Avaliação teórica e experimental da transferência de calor em cabos de linhas aéreas com foco na análise da ampacidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tiago Martins Portela
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9RGLPJ
Resumo: A ampacidade de cabos de linhas de transmissão está relacionada à capacidade de transporte de corrente elétrica diante do aquecimento dos seus condutores e das condições ambientais. Com a crescente demanda por energia, novos métodos são necessários para maximizar a utilização dos sistemas de energia existentes. Devido à legislação ambiental e por razões econômicas, nem sempre é possível a construção de novas linhas, sendo necessário o desenvolvimento de métodos que maximizam sua utilização. Um desses métodos é o aumento da ampacidade da linha, que pode ser obtido através da diminuição da temperatura média do cabo. Este trabalho propõe mudanças na geometria de um cabo comercial da fabricante Nexans, conhecido como Linnet. As mudanças propostas têm como objetivo melhorar a dissipação térmica do cabo, diminuindo sua temperatura média de operação, e consequentemente, aumentando sua ampacidade. No trabalho são apresentadas três propostas de modificação: a primeira é a utilização de um material de recobrimento com foco no aumento da emissividade do cabo; a segunda é a utilização de um colchão de ar, inserido entre o núcleo de aço e os fios de alumínio, com foco no aumento de sua resistência térmica; e a terceira é a utilização simultânea das duas primeiras alternativas. O desenvolvimento deste trabalho foi feito a partir de cálculos analíticos baseados em normas, dados medidos experimentalmente utilizando-se um túnel de vento e técnicas numéricas por meio de simulação computacional. O estudo desenvolvido possibilitou uma diminuição da temperatura de até 23% e aumento da ampacidade do condutor na ordem de 14%, a partir das adequações feitas no cabo. Os resultados indicaram que as utilizações do material de recobrimento e do colchão de ar são boas alternativas para aumentar a faixa operacional do cabo, em especial para condições críticas, onde se tem condições ambientais desfavoráveis e necessidade de transmissão de altas correntes.
id UFMG_1a81cf9ac08c862aea567ea1a7e2340e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9RGLPJ
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Rudolf HuebnerCarlos Alexandre Meireles do NascimentoMatheus Pereira PortoRoberto Marcio de AndradeTiago Martins Portela2019-08-13T11:11:27Z2019-08-13T11:11:27Z2014-06-09http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9RGLPJA ampacidade de cabos de linhas de transmissão está relacionada à capacidade de transporte de corrente elétrica diante do aquecimento dos seus condutores e das condições ambientais. Com a crescente demanda por energia, novos métodos são necessários para maximizar a utilização dos sistemas de energia existentes. Devido à legislação ambiental e por razões econômicas, nem sempre é possível a construção de novas linhas, sendo necessário o desenvolvimento de métodos que maximizam sua utilização. Um desses métodos é o aumento da ampacidade da linha, que pode ser obtido através da diminuição da temperatura média do cabo. Este trabalho propõe mudanças na geometria de um cabo comercial da fabricante Nexans, conhecido como Linnet. As mudanças propostas têm como objetivo melhorar a dissipação térmica do cabo, diminuindo sua temperatura média de operação, e consequentemente, aumentando sua ampacidade. No trabalho são apresentadas três propostas de modificação: a primeira é a utilização de um material de recobrimento com foco no aumento da emissividade do cabo; a segunda é a utilização de um colchão de ar, inserido entre o núcleo de aço e os fios de alumínio, com foco no aumento de sua resistência térmica; e a terceira é a utilização simultânea das duas primeiras alternativas. O desenvolvimento deste trabalho foi feito a partir de cálculos analíticos baseados em normas, dados medidos experimentalmente utilizando-se um túnel de vento e técnicas numéricas por meio de simulação computacional. O estudo desenvolvido possibilitou uma diminuição da temperatura de até 23% e aumento da ampacidade do condutor na ordem de 14%, a partir das adequações feitas no cabo. Os resultados indicaram que as utilizações do material de recobrimento e do colchão de ar são boas alternativas para aumentar a faixa operacional do cabo, em especial para condições críticas, onde se tem condições ambientais desfavoráveis e necessidade de transmissão de altas correntes.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCabos elétricosCalor TransmissãoEngenharia mecânicaSimulação (Computadores)Túnel de ventoTransferência de calorSimulaçãoAmpacidadeAvaliação teórica e experimental da transferência de calor em cabos de linhas aéreas com foco na análise da ampacidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALavalia__o_te_rica_e_experimental_da_transfer_ncia_de_calor_e.pdfapplication/pdf6609436https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9RGLPJ/1/avalia__o_te_rica_e_experimental_da_transfer_ncia_de_calor_e.pdfecadbaa4c23c3480aa23aaf8f81ea71eMD51TEXTavalia__o_te_rica_e_experimental_da_transfer_ncia_de_calor_e.pdf.txtavalia__o_te_rica_e_experimental_da_transfer_ncia_de_calor_e.pdf.txtExtracted texttext/plain230912https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9RGLPJ/2/avalia__o_te_rica_e_experimental_da_transfer_ncia_de_calor_e.pdf.txt419ee224a57e8f1f049021a746d6ccc5MD521843/BUOS-9RGLPJ2019-11-14 22:43:21.675oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9RGLPJRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:43:21Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação teórica e experimental da transferência de calor em cabos de linhas aéreas com foco na análise da ampacidade
