A sequência didática no processo de leitura e escrita, para a formação do aluno leitor/escritor: o ensino de leitura e escrita por meio de sequência didática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NDFDP |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo, destacar as possibilidades e estratégias oferecidas ao aluno, na aquisição das capacidades necessárias para a produção escrita, partindo de uma sequência didática contínua, planejada e organizada. Usar a literatura infantil como motivação para o processo de ensino-aprendizagem na produção escrita favoreceu a inferência, a compreensão e uma maior interpretação do texto em questão, possibilitando ao aluno compreender a importância da escrita, para aprimorar suas capacidades comunicativas na construção de uma indicação literária. Para o professor, como mediador do processo de ensino e aprendizagem, seguir um planejamento de maneira seqüenciada para sistematizar aspectos pertinentes ao estudo do gênero literário, com intensificação gradual de desafios, possibilitou dominar em parte, as capacidades necessárias, para a formação do aluno/escritor. |
id |
UFMG_1a2ec42e24c71eed07d1d21d7c0cdc9d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NDFDP |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Maria Flor de Maio Barbosa BenficaRaimunda Maria de Laia2019-08-09T12:41:12Z2019-08-09T12:41:12Z2014-07-14http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NDFDPEste trabalho teve como objetivo, destacar as possibilidades e estratégias oferecidas ao aluno, na aquisição das capacidades necessárias para a produção escrita, partindo de uma sequência didática contínua, planejada e organizada. Usar a literatura infantil como motivação para o processo de ensino-aprendizagem na produção escrita favoreceu a inferência, a compreensão e uma maior interpretação do texto em questão, possibilitando ao aluno compreender a importância da escrita, para aprimorar suas capacidades comunicativas na construção de uma indicação literária. Para o professor, como mediador do processo de ensino e aprendizagem, seguir um planejamento de maneira seqüenciada para sistematizar aspectos pertinentes ao estudo do gênero literário, com intensificação gradual de desafios, possibilitou dominar em parte, as capacidades necessárias, para a formação do aluno/escritor.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoLiteratura Estudo e ensinoAlfabetizaçãoSequência DidáticaFormaçãoEscritaAlunoEscritorA sequência didática no processo de leitura e escrita, para a formação do aluno leitor/escritor: o ensino de leitura e escrita por meio de sequência didáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtrabalho_pronto.pdfapplication/pdf1882848https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NDFDP/1/trabalho_pronto.pdf44717c639ee1d0b0bb4ecc12765f2fb0MD51TEXTtrabalho_pronto.pdf.txttrabalho_pronto.pdf.txtExtracted texttext/plain70208https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NDFDP/2/trabalho_pronto.pdf.txtae6727692670ab9c7839300f4147f9bfMD521843/VRNS-9NDFDP2019-11-14 03:25:47.874oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NDFDPRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:25:47Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A sequência didática no processo de leitura e escrita, para a formação do aluno leitor/escritor: o ensino de leitura e escrita por meio de sequência didática |
title |
A sequência didática no processo de leitura e escrita, para a formação do aluno leitor/escritor: o ensino de leitura e escrita por meio de sequência didática |
spellingShingle |
A sequência didática no processo de leitura e escrita, para a formação do aluno leitor/escritor: o ensino de leitura e escrita por meio de sequência didática Raimunda Maria de Laia Sequência Didática Formação Escrita Aluno Escritor Educação Literatura Estudo e ensino Alfabetização |
title_short |
A sequência didática no processo de leitura e escrita, para a formação do aluno leitor/escritor: o ensino de leitura e escrita por meio de sequência didática |
title_full |
A sequência didática no processo de leitura e escrita, para a formação do aluno leitor/escritor: o ensino de leitura e escrita por meio de sequência didática |
title_fullStr |
A sequência didática no processo de leitura e escrita, para a formação do aluno leitor/escritor: o ensino de leitura e escrita por meio de sequência didática |
title_full_unstemmed |
A sequência didática no processo de leitura e escrita, para a formação do aluno leitor/escritor: o ensino de leitura e escrita por meio de sequência didática |
title_sort |
A sequência didática no processo de leitura e escrita, para a formação do aluno leitor/escritor: o ensino de leitura e escrita por meio de sequência didática |
author |
Raimunda Maria de Laia |
author_facet |
Raimunda Maria de Laia |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maria Flor de Maio Barbosa Benfica |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Raimunda Maria de Laia |
contributor_str_mv |
Maria Flor de Maio Barbosa Benfica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sequência Didática Formação Escrita Aluno Escritor |
topic |
Sequência Didática Formação Escrita Aluno Escritor Educação Literatura Estudo e ensino Alfabetização |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Literatura Estudo e ensino Alfabetização |
description |
Este trabalho teve como objetivo, destacar as possibilidades e estratégias oferecidas ao aluno, na aquisição das capacidades necessárias para a produção escrita, partindo de uma sequência didática contínua, planejada e organizada. Usar a literatura infantil como motivação para o processo de ensino-aprendizagem na produção escrita favoreceu a inferência, a compreensão e uma maior interpretação do texto em questão, possibilitando ao aluno compreender a importância da escrita, para aprimorar suas capacidades comunicativas na construção de uma indicação literária. Para o professor, como mediador do processo de ensino e aprendizagem, seguir um planejamento de maneira seqüenciada para sistematizar aspectos pertinentes ao estudo do gênero literário, com intensificação gradual de desafios, possibilitou dominar em parte, as capacidades necessárias, para a formação do aluno/escritor. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-07-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-09T12:41:12Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-09T12:41:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NDFDP |
url |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NDFDP |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NDFDP/1/trabalho_pronto.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NDFDP/2/trabalho_pronto.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
44717c639ee1d0b0bb4ecc12765f2fb0 ae6727692670ab9c7839300f4147f9bf |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589337489604608 |