Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_1ba4261bb6eb384a010afa7ce3bc7db1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9H6JQZ
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Frederico Rodrigues Borges da CruzRoberto da Costa QuininoGregorio Saravia AtuncarJosé Hissa FerreiraHarley Francisco de Araujo2019-08-14T17:48:45Z2019-08-14T17:48:45Z2004-11-25http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9H6JQZNesta dissertação, abordamos a questão da modelagem do tráfego entre filas em sistemas de filas M/G/c/c dependentes do estado, configuradas em redes. Topologias série, divisão (do inglês split) e junção (merge) foram consideradas. Para a avaliação dos sistemas observamos principalmente os tempos entre partidas, mas também as tradicionais medidas de desempenho, isto é, a probabilidade de bloqueio, a taxa efetiva de chegada (também conhecida como a taxa de atendimento, em inglês throughput), o número médio de usuários no sistema (ou o work-in-process) e o tempo médio no sistema. Os resultados indicam que o modelo com chegadas exponenciais é uma boa aproximação na modelagem do tráfego entre filas, em quase todos os casos simulados. Eles apontam, também, para uma surpreendente similaridade existente entre topologias diversas. Estes resultados são comprovados pelas simulações.This dissertation deals with issues related to modeling inter-queue traffic in network of M/G/c/c state-dependent queues. We considered queues in series, merges, and splits. In order to evaluate the systems, we observed mainly the inter-departure time, but also regarded were the traditional performance measurements such as blocking probability, throughput, work-in-process, and sojourn time. Our results point to a good fit of the exponential distributions in modeling the inter-queue inter-departure time, in almost all cases tested.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEstatísticaTeoria das filasEngenharia de tráfegoSistemas de redeEstatísticaCaracterização de tráfego entre filas M/ G/ c/ c dependentes de estadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o___harley_francisco_de_araujo.pdfapplication/pdf1593761https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9H6JQZ/1/disserta__o___harley_francisco_de_araujo.pdf65d067292e14251d13e24746c44955e5MD51TEXTdisserta__o___harley_francisco_de_araujo.pdf.txtdisserta__o___harley_francisco_de_araujo.pdf.txtExtracted texttext/plain92010https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9H6JQZ/2/disserta__o___harley_francisco_de_araujo.pdf.txt6499c10c20708a3c4d5cf681b1aa43c7MD521843/BUBD-9H6JQZ2019-11-14 15:11:54.228oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9H6JQZRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:11:54Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813547560735866880