O educador musical na escola regular em Belo Horizonte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Myrna Valeria Campos de Oliveira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8XVFZN
Resumo: A pesquisa intitulada O educador musical na escola regular em Belo Horizonte visa, através de entrevistas, conhecer e analisar a prática de 5 (cinco) educadores musicais que atuam na escola regular em Belo Horizonte, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental I e II e no Ensino Médio, verificando as condições de seu campo de atuação profissional. Seus objetivos específicos são: (1) conhecer o perfil e a formação musical dos educadores pesquisados; (2) investigar suas práticas metodológicas nas diferentes faixas etárias com que trabalham; (3) verificar os problemas que enfrentam e as estratégias que tem desenvolvido para buscar soluções para esses problemas. Outro aspecto relevante desta pesquisa é a verificação das políticas públicas e da legislação do Estado de Minas Gerais, no que se refere à Educação Musical, tema que vem sofrendo modificações diante da inclusão de conteúdos de música a ser iniciada no ano de 2012. A pesquisa constatou que existe a necessidade de uma formação profissional ampla para os educadores musicais, que esteja focada na prática em sala de aula. Também é necessário melhorar as condições físicas e os recursos materiais que serão utilizados para o ensino de música na escola, como instrumentos e materiais didáticos. Outra conclusão é que as propostas curriculares precisarão ser adaptadas de acordo com o contexto sociocultural de cada escola, região ou cidade. Para todas estas demandas, deve haver um esforço conjunto para oferecermos um espaço físico e ideológico que seja adequado ao ensino de música.
id UFMG_1a9905d996538b6564493380ec343057
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-8XVFZN
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Patricia Furst SantiagoMarco Antonio Farias ScarassattiHeloisa Faria Braga FeichasMyrna Valeria Campos de Oliveira2019-08-09T20:15:50Z2019-08-09T20:15:50Z2011-12-07http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8XVFZNA pesquisa intitulada O educador musical na escola regular em Belo Horizonte visa, através de entrevistas, conhecer e analisar a prática de 5 (cinco) educadores musicais que atuam na escola regular em Belo Horizonte, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental I e II e no Ensino Médio, verificando as condições de seu campo de atuação profissional. Seus objetivos específicos são: (1) conhecer o perfil e a formação musical dos educadores pesquisados; (2) investigar suas práticas metodológicas nas diferentes faixas etárias com que trabalham; (3) verificar os problemas que enfrentam e as estratégias que tem desenvolvido para buscar soluções para esses problemas. Outro aspecto relevante desta pesquisa é a verificação das políticas públicas e da legislação do Estado de Minas Gerais, no que se refere à Educação Musical, tema que vem sofrendo modificações diante da inclusão de conteúdos de música a ser iniciada no ano de 2012. A pesquisa constatou que existe a necessidade de uma formação profissional ampla para os educadores musicais, que esteja focada na prática em sala de aula. Também é necessário melhorar as condições físicas e os recursos materiais que serão utilizados para o ensino de música na escola, como instrumentos e materiais didáticos. Outra conclusão é que as propostas curriculares precisarão ser adaptadas de acordo com o contexto sociocultural de cada escola, região ou cidade. Para todas estas demandas, deve haver um esforço conjunto para oferecermos um espaço físico e ideológico que seja adequado ao ensino de música.This research, entitled "The music educator in regular schools in Belo Horizonte" aims, through interviewing, to acknowledge and analyze the practice of 5 (five) music educators who teach at regular schools in Belo Horizonte, checking the conditions of their field work. Its specific objectives are: (1) identify the characteristics and the musical training of the educators interviewed; 2) investigate the methodological practices in the different age groups which they work with; (3) determine the problems faced and the strategies they have developed to find solutions to these problems. Another important aspect of this research is the verification of public policies and legislation of the State of Minas Gerais, in relation to music education, a topic that is facing changes due to the inclusion of music content to be initiated in 2012. The research found that there is a need for a comprehensive training for music educators, that is focused on musical practice within the classroom. It is also necessary to improve the physical conditions and material resources that will be used to teach music at school. Another conclusion is that the proposed curriculum will need to be adapted according to the sociocultural context of each school, region or city. In face of all these demands, it will be necessary a joint effort of music educators, so that a physical and ideological space for music in school may be accomplished.