Fronteiras da Fala/Bala: geografia do universo ficcional de Cidade de Deus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Joana Pinto Wildhagen
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-74XF4D
Resumo: Este trabalho propõe uma análise do romance Cidade de Deus, livro de estréia de Paulo Lins, autor carioca, negro, ex-habitante do Conjunto Habitacional Cidade de Deus. Analisamos, comparativamente, o romance e o filme homônimo, dirigido por Fernando Meirelles. O roteiro do filme foi baseado no livro de Paulo Lins. Detivemos-nos no conceito de "estética da violência" e "mercadorização da violência", termos oriundos de polêmicas travadas por críticos brasileiros diante do impacto dessa e de outras produções literárias e cinematográficas contemporâneas. Nesse contexto, o estudo intersemiótico entre a literatura e o cinema no Brasil nos permite contemplar a questão da violência tanto em nível temático, quanto em nível estrutural.Para formular um estudo das representações violentas no corpus estudado, usamos como suporte alguns conceitos freudianos como "trauma", "retorno do recalcado" e "estranho", além do esboço de uma teoria sobre o testemunho no pós-Shoah.A estética da malandragem foi trabalhada enquanto aspecto sócio-cultural brasileiro para enfocar o corpus da dissertação, a partir da crítica cultural de João César Rocha. Percorremos um caminho que parte da teoria dialética malandra, proposta por Antonio Candido, passando pela crítica sociológica de Sérgio Buarque de Holanda, até chegar a Roberto da Matta e , enfim, aos críticos mais contemporâneos. Também contrapusemos as diferentes vozes narrativas que emergem do livro e do filme abordados neste trabalho.
id UFMG_1d619e8f15fc60038dc16d2b575e50cd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-74XF4D
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Marli de Oliveira Fantini ScarpelliBenjamin Abdala JúniorMarcos Antonio AlexandreJoana Pinto Wildhagen2019-08-09T22:17:40Z2019-08-09T22:17:40Z2007-07-05http://hdl.handle.net/1843/ECAP-74XF4DEste trabalho propõe uma análise do romance Cidade de Deus, livro de estréia de Paulo Lins, autor carioca, negro, ex-habitante do Conjunto Habitacional Cidade de Deus. Analisamos, comparativamente, o romance e o filme homônimo, dirigido por Fernando Meirelles. O roteiro do filme foi baseado no livro de Paulo Lins. Detivemos-nos no conceito de "estética da violência" e "mercadorização da violência", termos oriundos de polêmicas travadas por críticos brasileiros diante do impacto dessa e de outras produções literárias e cinematográficas contemporâneas. Nesse contexto, o estudo intersemiótico entre a literatura e o cinema no Brasil nos permite contemplar a questão da violência tanto em nível temático, quanto em nível estrutural.Para formular um estudo das representações violentas no corpus estudado, usamos como suporte alguns conceitos freudianos como "trauma", "retorno do recalcado" e "estranho", além do esboço de uma teoria sobre o testemunho no pós-Shoah.A estética da malandragem foi trabalhada enquanto aspecto sócio-cultural brasileiro para enfocar o corpus da dissertação, a partir da crítica cultural de João César Rocha. Percorremos um caminho que parte da teoria dialética malandra, proposta por Antonio Candido, passando pela crítica sociológica de Sérgio Buarque de Holanda, até chegar a Roberto da Matta e , enfim, aos críticos mais contemporâneos. Também contrapusemos as diferentes vozes narrativas que emergem do livro e do filme abordados neste trabalho.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGRap (Música)Adaptações para o cinemaViolencia BrasilFavelas BrasilViolencia na literaturaCinema e literaturaCidade de Deus (Filme)estética da violênciaCidade de Deusconceitos freudianosmercadorização da violênciaFronteiras da Fala/Bala: geografia do universo ficcional de Cidade de Deusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALfronteiras_da_fala_bala.pdfapplication/pdf762826https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-74XF4D/1/fronteiras_da_fala_bala.pdf8b805d7f02afeabd352ecb8e29ac6321MD51TEXTfronteiras_da_fala_bala.pdf.txtfronteiras_da_fala_bala.pdf.txtExtracted texttext/plain230588https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-74XF4D/2/fronteiras_da_fala_bala.pdf.txt6b3d5caf73a7f4556beaac36f0faa1faMD521843/ECAP-74XF4D2019-11-14 12:00:38.932oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-74XF4DRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T15:00:38Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fronteiras da Fala/Bala: geografia do universo ficcional de Cidade de Deus
