A sequência didática no processo de leitura e escrita, para a formação do aluno leitor/escritor: o ensino de leitura e escrita por meio de sequência didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raimunda Maria de Laia
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NDFDP
Resumo: Este trabalho teve como objetivo, destacar as possibilidades e estratégias oferecidas ao aluno, na aquisição das capacidades necessárias para a produção escrita, partindo de uma sequência didática contínua, planejada e organizada. Usar a literatura infantil como motivação para o processo de ensino-aprendizagem na produção escrita favoreceu a inferência, a compreensão e uma maior interpretação do texto em questão, possibilitando ao aluno compreender a importância da escrita, para aprimorar suas capacidades comunicativas na construção de uma indicação literária. Para o professor, como mediador do processo de ensino e aprendizagem, seguir um planejamento de maneira seqüenciada para sistematizar aspectos pertinentes ao estudo do gênero literário, com intensificação gradual de desafios, possibilitou dominar em parte, as capacidades necessárias, para a formação do aluno/escritor.
id UFMG_1a2ec42e24c71eed07d1d21d7c0cdc9d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NDFDP
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Flor de Maio Barbosa BenficaRaimunda Maria de Laia2019-08-09T12:41:12Z2019-08-09T12:41:12Z2014-07-14http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NDFDPEste trabalho teve como objetivo, destacar as possibilidades e estratégias oferecidas ao aluno, na aquisição das capacidades necessárias para a produção escrita, partindo de uma sequência didática contínua, planejada e organizada. Usar a literatura infantil como motivação para o processo de ensino-aprendizagem na produção escrita favoreceu a inferência, a compreensão e uma maior interpretação do texto em questão, possibilitando ao aluno compreender a importância da escrita, para aprimorar suas capacidades comunicativas na construção de uma indicação literária. Para o professor, como mediador do processo de ensino e aprendizagem, seguir um planejamento de maneira seqüenciada para sistematizar aspectos pertinentes ao estudo do gênero literário, com intensificação gradual de desafios, possibilitou dominar em parte, as capacidades necessárias, para a formação do aluno/escritor.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoLiteratura  Estudo e ensinoAlfabetizaçãoSequência DidáticaFormaçãoEscritaAlunoEscritorA sequência didática no processo de leitura e escrita, para a formação do aluno leitor/escritor: o ensino de leitura e escrita por meio de sequência didáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtrabalho_pronto.pdfapplication/pdf1882848https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NDFDP/1/trabalho_pronto.pdf44717c639ee1d0b0bb4ecc12765f2fb0MD51TEXTtrabalho_pronto.pdf.txttrabalho_pronto.pdf.txtExtracted texttext/plain70208https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NDFDP/2/trabalho_pronto.pdf.txtae6727692670ab9c7839300f4147f9bfMD521843/VRNS-9NDFDP2019-11-14 03:25:47.874oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NDFDPRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:25:47Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A sequência didática no processo de leitura e escrita, para a formação do aluno leitor/escritor: o ensino de leitura e escrita por meio de sequência didática
title A sequência didática no processo de leitura e escrita, para a formação do aluno leitor/escritor: o ensino de leitura e escrita por meio de sequência didática
spellingShingle A sequência didática no processo de leitura e escrita, para a formação do aluno leitor/escritor: o ensino de leitura e escrita por meio de sequência didática
Raimunda Maria de Laia
Sequência Didática
Formação
Escrita
Aluno
Escritor
Educação
Literatura  Estudo e ensino
Alfabetização
title_short A sequência didática no processo de leitura e escrita, para a formação do aluno leitor/escritor: o ensino de leitura e escrita por meio de sequência didática
title_full A sequência didática no processo de leitura e escrita, para a formação do aluno leitor/escritor: o ensino de leitura e escrita por meio de sequência didática
title_fullStr A sequência didática no processo de leitura e escrita, para a formação do aluno leitor/escritor: o ensino de leitura e escrita por meio de sequência didática
title_full_unstemmed A sequência didática no processo de leitura e escrita, para a formação do aluno leitor/escritor: o ensino de leitura e escrita por meio de sequência didática
title_sort A sequência didática no processo de leitura e escrita, para a formação do aluno leitor/escritor: o ensino de leitura e escrita por meio de sequência didática
author Raimunda Maria de Laia
author_facet Raimunda Maria de Laia
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Flor de Maio Barbosa Benfica
dc.contributor.author.fl_str_mv Raimunda Maria de Laia
contributor_str_mv Maria Flor de Maio Barbosa Benfica
dc.subject.por.fl_str_mv Sequência Didática
Formação
Escrita
Aluno
Escritor
topic Sequência Didática
Formação
Escrita
Aluno
Escritor
Educação
Literatura  Estudo e ensino
Alfabetização
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Literatura  Estudo e ensino
Alfabetização
description Este trabalho teve como objetivo, destacar as possibilidades e estratégias oferecidas ao aluno, na aquisição das capacidades necessárias para a produção escrita, partindo de uma sequência didática contínua, planejada e organizada. Usar a literatura infantil como motivação para o processo de ensino-aprendizagem na produção escrita favoreceu a inferência, a compreensão e uma maior interpretação do texto em questão, possibilitando ao aluno compreender a importância da escrita, para aprimorar suas capacidades comunicativas na construção de uma indicação literária. Para o professor, como mediador do processo de ensino e aprendizagem, seguir um planejamento de maneira seqüenciada para sistematizar aspectos pertinentes ao estudo do gênero literário, com intensificação gradual de desafios, possibilitou dominar em parte, as capacidades necessárias, para a formação do aluno/escritor.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-07-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T12:41:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-09T12:41:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NDFDP
url http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NDFDP
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NDFDP/1/trabalho_pronto.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NDFDP/2/trabalho_pronto.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 44717c639ee1d0b0bb4ecc12765f2fb0
ae6727692670ab9c7839300f4147f9bf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589337489604608