Fronteiras da Fala/Bala: geografia do universo ficcional de Cidade de Deus
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-74XF4D |
Resumo: | Este trabalho propõe uma análise do romance Cidade de Deus, livro de estréia de Paulo Lins, autor carioca, negro, ex-habitante do Conjunto Habitacional Cidade de Deus. Analisamos, comparativamente, o romance e o filme homônimo, dirigido por Fernando Meirelles. O roteiro do filme foi baseado no livro de Paulo Lins. Detivemos-nos no conceito de "estética da violência" e "mercadorização da violência", termos oriundos de polêmicas travadas por críticos brasileiros diante do impacto dessa e de outras produções literárias e cinematográficas contemporâneas. Nesse contexto, o estudo intersemiótico entre a literatura e o cinema no Brasil nos permite contemplar a questão da violência tanto em nível temático, quanto em nível estrutural.Para formular um estudo das representações violentas no corpus estudado, usamos como suporte alguns conceitos freudianos como "trauma", "retorno do recalcado" e "estranho", além do esboço de uma teoria sobre o testemunho no pós-Shoah.A estética da malandragem foi trabalhada enquanto aspecto sócio-cultural brasileiro para enfocar o corpus da dissertação, a partir da crítica cultural de João César Rocha. Percorremos um caminho que parte da teoria dialética malandra, proposta por Antonio Candido, passando pela crítica sociológica de Sérgio Buarque de Holanda, até chegar a Roberto da Matta e , enfim, aos críticos mais contemporâneos. Também contrapusemos as diferentes vozes narrativas que emergem do livro e do filme abordados neste trabalho. |
id |
UFMG_1d619e8f15fc60038dc16d2b575e50cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-74XF4D |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Marli de Oliveira Fantini ScarpelliBenjamin Abdala JúniorMarcos Antonio AlexandreJoana Pinto Wildhagen2019-08-09T22:17:40Z2019-08-09T22:17:40Z2007-07-05http://hdl.handle.net/1843/ECAP-74XF4DEste trabalho propõe uma análise do romance Cidade de Deus, livro de estréia de Paulo Lins, autor carioca, negro, ex-habitante do Conjunto Habitacional Cidade de Deus. Analisamos, comparativamente, o romance e o filme homônimo, dirigido por Fernando Meirelles. O roteiro do filme foi baseado no livro de Paulo Lins. Detivemos-nos no conceito de "estética da violência" e "mercadorização da violência", termos oriundos de polêmicas travadas por críticos brasileiros diante do impacto dessa e de outras produções literárias e cinematográficas contemporâneas. Nesse contexto, o estudo intersemiótico entre a literatura e o cinema no Brasil nos permite contemplar a questão da violência tanto em nível temático, quanto em nível estrutural.Para formular um estudo das representações violentas no corpus estudado, usamos como suporte alguns conceitos freudianos como "trauma", "retorno do recalcado" e "estranho", além do esboço de uma teoria sobre o testemunho no pós-Shoah.A estética da malandragem foi trabalhada enquanto aspecto sócio-cultural brasileiro para enfocar o corpus da dissertação, a partir da crítica cultural de João César Rocha. Percorremos um caminho que parte da teoria dialética malandra, proposta por Antonio Candido, passando pela crítica sociológica de Sérgio Buarque de Holanda, até chegar a Roberto da Matta e , enfim, aos críticos mais contemporâneos. Também contrapusemos as diferentes vozes narrativas que emergem do livro e do filme abordados neste trabalho.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGRap (Música)Adaptações para o cinemaViolencia BrasilFavelas BrasilViolencia na literaturaCinema e literaturaCidade de Deus (Filme)estética da violênciaCidade de Deusconceitos freudianosmercadorização da violênciaFronteiras da Fala/Bala: geografia do universo ficcional de Cidade de Deusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALfronteiras_da_fala_bala.pdfapplication/pdf762826https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-74XF4D/1/fronteiras_da_fala_bala.pdf8b805d7f02afeabd352ecb8e29ac6321MD51TEXTfronteiras_da_fala_bala.pdf.txtfronteiras_da_fala_bala.pdf.txtExtracted texttext/plain230588https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-74XF4D/2/fronteiras_da_fala_bala.pdf.txt6b3d5caf73a7f4556beaac36f0faa1faMD521843/ECAP-74XF4D2019-11-14 12:00:38.932oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-74XF4DRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T15:00:38Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Fronteiras da Fala/Bala: geografia do universo ficcional de Cidade de Deus |
