Construção do conhecimento e a estruturação das decisões do levantador de voleibol no núcleo do sistema ofensivo na ação situada e incorporada
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQSKB9 |
Resumo: | O estudo investigou a tomada de decisão do levantador, na complexidade do mundo real, referente à organização do sistema ofensivo: distribuição de jogo. Participaram deste estudo dois levantadores top-level de voleibol, um de cada sexo, ambos campeões internacionais no escalão adulto pela Seleção Brasileira. À luz da teoria do Curso da Ação, perante a entrevista de autoconfrontação, os jogadores foram ao mesmo tempo os observadores e os observados da respectiva ação no transcorrer da partida. A autoconfrontação foi empregada em dois distintos confrontos competitivos de cada equipe na fase final da Superliga. Os jogos foram registrados em vídeo. Em seguida, houve o encontro entre pesquisador e jogador, onde este verbalizou as decisões relacionadas à distribuição de jogo. Em convergência com a respectiva ação na situação real, o jogador expôs as razões para as próprias decisões em todas as sequências ofensivas. Posteriormente, estabeleceu-se a interação do pesquisador com treinadores brasileiros de elite no Voleibol. A análise das decisões dos levantadores, na organização ofensiva, envolveu o confronto entre cada ação executada na partida e o significado construído pelo próprio jogador em referência à respectiva ação. A discussão e a concordância entre o pesquisador e os treinadores, sobre as ações táticas dos levantadores expostas nas autoconfrontações e nos respectivos jogos, resultou na formação de unidades táticas relativas à tomada de decisão na distribuição de jogo. A análise dos dados revelou, a partir das interações entre jogador (observador-observado) e anuências entre atleta-pesquisador-treinador, diferentes dimensões táticas relativas à tomada de decisão no núcleo da distribuição de jogo. As dimensões foram inseridas em duas diferentes interações: comunicação com os integrantes da própria equipe e contracomunicação com os integrantes da equipe oponente. A comunicação teve em sua composição as dimensões táticas: primeiro toque; prévio conhecimento ofensivo dos jogadores; controle ofensivo, percepção da movimentação ofensiva; replicação ofensiva; precisão ofensiva; expectativa ofensiva. A contracomunicação em sua composição envolveu as dimensões: bloqueador de extremidade; bloqueador central; bloqueador central e de extremidade em conjunto. Estes resultados propiciaram a compreensão da tomada de decisão do levantador de voleibol top-level, mediante os processos cognitivos e a lógica do jogo. As presentes dimensões táticas poderão ser empregadas como indicadores, referentes à decisão dos levantadores, em associação também ao primeiro e terceiro toque, por intermédio da interação entre pesquisador e jogador ou treinador e jogador. Estes procedimentos contribuirão na orientação do treinamento do sistema ofensivo da equipe. O estudo demonstrou que equipes de sucesso no voleibol brasileiro possuem levantadores com autonomia decisional, que elaboram as decisões com inteligência e criatividade. |
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Pablo Juan GrecoIsabel MesquitaFrancisco de Paula Antunes LimaCornelis Johannes Van StralenValmor RamosJuarez Vieira do NascimentoCristino Julio Alves da Silva Matias2019-08-10T15:27:56Z2019-08-10T15:27:56Z2015-11-03http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQSKB9O estudo investigou a tomada de decisão do levantador, na complexidade do mundo real, referente à organização do sistema ofensivo: distribuição de jogo. Participaram deste estudo dois levantadores top-level de voleibol, um de cada sexo, ambos campeões internacionais no escalão adulto pela Seleção Brasileira. À luz da teoria do Curso da Ação, perante a entrevista de autoconfrontação, os jogadores foram ao mesmo tempo os observadores e os observados da respectiva ação no transcorrer da partida. A autoconfrontação foi empregada em dois distintos confrontos competitivos de cada equipe na fase final da Superliga. Os jogos foram registrados em vídeo. 