"Itsári", roots, raízes: um estudo de caso sobre o disco Roots da banda Sepultura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/30427 |
Resumo: | Esse trabalho tem como objetivo promover uma discussão acerca das apropriações culturais a partir de um estudo de caso em torno do álbum Roots (1996) da banda Sepultura. Lançando mão de levantamento bibliográfico, depoimentos e entrevistas semiestruturadas com pessoas envolvidas diretamente na fabricação do disco, além da análise de materiais audiovisuais conexos, verifica-se que a banda Sepultura, ao reivindicar uma apropriação de elementos indígenas e afro-brasileiros dentro do gênero metal no álbum analisado, estabelece um tipo de conexão entre música e mercado e cria relações dicotômicas que permitem repensar categorias cristalizadas como “global e “local”, ou o debate sobre “hibridismos” e “identidades” em diferentes contextos culturais. |
id |
UFMG_19d56892863afc15eebcbc7e3d235dad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/30427 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Eduardo Pires Rossehttp://lattes.cnpq.br/3976870085676446Lucia Pompeu de Freitas CamposGlaura Lucashttp://lattes.cnpq.br/6461212698569106Flávio Garcia da Silva2019-10-16T23:49:09Z2019-10-16T23:49:09Z2019-07-05http://hdl.handle.net/1843/30427Esse trabalho tem como objetivo promover uma discussão acerca das apropriações culturais a partir de um estudo de caso em torno do álbum Roots (1996) da banda Sepultura. Lançando mão de levantamento bibliográfico, depoimentos e entrevistas semiestruturadas com pessoas envolvidas diretamente na fabricação do disco, além da análise de materiais audiovisuais conexos, verifica-se que a banda Sepultura, ao reivindicar uma apropriação de elementos indígenas e afro-brasileiros dentro do gênero metal no álbum analisado, estabelece um tipo de conexão entre música e mercado e cria relações dicotômicas que permitem repensar categorias cristalizadas como “global e “local”, ou o debate sobre “hibridismos” e “identidades” em diferentes contextos culturais.This work aims to promote a discussion about cultural appropriations from a case study around the album Roots (1996) of the band Sepultura. Using a bibliographical survey, depositions and semi-structured interviews with people directly involved in the production of the disc, besides the analysis of related audio-visual materials, it is verified that the band Sepultura, when claiming an appropriation of indigenous elements and Afro-Brazilian within the genus metal in the analyzed album, establishes a kind of connection between music and the market and creates dichotomous relations that allow us to rethink crystallized categories as “global” and “local”, or the debate about “hybridisms” and “identity” in different cultural contexts.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFMGBrasilMUSICA - ESCOLA DE MUSICAMúsicaHeavy metal (Música)Música e sociedadeGrupos de rockSepultura (conjunto musical)Apropriações culturaisHeavy metalXavanteSepultura"Itsári", roots, raízes: um estudo de caso sobre o disco Roots da banda Sepulturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALgarcia_2019.pdfgarcia_2019.pdfAbertoapplication/pdf21072991https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30427/1/garcia_2019.pdf223b7b95e97b290418c72cb6cbb1f844MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30427/2/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD52TEXTgarcia_2019.pdf.txtgarcia_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain286286https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30427/3/garcia_2019.pdf.txt3c664a03d6705dae89895592ea2d1154MD531843/304272019-11-14 12:23:54.882oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T15:23:54Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
"Itsári", roots, raízes: um estudo de caso sobre o disco Roots da banda Sepultura |
title |
"Itsári", roots, raízes: um estudo de caso sobre o disco Roots da banda Sepultura |
spellingShingle |
"Itsári", roots, raízes: um estudo de caso sobre o disco Roots da banda Sepultura Flávio Garcia da Silva Apropriações culturais Heavy metal Xavante Sepultura Música Heavy metal (Música) Música e sociedade Grupos de rock Sepultura (conjunto musical) |
title_short |
"Itsári", roots, raízes: um estudo de caso sobre o disco Roots da banda Sepultura |
title_full |
"Itsári", roots, raízes: um estudo de caso sobre o disco Roots da banda Sepultura |
title_fullStr |
"Itsári", roots, raízes: um estudo de caso sobre o disco Roots da banda Sepultura |
title_full_unstemmed |
"Itsári", roots, raízes: um estudo de caso sobre o disco Roots da banda Sepultura |
title_sort |
"Itsári", roots, raízes: um estudo de caso sobre o disco Roots da banda Sepultura |
author |
Flávio Garcia da Silva |
author_facet |
Flávio Garcia da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Eduardo Pires Rosse |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3976870085676446 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Lucia Pompeu de Freitas Campos |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Glaura Lucas |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6461212698569106 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Flávio Garcia da Silva |
contributor_str_mv |
Eduardo Pires Rosse Lucia Pompeu de Freitas Campos Glaura Lucas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Apropriações culturais Heavy metal Xavante Sepultura |
topic |
Apropriações culturais Heavy metal Xavante Sepultura Música Heavy metal (Música) Música e sociedade Grupos de rock Sepultura (conjunto musical) |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Música Heavy metal (Música) Música e sociedade Grupos de rock Sepultura (conjunto musical) |
description |
Esse trabalho tem como objetivo promover uma discussão acerca das apropriações culturais a partir de um estudo de caso em torno do álbum Roots (1996) da banda Sepultura. Lançando mão de levantamento bibliográfico, depoimentos e entrevistas semiestruturadas com pessoas envolvidas diretamente na fabricação do disco, além da análise de materiais audiovisuais conexos, verifica-se que a banda Sepultura, ao reivindicar uma apropriação de elementos indígenas e afro-brasileiros dentro do gênero metal no álbum analisado, estabelece um tipo de conexão entre música e mercado e cria relações dicotômicas que permitem repensar categorias cristalizadas como “global e “local”, ou o debate sobre “hibridismos” e “identidades” em diferentes contextos culturais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-10-16T23:49:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-10-16T23:49:09Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-07-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/30427 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/30427 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Música |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
MUSICA - ESCOLA DE MUSICA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30427/1/garcia_2019.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30427/2/license.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30427/3/garcia_2019.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
223b7b95e97b290418c72cb6cbb1f844 34badce4be7e31e3adb4575ae96af679 3c664a03d6705dae89895592ea2d1154 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589515468603392 |