Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_1cb243171b124568f7414127c4f5cf06
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/MSMR-729P92
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Rosana Ferreira SampaioMarcella Guimaraes Assis TiradoPaulo Sergio Carneiro MirandaRosangela Minardi Mitre CottaViviane Gontijo Augusto2019-08-11T14:45:14Z2019-08-11T14:45:14Z2006-12-07http://hdl.handle.net/1843/MSMR-729P92O fenômeno da LER/DORT (Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionado ao Trabalho) é caracterizado por heterogeneidade do quadro clínico, dificuldades de diagnóstico, tratamento e reabilitação. Observando-se a prática clínica, é comum, entre os profissionais de saúde, e mais especificamente entre os fisioterapeutas colocações do tipo: pacientes com LER/DORT não apresentam prognóstico favorável. A fundamentação para este tipo de pressuposto clínico ainda não está clara. Assim, o objetivo deste estudo foi conhecer as representações dos fisioterapeutas a respeito da LER/DORT e analisar como estas representações interferem na prática clínica. Participaram do estudo 14 fisioterapeutas da cidade de Divinópolis, Minas Gerais, cujo o tempo de graduação oscilou entre 1973 e 2005. O estudo foi realizado numa abordagem qualitativa e os recursos metodológicos foram entrevista semi-estruturada e observação não participante. A teoria das representações sociais e a epistemologia comparativa serviram como referenciais teóricos. Considerando que cada método revela diferentes aspectos da realidade empírica, buscou-se a triangulação das unidades temáticas com a informação da literatura e os dados da observação. A análise das entrevistas revelou que a representação dos fisioterapeutas sobre LER/DORT e o doente foi elaborada coletivamente a partir da realidade cotidiana e que se configurou entre os entrevistados um estilo de pensamento reducionista. Desta forma, verificou-se uma concepção mecanicista do organismo humano, com a perda do vínculo entre o doente a doença. Este tipo de representação da LER/DORT gera um estilo de pensamento que favorece à culpabilização do paciente e a acomodação do profissional frente à complexidade do problema. Logo, torna-se urgente que o profissional entenda que o corpo biológico é criado e desenvolvido em um ambiente cultural e social específico, portanto, não basta concentrar esforços na tentativa de restaurar o funcionamento normal do corpo se as demandas do paciente são desconsideradas. O conhecimento técnico científico do fisioterapeuta deve ser conciliado com a expressão subjetiva do paciente na busca de estratégias de intervenção mais eficazes.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGTranstornos traumáticos cumulativosPsicologia socialLesões por esforços repetitivosDor Aspectos psicologicosDoenças profissionais Aspectos sociaisepistemologia comparativafisioterapiapressuposto clínicoLER/DORTrepresentação socialUm olhar sobre a LER/DORT no contexto clínico do fisioterapeuta.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_viviane_gontijo.pdfapplication/pdf220601https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MSMR-729P92/1/disserta__o_viviane_gontijo.pdfddb97b32a8841f4a47b7eca6f91a1b2eMD51TEXTdisserta__o_viviane_gontijo.pdf.txtdisserta__o_viviane_gontijo.pdf.txtExtracted texttext/plain99712https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MSMR-729P92/2/disserta__o_viviane_gontijo.pdf.txtc21ba9e7c2be377a6f977a76916384c5MD521843/MSMR-729P922019-11-14 08:01:37.752oai:repositorio.ufmg.br:1843/MSMR-729P92Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:01:37Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813548279380574208