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A análise dos dados revelou, a partir das interações entre jogador (observador-observado) e anuências entre atleta-pesquisador-treinador, diferentes dimensões táticas relativas à tomada de decisão no núcleo da distribuição de jogo. As dimensões foram inseridas em duas diferentes interações: comunicação com os integrantes da própria equipe e contracomunicação com os integrantes da equipe oponente. A comunicação teve em sua composição as dimensões táticas: primeiro toque; prévio conhecimento ofensivo dos jogadores; controle ofensivo, percepção da movimentação ofensiva; replicação ofensiva; precisão ofensiva; expectativa ofensiva. A contracomunicação em sua composição envolveu as dimensões: bloqueador de extremidade; bloqueador central; bloqueador central e de extremidade em conjunto. Estes resultados propiciaram a compreensão da tomada de decisão do levantador de voleibol top-level, mediante os processos cognitivos e a lógica do jogo. As presentes dimensões táticas poderão ser empregadas como indicadores, referentes à decisão dos levantadores, em associação também ao primeiro e terceiro toque, por intermédio da interação entre pesquisador e jogador ou treinador e jogador. Estes procedimentos contribuirão na orientação do treinamento do sistema ofensivo da equipe. O estudo demonstrou que equipes de sucesso no voleibol brasileiro possuem levantadores com autonomia decisional, que elaboram as decisões com inteligência e criatividade.The study investigated the setter's decision-making within the complexity of the real world, in its role of organizing the offensive system. The participants were two top-level setters: one of each sex. Both were international champions the Brazilian Volleyball national team. The theoretical framework of this research was the Course of Action and the self-confrontation interview, was the tool for collecting data. The athletes were both observers and observed in their own actions. The self-confrontation interview was employed in two games for each team in the finals of Superliga. The games were recorded on video. In convergence with its action performed in the game, the athlete explained the reasons of the decision-making of each action, in all offensive sequences. After this, the interaction of the investigator was with some elite coaches volleyball. The analysis of the decisions of the setters on the offensive organization involved confrontation between the action performed in the match and the significance of this action built by the player. The researcher and coach discussion related with the setters' action in the game and the setters' analysis from the self-confrontation in the units resulted in the decision-making framework of the offensive organization. From the analyse of the interactions between the setter (as observer and observed) and also between the player, the researcher and the coaches, different tactics dimensions relative to the setter's decision making were identified. Researcher and coach agreed with all the built dimensions. The dimensions were inserted in two different interactions: communication with members of his own team and counter communication with members of the opposing team. The communication included the following tactical dimensions: first touch (reception or defense); previous knowledge of offensive players; offensive control, perception of the offensive move; offensive replication; offensive precision; offensive expectation. Counter communication by this side included: wing-blocker; middle-blocker; both wing-blocker and middle-blocker. The results enable a deeper understanding of the setters decision making which involved the cognitive processes and the logic of the game. Those tactical dimensions can be used as indicators for training the decision making of the setter and the first and thirth touch as well, through the interaction between researcher and player or coach and player. This will guide the training of team's offensive system. The study showed that successful teams in the Brazilian volleyball have setters that show a strong decisional autonomy and skillfulness to decide with intelligence and creativity.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGProcesso decisórioTomada de decisõesCogniçãoVoleibolLevantadorCognição e açãoDistribuiçãoVoleibolConstrução do conhecimento e a estruturação das decisões do levantador de voleibol no núcleo do sistema ofensivo na ação situada e incorporadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese___oficial__cjasm_2015_.pdfapplication/pdf5202820https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AQSKB9/1/tese___oficial__cjasm_2015_.pdfd192d05b1549e4a5b84d6b51eff0d755MD51TEXTtese___oficial__cjasm_2015_.pdf.txttese___oficial__cjasm_2015_.pdf.txtExtracted texttext/plain564814https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AQSKB9/2/tese___oficial__cjasm_2015_.pdf.txtaa60742d6825ad646faf7c6e5f189288MD521843/BUOS-AQSKB92019-11-14 11:28:31.354oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AQSKB9Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:28:31Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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