Alda Lodi, entre Belo Horizonte e Nova Iorque: um estudo sobre formação e atuação docentes 1912-1932

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nelma Marcal Lacerda Fonseca
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8MRFRE
Resumo: Este estudo investigou a trajetória da formação e atuação docentes de Alda Lodi (1898-2000), no período entre 1912-1932. Alda Lodi contribuiu no processo de formação de várias gerações de professores e professoras, atuando em diversas instituições em Belo Horizonte. A pesquisa buscou entender três períodos considerados fundantes na constituição de Alda Lodi como professora: sua formação na Escola Normal da Capital e seus anos iniciais de magistério, entre 1912/1927; seus estudos no Teacher´s College, da Universidade de Colúmbia, em Nova Iorque/EUA, onde cursou especialização como bolsista do governo de Minas Gerais, entre 1927/1929; sua atuação como professora na Escola de Aperfeiçoamento, em Belo Horizonte, instituição que ajudou a fundar ao retornar dos Estados Unidos, em 1929. As fontes pesquisadas foram selecionadas a partir dos documentos particulares da professora, doados por sua família ao Museu da Escola de Minas Gerais que, organizados em função desta pesquisa, constituiram o Arquivo Alda Lodi. Este arquivo é composto por uma biblioteca em torno de dois mil livros e documentos diversos tais como correspondência pessoal e institucional, documentos oficiais sobre sua carreira, rascunhos e anotações escritas à mão em papéis diversos, planejamentos, agendas, cadernos de exercícios, provas e trabalhos de alunas, diplomas, fotografias, recortes de jornais, objetos de fé católica e receitas culinárias. A análise dos documentos selecionados permitiu compreender aspectos importantes de sua formação e algumas de suas concepções pedagógicas, construídas a partir da experiência estadunidense, bem como sua prática docente na Escola de Aperfeiçoamento, na disciplina metodologia da aritmética. A partir da análise desse destino particular, busquei compreender a ambiência política, social, cultural e pedagógica vivenciada em Belo Horizonte, num período de grande efervescência no campo da educação no Estado de Minas Gerais.
id UFMG_19d7cb8c4cc98152011bb6f0ab6bd0e9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-8MRFRE
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Luciano Mendes de Faria FilhoMaria Laura Magalhaes GomesFrancisca Izabel Pereira MacielJULIANA CESARIO HAMDANNelma Marcal Lacerda Fonseca2019-08-10T20:51:54Z2019-08-10T20:51:54Z2010-09-30http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8MRFREEste estudo investigou a trajetória da formação e atuação docentes de Alda Lodi (1898-2000), no período entre 1912-1932. Alda Lodi contribuiu no processo de formação de várias gerações de professores e professoras, atuando em diversas instituições em Belo Horizonte. A pesquisa buscou entender três períodos considerados fundantes na constituição de Alda Lodi como professora: sua formação na Escola Normal da Capital e seus anos iniciais de magistério, entre 1912/1927; seus estudos no Teacher´s College, da Universidade de Colúmbia, em Nova Iorque/EUA, onde cursou especialização como bolsista do governo de Minas Gerais, entre 1927/1929; sua atuação como professora na Escola de Aperfeiçoamento, em Belo Horizonte, instituição que ajudou a fundar ao retornar dos Estados Unidos, em 1929. As fontes pesquisadas foram selecionadas a partir dos documentos particulares da professora, doados por sua família ao Museu da Escola de Minas Gerais que, organizados em função desta pesquisa, constituiram o Arquivo Alda Lodi. Este arquivo é composto por uma biblioteca em torno de dois mil livros e documentos diversos tais como correspondência pessoal e institucional, documentos oficiais sobre sua carreira, rascunhos e anotações escritas à mão em papéis diversos, planejamentos, agendas, cadernos de exercícios, provas e trabalhos de alunas, diplomas, fotografias, recortes de jornais, objetos de fé católica e receitas culinárias. A análise dos documentos selecionados permitiu compreender aspectos importantes de sua formação e algumas de suas concepções pedagógicas, construídas a partir da experiência