title Avaliação teórica e experimental da transferência de calor em cabos de linhas aéreas com foco na análise da ampacidade
spellingShingle Avaliação teórica e experimental da transferência de calor em cabos de linhas aéreas com foco na análise da ampacidade
Tiago Martins Portela
Túnel de vento
Transferência de calor
Simulação
Ampacidade
Cabos elétricos
Calor Transmissão
Engenharia mecânica
Simulação (Computadores)
title_short Avaliação teórica e experimental da transferência de calor em cabos de linhas aéreas com foco na análise da ampacidade
title_full Avaliação teórica e experimental da transferência de calor em cabos de linhas aéreas com foco na análise da ampacidade
title_fullStr Avaliação teórica e experimental da transferência de calor em cabos de linhas aéreas com foco na análise da ampacidade
title_full_unstemmed Avaliação teórica e experimental da transferência de calor em cabos de linhas aéreas com foco na análise da ampacidade
title_sort Avaliação teórica e experimental da transferência de calor em cabos de linhas aéreas com foco na análise da ampacidade
author Tiago Martins Portela
author_facet Tiago Martins Portela
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rudolf Huebner
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Carlos Alexandre Meireles do Nascimento
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Matheus Pereira Porto
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Roberto Marcio de Andrade
dc.contributor.author.fl_str_mv Tiago Martins Portela
contributor_str_mv Rudolf Huebner
Carlos Alexandre Meireles do Nascimento
Matheus Pereira Porto
Roberto Marcio de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Túnel de vento
Transferência de calor
Simulação
Ampacidade
topic Túnel de vento
Transferência de calor
Simulação
Ampacidade
Cabos elétricos
Calor Transmissão
Engenharia mecânica
Simulação (Computadores)
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Cabos elétricos
Calor Transmissão
Engenharia mecânica
Simulação (Computadores)
description A ampacidade de cabos de linhas de transmissão está relacionada à capacidade de transporte de corrente elétrica diante do aquecimento dos seus condutores e das condições ambientais. Com a crescente demanda por energia, novos métodos são necessários para maximizar a utilização dos sistemas de energia existentes. Devido à legislação ambiental e por razões econômicas, nem sempre é possível a construção de novas linhas, sendo necessário o desenvolvimento de métodos que maximizam sua utilização. Um desses métodos é o aumento da ampacidade da linha, que pode ser obtido através da diminuição da temperatura média do cabo. Este trabalho propõe mudanças na geometria de um cabo comercial da fabricante Nexans, conhecido como Linnet. As mudanças propostas têm como objetivo melhorar a dissipação térmica do cabo, diminuindo sua temperatura média de operação, e consequentemente, aumentando sua ampacidade. No trabalho são apresentadas três propostas de modificação: a primeira é a utilização de um material de recobrimento com foco no aumento da emissividade do cabo; a segunda é a utilização de um colchão de ar, inserido entre o núcleo de aço e os fios de alumínio, com foco no aumento de sua resistência térmica; e a terceira é a utilização simultânea das duas primeiras alternativas. O desenvolvimento deste trabalho foi feito a partir de cálculos analíticos baseados em normas, dados medidos experimentalmente utilizando-se um túnel de vento e técnicas numéricas por meio de simulação computacional. O estudo desenvolvido possibilitou uma diminuição da temperatura de até 23% e aumento da ampacidade do condutor na ordem de 14%, a partir das adequações feitas no cabo. Os resultados indicaram que as utilizações do material de recobrimento e do colchão de ar são boas alternativas para aumentar a faixa operacional do cabo, em especial para condições críticas, onde se tem condições ambientais desfavoráveis e necessidade de transmissão de altas correntes.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-06-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T11:11:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T11:11:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9RGLPJ
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9RGLPJ
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9RGLPJ/1/avalia__o_te_rica_e_experimental_da_transfer_ncia_de_calor_e.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9RGLPJ/2/avalia__o_te_rica_e_experimental_da_transfer_ncia_de_calor_e.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ecadbaa4c23c3480aa23aaf8f81ea71e
419ee224a57e8f1f049021a746d6ccc5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801677043825377280