Ensino e aprendizagem da produção textual no ensino médio: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/MGSS-A8PK5R |
Resumo: | A presente pesquisa se configura como um estudo de caso de base etnográfica. Busca-se a compreensão de uma realidade singular, historicamente situada, quanto ao ensino-aprendizagem da escrita, mas que se projeta em contextos mais amplos que envolvem o tema em questão. A natureza do estudo é, essencialmente, qualitativa, centrada na descrição e análise de dados. Os elementos sob investigação são o ensino da produção textual por duas professoras de Língua Portuguesa e a aprendizagem de 45 alunos, pertencentes a duas turmas de 3º ano do Ensino Médio, em uma escola pública estadual, localizada no interior de Minas Gerais. O objetivo principal da pesquisa é conhecer a realidade do ensino e da aprendizagem da produção textual nesse contexto para, a partir daí, analisar e debater os dados obtidos com vistas a discutir possibilidades de melhoria do ensino. Como ações de intervenção, os alunos participantes escreveram redações que foram lidas, corrigidas e avaliadas pela pesquisadora, com base na Matriz de Referência para a Redação do ENEM 2014. Os resultados obtidos apontam que há a demanda de um planejamento sistematizado para o ensino da produção de texto. É necessário que sejam traçados objetivos concretos para o ensino da produção textual. Os professores precisam ter mais apoio pedagógico e mecanismos que possam lhes garantir mais autoestima, segurança e confiança no trabalho que desenvolvem em sala de aula. Os alunos, por sua vez, enquanto responsáveis pelo que escrevem, carecem também de autoestima. Eles precisam acreditar mais no potencial que têm para a escrita, pois só assim poderão assumir devidamente a autoria dos textos que produzem. Espera-se que as discussões deste trabalho possam impactar positivamente para a formação continuada de professores e, consequentemente, para a formação de alunos com maior proficiência na escrita. |
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Eliana Amarante de Mendonca MendesArabie Bezri HermontJanice Helena Silva de Rezende Chaves MarinhoMaria Beatriz Nascimento DecatSuzana dos Santos GomesMonica Moreira de Magalhaes2019-08-09T19:11:23Z2019-08-09T19:11:23Z2016-02-25http://hdl.handle.net/1843/MGSS-A8PK5RA presente pesquisa se configura como um estudo de caso de base etnográfica. Busca-se a compreensão de uma realidade singular, historicamente situada, quanto ao ensino-aprendizagem da escrita, mas que se projeta em contextos mais amplos que envolvem o tema em questão. A natureza do estudo é, essencialmente, qualitativa, centrada na descrição e análise de dados. Os elementos sob investigação são o ensino da produção textual por duas professoras de Língua Portuguesa e a aprendizagem de 45 alunos, pertencentes a duas turmas de 3º ano do Ensino Médio, em uma escola pública estadual, localizada no interior de Minas Gerais. O objetivo principal da pesquisa é conhecer a realidade do ensino e da aprendizagem da produção textual nesse contexto para, a partir daí, analisar e debater os dados obtidos com vistas a discutir possibilidades de melhoria do ensino. Como ações de intervenção, os alunos participantes escreveram redações que foram lidas, corrigidas e avaliadas pela pesquisadora, com base na Matriz de Referência para a Redação do ENEM 2014. Os resultados obtidos apontam que há a demanda de um planejamento sistematizado para o ensino da produção de texto. É necessário que sejam traçados objetivos concretos para o ensino da produção textual. Os professores precisam ter mais apoio pedagógico e mecanismos que possam lhes garantir mais autoestima, segurança e confiança no trabalho que desenvolvem em sala de aula. Os alunos, por sua vez, enquanto responsáveis pelo que escrevem, carecem também de autoestima. Eles precisam acreditar mais no potencial que têm para a escrita, pois só assim poderão assumir devidamente a autoria dos textos que produzem. Espera-se que as discussões deste trabalho possam impactar positivamente para a formação continuada de professores e, consequentemente, para a formação de alunos com maior proficiência na escrita.This research is an ethnographic based case study. It aims to investigate a singular and historically situated reality, concerning the teaching-learning writing process, even though it projects to wider contexts which involve the issue. The nature of this study is, essentially, qualitative, centered on description and analysis of data. The elements under investigation are the writing teaching process developed by two Portuguese teachers and the learning process undergone by 45 students from two classes, enrolled in the third year in High School in a state public school, in the interior of Minas Gerais. The main purpose of the research is to investigate the reality of the writing teaching and learning processes in this context in order to analyze the data and discuss possibilities to improve teaching. As intervention activities, students wrote texts which were read, corrected and evaluated by the researcher, based on the Matrix of Reference to Writing for ENEM 2014. The results obtained indicate that there is the necessity of a systematized planning to teach writing. It is necessary to plan concrete objectives for the writing teaching. Teachers need to have more pedagogical support and mechanisms which can ensure them a higher self-esteem, security and confidence in their work in classroom. Students, on their hand, as responsible for what they write, also need self-esteem. They need to believe more in their potential to writing, because only by this way they will be able to properly take on the authorship in their texts. It is expected that discussions of this work can positively impact teacher continuing education and, consequently, students formation concerning higher proficiency in writing.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLíngua portuguesa Ensino médioAprendizagem AvaliaçãoProdução de textosLingua portuguesa EscritaLingüística textualLíngua portuguesa Estudo e ensinoEnsino MédioEnsino-aprendizagemProdução textualEnsino e aprendizagem da produção textual no ensino médio: um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_produ__o_textual_no_ensino_m_dio.pdfapplication/pdf40853076https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-A8PK5R/1/tese_produ__o_textual_no_ensino_m_dio.pdffef05c1083b5ed521c1a865ffb51a303MD51TEXTtese_produ__o_textual_no_ensino_m_dio.pdf.txttese_produ__o_textual_no_ensino_m_dio.pdf.txtExtracted texttext/plain352843https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-A8PK5R/2/tese_produ__o_textual_no_ensino_m_dio.pdf.txt587992158e192032d5c939c636a21db0MD521843/MGSS-A8PK5R2019-11-14 04:35:33.569oai:repositorio.ufmg.br:1843/MGSS-A8PK5RRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:35:33Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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