estadunidense, bem como sua prática docente na Escola de Aperfeiçoamento, na disciplina metodologia da aritmética. A partir da análise desse destino particular, busquei compreender a ambiência política, social, cultural e pedagógica vivenciada em Belo Horizonte, num período de grande efervescência no campo da educação no Estado de Minas Gerais.Cette étude porte sur le parcours de formation et la carrière enseignante d Alda Lodi (1898- 2000), dans la période de 1912-1932. Alda Lodi a contribué pour le processus de formation de plusieurs générations de professeurs en vue de son travail dans les différentes institutions de Belo Horizonte. Avec la recherche on a essayé de comprendre les trois périodes de fondation pour la constitution dAlda Lodi comme professeur : sa formation à lÉcole Normale de la Capitale et ses débuts dans la carrière enseignante, entre 1912/1927 ; ses études au Teachers College de lUniversité de Columbia, à New York/USA, où elle a fait une spécialisation en tant que boursière du gouvernement du Minas Gerais, entre 1927/1929 ; son travail comme professeur à la Escola de Aperfeiçoamento à Belo Horizonte, institution quelle va aider à créer après son retour des États-Unis. Les sources consultées ont été sélectionnées à partir des documents privés dAlda Lodi, donnés par sa famille au Museu da Escola de Minas Gerais qui, organisés en fonction de cette recherche, ont constitué lArchive Alda Lodi. Cette archive est composée par une bibliothèque de deux mille livres environ et des documents les plus divers tels que des lettres personnelles et institutionnelles, des documents officiels sur sa carrière, des brouillons et notes écrites à la main sur de divers papiers, des planifications, des agendas, des cahiers dexercices, des examens et des travaux délèves, des diplômes, des photos, des extraits de journaux, des objets de foi catholique et des recettes culinaires. Lanalyse des documents sélectionnés a permis de comprendre des aspects importants de sa formation et quelques de ses conceptions pédagogiques, construites à partir de son expérience américaine, ainsi que sa pratique enseignante à la Escola de Aperfeiçoamento, dans la disciplina méthodologie darithmétique. À partir de lanalyse de ce parcours particulier, jai cherché à comprendre lambience politique, sociale, culturelle et pédagogique vécue à Belo Horizonte dans une période defervecence dans le domaine de léducation à lÉtat de Minas Gerais.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAritmética Estudo e ensinoProfessores FormaçãoLodi, Alda, 1898-2000Educação HistóriaMetodologia da AritméticaArquivoPessoalFormação e atuação docentesAlda LodiHistória da EducaçãoAlda Lodi, entre Belo Horizonte e Nova Iorque: um estudo sobre formação e atuação docentes 1912-1932info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o___nelma___p_s_banca___vers_o_final.pdfapplication/pdf1223525https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8MRFRE/1/disserta__o___nelma___p_s_banca___vers_o_final.pdf35e435ddde50ef402ec62e2cee1f8340MD51TEXTdisserta__o___nelma___p_s_banca___vers_o_final.pdf.txtdisserta__o___nelma___p_s_banca___vers_o_final.pdf.txtExtracted texttext/plain406186https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8MRFRE/2/disserta__o___nelma___p_s_banca___vers_o_final.pdf.txta04de8fe58fab4477a26a8fccf9db947MD521843/FAEC-8MRFRE2019-11-14 07:45:59.047oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-8MRFRERepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:45:59Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Alda Lodi, entre Belo Horizonte e Nova Iorque: um estudo sobre formação e atuação docentes 1912-1932
title Alda Lodi, entre Belo Horizonte e Nova Iorque: um estudo sobre formação e atuação docentes 1912-1932
spellingShingle Alda Lodi, entre Belo Horizonte e Nova Iorque: um estudo sobre formação e atuação docentes 1912-1932
Nelma Marcal Lacerda Fonseca
Metodologia da Aritmética
Arquivo
Pessoal
Formação e atuação docentes
Alda Lodi
História da Educação
Aritmética Estudo e ensino
Professores Formação
Lodi, Alda, 1898-2000
Educação História
title_short Alda Lodi, entre Belo Horizonte e Nova Iorque: um estudo sobre formação e atuação docentes 1912-1932