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMusica Instrução e estudoEducação musicalEducação MusicalEnsino de músicaMúsica na escola regularO educador musical na escola regular em Belo Horizonteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_de_mestrado_myrna_oliveira.pdfapplication/pdf863251https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-8XVFZN/1/disserta__o_de_mestrado_myrna_oliveira.pdfa29edb4a995b270de72d2e36ca7c5784MD51TEXTdisserta__o_de_mestrado_myrna_oliveira.pdf.txtdisserta__o_de_mestrado_myrna_oliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain294320https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-8XVFZN/2/disserta__o_de_mestrado_myrna_oliveira.pdf.txtf03de2fc839b58538e75c5b551a415e7MD521843/AAGS-8XVFZN2019-11-14 04:50:13.826oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-8XVFZNRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:50:13Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O educador musical na escola regular em Belo Horizonte
title O educador musical na escola regular em Belo Horizonte
spellingShingle O educador musical na escola regular em Belo Horizonte
Myrna Valeria Campos de Oliveira
Educação Musical
Ensino de música
Música na escola regular
Musica Instrução e estudo
Educação musical
title_short O educador musical na escola regular em Belo Horizonte
title_full O educador musical na escola regular em Belo Horizonte
title_fullStr O educador musical na escola regular em Belo Horizonte
title_full_unstemmed O educador musical na escola regular em Belo Horizonte
title_sort O educador musical na escola regular em Belo Horizonte
author Myrna Valeria Campos de Oliveira
author_facet Myrna Valeria Campos de Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Patricia Furst Santiago
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Marco Antonio Farias Scarassatti
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Heloisa Faria Braga Feichas
dc.contributor.author.fl_str_mv Myrna Valeria Campos de Oliveira
contributor_str_mv Patricia Furst Santiago
Marco Antonio Farias Scarassatti
Heloisa Faria Braga Feichas
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Musical
Ensino de música
Música na escola regular
topic Educação Musical
Ensino de música
Música na escola regular
Musica Instrução e estudo
Educação musical
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Musica Instrução e estudo
Educação musical
description A pesquisa intitulada O educador musical na escola regular em Belo Horizonte visa, através de entrevistas, conhecer e analisar a prática de 5 (cinco) educadores musicais que atuam na escola regular em Belo Horizonte, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental I e II e no Ensino Médio, verificando as condições de seu campo de atuação profissional. Seus objetivos específicos são: (1) conhecer o perfil e a formação musical dos educadores pesquisados; (2) investigar suas práticas metodológicas nas diferentes faixas etárias com que trabalham; (3) verificar os problemas que enfrentam e as estratégias que tem desenvolvido para buscar soluções para esses problemas. Outro aspecto relevante desta pesquisa é a verificação das políticas públicas e da legislação do Estado de Minas Gerais, no que se refere à Educação Musical, tema que vem sofrendo modificações diante da inclusão de conteúdos de música a ser iniciada no ano de 2012. A pesquisa constatou que existe a necessidade de uma formação profissional ampla para os educadores musicais, que esteja focada na prática em sala de aula. Também é necessário melhorar as condições físicas e os recursos materiais que serão utilizados para o ensino de música na escola, como instrumentos e materiais didáticos. Outra conclusão é que as propostas curriculares precisarão ser adaptadas de acordo com o contexto sociocultural de cada escola, região ou cidade. Para todas estas demandas, deve haver um esforço conjunto para oferecermos um espaço físico e ideológico que seja adequado ao ensino de música.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-12-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T20:15:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-09T20:15:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8XVFZN
url http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8XVFZN
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-8XVFZN/1/disserta__o_de_mestrado_myrna_oliveira.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-8XVFZN/2/disserta__o_de_mestrado_myrna_oliveira.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a29edb4a995b270de72d2e36ca7c5784
f03de2fc839b58538e75c5b551a415e7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589408508608512