Refazer o corpo e libertar-se do espetáculo: sugestões de Gordon Craig e Étienne Decroux para composições em des-atos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
DOI: | 10.26512/vis.v15i1.14523 |
Texto Completo: | https://doi.org/10.26512/vis.v15i1.14523 http://hdl.handle.net/1843/38883 https://orcid.org/0000-0002-4420-6786 |
Resumo: | The essay presents artistic propositions of Gordon Craig and Étienne Decroux seeking to discuss composition and decomposition propositions through them. This paper finds its initial support in the notion of Theatre of Movement and in the actor’s workmanship that can be found in Dramatic Corporeal Mime. It tries to recognize that the play’s constitution does not need the preferential motivation of the scenic act and that the performativity, in this case, values the exercise of an actor/performer into him/herself and his/her body, in which could be seen the indication of a questioning conduct over his/her own artistic production: a Un-Act (Krapow, 2007). |
id |
UFMG_1b547a0de1b799bd28b456847d1d833a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/38883 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
spelling |
Refazer o corpo e libertar-se do espetáculo: sugestões de Gordon Craig e Étienne Decroux para composições em des-atosRemaking the body and freeing the play: suggestions from Gordon Craig and Étienne Decroux to composse un-actosPerformatividadeTeatro de movimentoMímica corporal dramáticaArtesania de atorDes-atoCraig, Edward Gordon, 1872-1966Decroux, Etienne, 1898-Performance (Arte)Expressão corporalArtes cênicasTeatroThe essay presents artistic propositions of Gordon Craig and Étienne Decroux seeking to discuss composition and decomposition propositions through them. This paper finds its initial support in the notion of Theatre of Movement and in the actor’s workmanship that can be found in Dramatic Corporeal Mime. It tries to recognize that the play’s constitution does not need the preferential motivation of the scenic act and that the performativity, in this case, values the exercise of an actor/performer into him/herself and his/her body, in which could be seen the indication of a questioning conduct over his/her own artistic production: a Un-Act (Krapow, 2007).O presente ensaio apresenta propostas artísticas de Gordon Craig e Étienne Decroux buscando discutir procedimentos de composição e decomposição performativas por meio delas. Esta reflexão encontra apoio inicial nas noções do Teatro de Movimento e também da artesania de ator manifestada por meio da Mímica Corporal Dramática. Busca-se reconhecer que a constituição de um espetáculo não precisa ser a motivação preferencial de um ato cênico e que a performatividade, neste caso, valoriza o exercício do ator/performer sobre si mesmo, seu corpo, podendo sinalizar uma conduta de questionamento da própria produção artística, vindo a ser um “des-ato” (Kaprow, 2007).Universidade Federal de Minas GeraisBrasilEBA - DEPARTAMENTO DE FOTOGRAFIAUFMG2021-12-17T20:53:19Z2021-12-17T20:53:19Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.26512/vis.v15i1.145232447-2484http://hdl.handle.net/1843/38883https://orcid.org/0000-0002-4420-6786porVIS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da UnBMaria Beatriz Braga Mendonçainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2021-12-17T20:53:19Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/38883Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2021-12-17T20:53:19Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Refazer o corpo e libertar-se do espetáculo: sugestões de Gordon Craig e Étienne Decroux para composições em des-atos Remaking the body and freeing the play: suggestions from Gordon Craig and Étienne Decroux to composse un-actos |
title |
Refazer o corpo e libertar-se do espetáculo: sugestões de Gordon Craig e Étienne Decroux para composições em des-atos |
spellingShingle |
Refazer o corpo e libertar-se do espetáculo: sugestões de Gordon Craig e Étienne Decroux para composições em des-atos Refazer o corpo e libertar-se do espetáculo: sugestões de Gordon Craig e Étienne Decroux para composições em des-atos Maria Beatriz Braga Mendonça Performatividade Teatro de movimento Mímica corporal dramática Artesania de ator Des-ato Craig, Edward Gordon, 1872-1966 Decroux, Etienne, 1898- Performance (Arte) Expressão corporal Artes cênicas Teatro Maria Beatriz Braga Mendonça Performatividade Teatro de movimento Mímica corporal dramática Artesania de ator Des-ato Craig, Edward Gordon, 1872-1966 Decroux, Etienne, 1898- Performance (Arte) Expressão corporal Artes cênicas Teatro |
title_short |
Refazer o corpo e libertar-se do espetáculo: sugestões de Gordon Craig e Étienne Decroux para composições em des-atos |
title_full |
Refazer o corpo e libertar-se do espetáculo: sugestões de Gordon Craig e Étienne Decroux para composições em des-atos |
title_fullStr |
Refazer o corpo e libertar-se do espetáculo: sugestões de Gordon Craig e Étienne Decroux para composições em des-atos Refazer o corpo e libertar-se do espetáculo: sugestões de Gordon Craig e Étienne Decroux para composições em des-atos |
title_full_unstemmed |
Refazer o corpo e libertar-se do espetáculo: sugestões de Gordon Craig e Étienne Decroux para composições em des-atos Refazer o corpo e libertar-se do espetáculo: sugestões de Gordon Craig e Étienne Decroux para composições em des-atos |
title_sort |
Refazer o corpo e libertar-se do espetáculo: sugestões de Gordon Craig e Étienne Decroux para composições em des-atos |
author |
Maria Beatriz Braga Mendonça |
author_facet |
Maria Beatriz Braga Mendonça Maria Beatriz Braga Mendonça |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maria Beatriz Braga Mendonça |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Performatividade Teatro de movimento Mímica corporal dramática Artesania de ator Des-ato Craig, Edward Gordon, 1872-1966 Decroux, Etienne, 1898- Performance (Arte) Expressão corporal Artes cênicas Teatro |
topic |
Performatividade Teatro de movimento Mímica corporal dramática Artesania de ator Des-ato Craig, Edward Gordon, 1872-1966 Decroux, Etienne, 1898- Performance (Arte) Expressão corporal Artes cênicas Teatro |
description |
The essay presents artistic propositions of Gordon Craig and Étienne Decroux seeking to discuss composition and decomposition propositions through them. This paper finds its initial support in the notion of Theatre of Movement and in the actor’s workmanship that can be found in Dramatic Corporeal Mime. It tries to recognize that the play’s constitution does not need the preferential motivation of the scenic act and that the performativity, in this case, values the exercise of an actor/performer into him/herself and his/her body, in which could be seen the indication of a questioning conduct over his/her own artistic production: a Un-Act (Krapow, 2007). |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2021-12-17T20:53:19Z 2021-12-17T20:53:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.26512/vis.v15i1.14523 2447-2484 http://hdl.handle.net/1843/38883 https://orcid.org/0000-0002-4420-6786 |
url |
https://doi.org/10.26512/vis.v15i1.14523 http://hdl.handle.net/1843/38883 https://orcid.org/0000-0002-4420-6786 |
identifier_str_mv |
2447-2484 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
VIS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da UnB |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil EBA - DEPARTAMENTO DE FOTOGRAFIA UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil EBA - DEPARTAMENTO DE FOTOGRAFIA UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1822183112856043520 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.26512/vis.v15i1.14523 |