itsári", roots, raízes: um estudo de caso sobre o disco Roots da banda Sepultura
title_fullStr "Itsári", roots, raízes: um estudo de caso sobre o disco Roots da banda Sepultura
title_full_unstemmed "Itsári", roots, raízes: um estudo de caso sobre o disco Roots da banda Sepultura
title_sort "Itsári", roots, raízes: um estudo de caso sobre o disco Roots da banda Sepultura
author Flávio Garcia da Silva
author_facet Flávio Garcia da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Eduardo Pires Rosse
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3976870085676446
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Lucia Pompeu de Freitas Campos
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Glaura Lucas
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6461212698569106
dc.contributor.author.fl_str_mv Flávio Garcia da Silva
contributor_str_mv Eduardo Pires Rosse
Lucia Pompeu de Freitas Campos
Glaura Lucas
dc.subject.por.fl_str_mv Apropriações culturais
Heavy metal
Xavante
Sepultura
topic Apropriações culturais
Heavy metal
Xavante
Sepultura
Música
Heavy metal (Música)
Música e sociedade
Grupos de rock
Sepultura (conjunto musical)
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Música
Heavy metal (Música)
Música e sociedade
Grupos de rock
Sepultura (conjunto musical)
description Esse trabalho tem como objetivo promover uma discussão acerca das apropriações culturais a partir de um estudo de caso em torno do álbum Roots (1996) da banda Sepultura. Lançando mão de levantamento bibliográfico, depoimentos e entrevistas semiestruturadas com pessoas envolvidas diretamente na fabricação do disco, além da análise de materiais audiovisuais conexos, verifica-se que a banda Sepultura, ao reivindicar uma apropriação de elementos indígenas e afro-brasileiros dentro do gênero metal no álbum analisado, estabelece um tipo de conexão entre música e mercado e cria relações dicotômicas que permitem repensar categorias cristalizadas como “global e “local”, ou o debate sobre “hibridismos” e “identidades” em diferentes contextos culturais.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-16T23:49:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-10-16T23:49:09Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-07-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/30427
url http://hdl.handle.net/1843/30427
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Música
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30427/1/garcia_2019.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30427/2/license.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30427/3/garcia_2019.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 223b7b95e97b290418c72cb6cbb1f844
34badce4be7e31e3adb4575ae96af679
3c664a03d6705dae89895592ea2d1154
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589515468603392