O caminho para a democratização: análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Comendador de Souza Ribeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Lilian Dias Botazini
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LFR6P
Resumo: Para sermos capazes de desenvolver o presente trabalho primeiramente se fez necessário que apresentássemos a Escola Municipal Comendador Lindolfo de Souza Dias, trazendo detalhes sobre sua localização, estrutura física, clientela que atende e a forma de constituição, para que posteriormente pudéssemos adentrar nas considerações sobre o Projeto Político Pedagógico daquela entidade de ensino elencando os temas que por ele são abordados. Uma vez superadas as fazes introdutórias acima mencionadas, obtivemos sustentáculos suficientes para podermos debater a questão fulcral do trabalho que visa precipuamente esmiuçar o tópico Processos de Decisão do Projeto Político Pedagógico da supramencionada entidade de ensino. Para tanto buscamos detectar os pontos constantes daquele documento que são capazes de implementar uma gestão democrática, bem como, apontamos as carências existentes, as quais limitam a autonomia daquela Escola e servem de empecilho para termos uma administração escolar mais dinâmica e efetiva. Dentre os pontos positivos existentes nos processos de decisão da Escola demos ênfase ao Conselho de Ciclo salientando que ele pode vir a ser um instrumento eficiente para se obter uma maior democratização pedagógica desde que seja concedida capacidade de influência a seus membros nos destinos da Escola. Em outro diapasão, apontamos as diversas deficiências do eixo Processos de Decisão demonstrando, dentre outras questões, que a falta de democracia na escolha dos dirigentes da Escola em muito prejudica uma maior participação da comunidade escolar, e ainda esclarecemos que a ausência do Conselho Escola dentre os institutos de tomadas de decisão torna a Escola menos autônoma e democrática. Por derradeiro, elencamos quais atitudes que a nosso ver seriam capazes de fazer com que a Escola além de desenvolver com excelência sua primordial função seja ao mesmo tempo um instrumento capaz de concretizar os anseios não só de seus alunos, mas de todos aqueles que tenham qualquer relação com a Escola.
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