title |
Fronteiras da Fala/Bala: geografia do universo ficcional de Cidade de Deus |
spellingShingle |
Fronteiras da Fala/Bala: geografia do universo ficcional de Cidade de Deus Joana Pinto Wildhagen estética da violência Cidade de Deus conceitos freudianos mercadorização da violência Rap (Música) Adaptações para o cinema Violencia Brasil Favelas Brasil Violencia na literatura Cinema e literatura Cidade de Deus (Filme) |
title_short |
Fronteiras da Fala/Bala: geografia do universo ficcional de Cidade de Deus |
title_full |
Fronteiras da Fala/Bala: geografia do universo ficcional de Cidade de Deus |
title_fullStr |
Fronteiras da Fala/Bala: geografia do universo ficcional de Cidade de Deus |
title_full_unstemmed |
Fronteiras da Fala/Bala: geografia do universo ficcional de Cidade de Deus |
title_sort |
Fronteiras da Fala/Bala: geografia do universo ficcional de Cidade de Deus |
author |
Joana Pinto Wildhagen |
author_facet |
Joana Pinto Wildhagen |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marli de Oliveira Fantini Scarpelli |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Benjamin Abdala Júnior |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Marcos Antonio Alexandre |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Joana Pinto Wildhagen |
contributor_str_mv |
Marli de Oliveira Fantini Scarpelli Benjamin Abdala Júnior Marcos Antonio Alexandre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
estética da violência Cidade de Deus conceitos freudianos mercadorização da violência |
topic |
estética da violência Cidade de Deus conceitos freudianos mercadorização da violência Rap (Música) Adaptações para o cinema Violencia Brasil Favelas Brasil Violencia na literatura Cinema e literatura Cidade de Deus (Filme) |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Rap (Música) Adaptações para o cinema Violencia Brasil Favelas Brasil Violencia na literatura Cinema e literatura Cidade de Deus (Filme) |
description |
Este trabalho propõe uma análise do romance Cidade de Deus, livro de estréia de Paulo Lins, autor carioca, negro, ex-habitante do Conjunto Habitacional Cidade de Deus. Analisamos, comparativamente, o romance e o filme homônimo, dirigido por Fernando Meirelles. O roteiro do filme foi baseado no livro de Paulo Lins. Detivemos-nos no conceito de "estética da violência" e "mercadorização da violência", termos oriundos de polêmicas travadas por críticos brasileiros diante do impacto dessa e de outras produções literárias e cinematográficas contemporâneas. Nesse contexto, o estudo intersemiótico entre a literatura e o cinema no Brasil nos permite contemplar a questão da violência tanto em nível temático, quanto em nível estrutural.Para formular um estudo das representações violentas no corpus estudado, usamos como suporte alguns conceitos freudianos como "trauma", "retorno do recalcado" e "estranho", além do esboço de uma teoria sobre o testemunho no pós-Shoah.A estética da malandragem foi trabalhada enquanto aspecto sócio-cultural brasileiro para enfocar o corpus da dissertação, a partir da crítica cultural de João César Rocha. Percorremos um caminho que parte da teoria dialética malandra, proposta por Antonio Candido, passando pela crítica sociológica de Sérgio Buarque de Holanda, até chegar a Roberto da Matta e , enfim, aos críticos mais contemporâneos. Também contrapusemos as diferentes vozes narrativas que emergem do livro e do filme abordados neste trabalho. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-07-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-09T22:17:40Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-09T22:17:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-74XF4D |
url |
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-74XF4D |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-74XF4D/1/fronteiras_da_fala_bala.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-74XF4D/2/fronteiras_da_fala_bala.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8b805d7f02afeabd352ecb8e29ac6321 6b3d5caf73a7f4556beaac36f0faa1fa |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589404580642816 |