title_full Alda Lodi, entre Belo Horizonte e Nova Iorque: um estudo sobre formação e atuação docentes 1912-1932
title_fullStr Alda Lodi, entre Belo Horizonte e Nova Iorque: um estudo sobre formação e atuação docentes 1912-1932
title_full_unstemmed Alda Lodi, entre Belo Horizonte e Nova Iorque: um estudo sobre formação e atuação docentes 1912-1932
title_sort Alda Lodi, entre Belo Horizonte e Nova Iorque: um estudo sobre formação e atuação docentes 1912-1932
author Nelma Marcal Lacerda Fonseca
author_facet Nelma Marcal Lacerda Fonseca
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luciano Mendes de Faria Filho
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Maria Laura Magalhaes Gomes
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Francisca Izabel Pereira Maciel
dc.contributor.referee2.fl_str_mv JULIANA CESARIO HAMDAN
dc.contributor.author.fl_str_mv Nelma Marcal Lacerda Fonseca
contributor_str_mv Luciano Mendes de Faria Filho
Maria Laura Magalhaes Gomes
Francisca Izabel Pereira Maciel
JULIANA CESARIO HAMDAN
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia da Aritmética
Arquivo
Pessoal
Formação e atuação docentes
Alda Lodi
História da Educação
topic Metodologia da Aritmética
Arquivo
Pessoal
Formação e atuação docentes
Alda Lodi
História da Educação
Aritmética Estudo e ensino
Professores Formação
Lodi, Alda, 1898-2000
Educação História
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Aritmética Estudo e ensino
Professores Formação
Lodi, Alda, 1898-2000
Educação História
description Este estudo investigou a trajetória da formação e atuação docentes de Alda Lodi (1898-2000), no período entre 1912-1932. Alda Lodi contribuiu no processo de formação de várias gerações de professores e professoras, atuando em diversas instituições em Belo Horizonte. A pesquisa buscou entender três períodos considerados fundantes na constituição de Alda Lodi como professora: sua formação na Escola Normal da Capital e seus anos iniciais de magistério, entre 1912/1927; seus estudos no Teacher´s College, da Universidade de Colúmbia, em Nova Iorque/EUA, onde cursou especialização como bolsista do governo de Minas Gerais, entre 1927/1929; sua atuação como professora na Escola de Aperfeiçoamento, em Belo Horizonte, instituição que ajudou a fundar ao retornar dos Estados Unidos, em 1929. As fontes pesquisadas foram selecionadas a partir dos documentos particulares da professora, doados por sua família ao Museu da Escola de Minas Gerais que, organizados em função desta pesquisa, constituiram o Arquivo Alda Lodi. Este arquivo é composto por uma biblioteca em torno de dois mil livros e documentos diversos tais como correspondência pessoal e institucional, documentos oficiais sobre sua carreira, rascunhos e anotações escritas à mão em papéis diversos, planejamentos, agendas, cadernos de exercícios, provas e trabalhos de alunas, diplomas, fotografias, recortes de jornais, objetos de fé católica e receitas culinárias. A análise dos documentos selecionados permitiu compreender aspectos importantes de sua formação e algumas de suas concepções pedagógicas, construídas a partir da experiência estadunidense, bem como sua prática docente na Escola de Aperfeiçoamento, na disciplina metodologia da aritmética. A partir da análise desse destino particular, busquei compreender a ambiência política, social, cultural e pedagógica vivenciada em Belo Horizonte, num período de grande efervescência no campo da educação no Estado de Minas Gerais.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-09-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T20:51:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T20:51:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8MRFRE
url http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8MRFRE
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8MRFRE/1/disserta__o___nelma___p_s_banca___vers_o_final.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8MRFRE/2/disserta__o___nelma___p_s_banca___vers_o_final.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 35e435ddde50ef402ec62e2cee1f8340
a04de8fe58fab4477a26a8fccf9db947
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589367048962048