Refazer o corpo e libertar-se do espetáculo: sugestões de Gordon Craig e Étienne Decroux para composições em des-atos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Beatriz Braga Mendonça
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
DOI: 10.26512/vis.v15i1.14523
Texto Completo: https://doi.org/10.26512/vis.v15i1.14523
http://hdl.handle.net/1843/38883
https://orcid.org/0000-0002-4420-6786
Resumo: The essay presents artistic propositions of Gordon Craig and Étienne Decroux seeking to discuss composition and decomposition propositions through them. This paper finds its initial support in the notion of Theatre of Movement and in the actor’s workmanship that can be found in Dramatic Corporeal Mime. It tries to recognize that the play’s constitution does not need the preferential motivation of the scenic act and that the performativity, in this case, values the exercise of an actor/performer into him/herself and his/her body, in which could be seen the indication of a questioning conduct over his/her own artistic production: a Un-Act (Krapow, 2007).
id UFMG_1b547a0de1b799bd28b456847d1d833a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/38883
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
spelling Refazer o corpo e libertar-se do espetáculo: sugestões de Gordon Craig e Étienne Decroux para composições em des-atosRemaking the body and freeing the play: suggestions from Gordon Craig and Étienne Decroux to composse un-actosPerformatividadeTeatro de movimentoMímica corporal dramáticaArtesania de atorDes-atoCraig, Edward Gordon, 1872-1966Decroux, Etienne, 1898-Performance (Arte)Expressão corporalArtes cênicasTeatroThe essay presents artistic propositions of Gordon Craig and Étienne Decroux seeking to discuss composition and decomposition propositions through them. This paper finds its initial support in the notion of Theatre of Movement and in the actor’s workmanship that can be found in Dramatic Corporeal Mime. It tries to recognize that the play’s constitution does not need the preferential motivation of the scenic act and that the performativity, in this case, values the exercise of an actor/performer into him/herself and his/her body, in which could be seen the indication of a questioning conduct over his/her own artistic production: a Un-Act (Krapow, 2007).O presente ensaio apresenta propostas artísticas de Gordon Craig e Étienne Decroux buscando discutir procedimentos de composição e decomposição performativas por meio delas. Esta reflexão encontra apoio inicial nas noções do Teatro de Movimento e também da artesania de ator manifestada por meio da Mímica Corporal Dramática. Busca-se reconhecer que a constituição de um espetáculo não precisa ser a motivação preferencial de um ato cênico e que a performatividade, neste caso, valoriza o exercício do ator/performer sobre si mesmo, seu corpo, podendo sinalizar uma conduta de questionamento da própria produção artística, vindo a ser um “des-ato” (Kaprow, 2007).Universidade Federal de Minas GeraisBrasilEBA - DEPARTAMENTO DE FOTOGRAFIAUFMG2021-12-17T20:53:19Z2021-12-17T20:53:19Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.26512/vis.v15i1.145232447-2484http://hdl.handle.net/1843/38883https://orcid.org/0000-0002-4420-6786porVIS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da UnBMaria Beatriz Braga Mendonçainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2021-12-17T20:53:19Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/38883Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2021-12-17T20:53:19Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Refazer o corpo e libertar-se do espetáculo: sugestões de Gordon Craig e Étienne Decroux para composições em des-atos
Remaking the body and freeing the play: suggestions from Gordon Craig and Étienne Decroux to composse un-actos
title Refazer o corpo e libertar-se do espetáculo: sugestões de Gordon Craig e Étienne Decroux para composições em des-atos
spellingShingle Refazer o corpo e libertar-se do espetáculo: sugestões de Gordon Craig e Étienne Decroux para composições em des-atos
Refazer o corpo e libertar-se do espetáculo: sugestões de Gordon Craig e Étienne Decroux para composições em des-atos
Maria Beatriz Braga Mendonça
Performatividade
Teatro de movimento
Mímica corporal dramática
Artesania de ator
Des-ato
Craig, Edward Gordon, 1872-1966
Decroux, Etienne, 1898-
Performance (Arte)
Expressão corporal
Artes cênicas
Teatro
Maria Beatriz Braga Mendonça
Performatividade
Teatro de movimento
Mímica corporal dramática
Artesania de ator
Des-ato
Craig, Edward Gordon, 1872-1966
Decroux, Etienne, 1898-
Performance (Arte)
Expressão corporal
Artes cênicas
Teatro
title_short Refazer o corpo e libertar-se do espetáculo: sugestões de Gordon Craig e Étienne Decroux para composições em des-atos
title_full Refazer o corpo e libertar-se do espetáculo: sugestões de Gordon Craig e Étienne Decroux para composições em des-atos
title_fullStr Refazer o corpo e libertar-se do espetáculo: sugestões de Gordon Craig e Étienne Decroux para composições em des-atos
Refazer o corpo e libertar-se do espetáculo: sugestões de Gordon Craig e Étienne Decroux para composições em des-atos
title_full_unstemmed Refazer o corpo e libertar-se do espetáculo: sugestões de Gordon Craig e Étienne Decroux para composições em des-atos
Refazer o corpo e libertar-se do espetáculo: sugestões de Gordon Craig e Étienne Decroux para composições em des-atos
title_sort Refazer o corpo e libertar-se do espetáculo: sugestões de Gordon Craig e Étienne Decroux para composições em des-atos
author Maria Beatriz Braga Mendonça
author_facet Maria Beatriz Braga Mendonça
Maria Beatriz Braga Mendonça
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria Beatriz Braga Mendonça
dc.subject.por.fl_str_mv Performatividade
Teatro de movimento
Mímica corporal dramática
Artesania de ator
Des-ato
Craig, Edward Gordon, 1872-1966
Decroux, Etienne, 1898-
Performance (Arte)
Expressão corporal
Artes cênicas
Teatro
topic Performatividade
Teatro de movimento
Mímica corporal dramática
Artesania de ator
Des-ato
Craig, Edward Gordon, 1872-1966
Decroux, Etienne, 1898-
Performance (Arte)
Expressão corporal
Artes cênicas
Teatro
description The essay presents artistic propositions of Gordon Craig and Étienne Decroux seeking to discuss composition and decomposition propositions through them. This paper finds its initial support in the notion of Theatre of Movement and in the actor’s workmanship that can be found in Dramatic Corporeal Mime. It tries to recognize that the play’s constitution does not need the preferential motivation of the scenic act and that the performativity, in this case, values the exercise of an actor/performer into him/herself and his/her body, in which could be seen the indication of a questioning conduct over his/her own artistic production: a Un-Act (Krapow, 2007).
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2021-12-17T20:53:19Z
2021-12-17T20:53:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.26512/vis.v15i1.14523
2447-2484
http://hdl.handle.net/1843/38883
https://orcid.org/0000-0002-4420-6786
url https://doi.org/10.26512/vis.v15i1.14523
http://hdl.handle.net/1843/38883
https://orcid.org/0000-0002-4420-6786
identifier_str_mv 2447-2484
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv VIS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da UnB
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
EBA - DEPARTAMENTO DE FOTOGRAFIA
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
EBA - DEPARTAMENTO DE FOTOGRAFIA
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1822183112856043520
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.26512/vis.v15i1.14523