title Fronteiras da Fala/Bala: geografia do universo ficcional de Cidade de Deus
spellingShingle Fronteiras da Fala/Bala: geografia do universo ficcional de Cidade de Deus
Joana Pinto Wildhagen
estética da violência
Cidade de Deus
conceitos freudianos
mercadorização da violência
Rap (Música)
Adaptações para o cinema
Violencia Brasil
Favelas Brasil
Violencia na literatura
Cinema e literatura
Cidade de Deus (Filme)
title_short Fronteiras da Fala/Bala: geografia do universo ficcional de Cidade de Deus
title_full Fronteiras da Fala/Bala: geografia do universo ficcional de Cidade de Deus
title_fullStr Fronteiras da Fala/Bala: geografia do universo ficcional de Cidade de Deus
title_full_unstemmed Fronteiras da Fala/Bala: geografia do universo ficcional de Cidade de Deus
title_sort Fronteiras da Fala/Bala: geografia do universo ficcional de Cidade de Deus
author Joana Pinto Wildhagen
author_facet Joana Pinto Wildhagen
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marli de Oliveira Fantini Scarpelli
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Benjamin Abdala Júnior
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Marcos Antonio Alexandre
dc.contributor.author.fl_str_mv Joana Pinto Wildhagen
contributor_str_mv Marli de Oliveira Fantini Scarpelli
Benjamin Abdala Júnior
Marcos Antonio Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv estética da violência
Cidade de Deus
conceitos freudianos
mercadorização da violência
topic estética da violência
Cidade de Deus
conceitos freudianos
mercadorização da violência
Rap (Música)
Adaptações para o cinema
Violencia Brasil
Favelas Brasil
Violencia na literatura
Cinema e literatura
Cidade de Deus (Filme)
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Rap (Música)
Adaptações para o cinema
Violencia Brasil
Favelas Brasil
Violencia na literatura
Cinema e literatura
Cidade de Deus (Filme)
description Este trabalho propõe uma análise do romance Cidade de Deus, livro de estréia de Paulo Lins, autor carioca, negro, ex-habitante do Conjunto Habitacional Cidade de Deus. Analisamos, comparativamente, o romance e o filme homônimo, dirigido por Fernando Meirelles. O roteiro do filme foi baseado no livro de Paulo Lins. Detivemos-nos no conceito de "estética da violência" e "mercadorização da violência", termos oriundos de polêmicas travadas por críticos brasileiros diante do impacto dessa e de outras produções literárias e cinematográficas contemporâneas. Nesse contexto, o estudo intersemiótico entre a literatura e o cinema no Brasil nos permite contemplar a questão da violência tanto em nível temático, quanto em nível estrutural.Para formular um estudo das representações violentas no corpus estudado, usamos como suporte alguns conceitos freudianos como "trauma", "retorno do recalcado" e "estranho", além do esboço de uma teoria sobre o testemunho no pós-Shoah.A estética da malandragem foi trabalhada enquanto aspecto sócio-cultural brasileiro para enfocar o corpus da dissertação, a partir da crítica cultural de João César Rocha. Percorremos um caminho que parte da teoria dialética malandra, proposta por Antonio Candido, passando pela crítica sociológica de Sérgio Buarque de Holanda, até chegar a Roberto da Matta e , enfim, aos críticos mais contemporâneos. Também contrapusemos as diferentes vozes narrativas que emergem do livro e do filme abordados neste trabalho.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-07-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T22:17:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-09T22:17:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/ECAP-74XF4D
url http://hdl.handle.net/1843/ECAP-74XF4D
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-74XF4D/1/fronteiras_da_fala_bala.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-74XF4D/2/fronteiras_da_fala_bala.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8b805d7f02afeabd352ecb8e29ac6321
6b3d5caf73a7f4556beaac36f0faa1fa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589404580642816