Gestão dos tempos e espaços escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Iolanda de Lourdes Oliveira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9XQFHJ
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso sobre a gestão da Escola Estadual Coronel Coimbra teve por objetivo discutir a gestão democrática, observada a partir dos tempos e espaços escolares, em função do atendimento à comunidade. Sobretudo, considerando o processo de ensino aprendizagem dentro e fora das salas de aula, uma vez que as tomadas de decisões implicam em repensar a prática pedagógica proposta no Projeto Político Pedagógico elaborado com a participação dos gestores, profissionais em exercício e comunidade atendida pela Escola. Por fim, considerar a Escola como um sistema envolvido nas transformações da sociedade que se ajusta para preparar cidadãos livres e conscientes de seu papel como ser humano sob o prisma da Gestão Democrática.
id UFMG_1eab13e0679bdedf80ceaed3bf6a7d29
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9XQFHJ
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Gestão dos tempos e espaços escolaresTemposComunidadeGestãoAprendizagemEspaçosComunidade e escolaEscolas Gestão democráticaEscolas Organização e administraçãoO presente Trabalho de Conclusão de Curso sobre a gestão da Escola Estadual Coronel Coimbra teve por objetivo discutir a gestão democrática, observada a partir dos tempos e espaços escolares, em função do atendimento à comunidade. Sobretudo, considerando o processo de ensino aprendizagem dentro e fora das salas de aula, uma vez que as tomadas de decisões implicam em repensar a prática pedagógica proposta no Projeto Político Pedagógico elaborado com a participação dos gestores, profissionais em exercício e comunidade atendida pela Escola. Por fim, considerar a Escola como um sistema envolvido nas transformações da sociedade que se ajusta para preparar cidadãos livres e conscientes de seu papel como ser humano sob o prisma da Gestão Democrática.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGGiselle Cristina RodriguesIolanda de Lourdes Oliveira2019-08-11T10:38:20Z2019-08-11T10:38:20Z2015-03-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9XQFHJinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2019-11-14T10:39:52Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9XQFHJRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2019-11-14T10:39:52Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão dos tempos e espaços escolares
title Gestão dos tempos e espaços escolares
spellingShingle Gestão dos tempos e espaços escolares
Iolanda de Lourdes Oliveira
Tempos
Comunidade
Gestão
Aprendizagem
Espaços
Comunidade e escola
Escolas Gestão democrática
Escolas Organização e administração
title_short Gestão dos tempos e espaços escolares
title_full Gestão dos tempos e espaços escolares
title_fullStr Gestão dos tempos e espaços escolares
title_full_unstemmed Gestão dos tempos e espaços escolares
title_sort Gestão dos tempos e espaços escolares
author Iolanda de Lourdes Oliveira
author_facet Iolanda de Lourdes Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Giselle Cristina Rodrigues
dc.contributor.author.fl_str_mv Iolanda de Lourdes Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Tempos
Comunidade
Gestão
Aprendizagem
Espaços
Comunidade e escola
Escolas Gestão democrática
Escolas Organização e administração
topic Tempos
Comunidade
Gestão
Aprendizagem
Espaços
Comunidade e escola
Escolas Gestão democrática
Escolas Organização e administração
description O presente Trabalho de Conclusão de Curso sobre a gestão da Escola Estadual Coronel Coimbra teve por objetivo discutir a gestão democrática, observada a partir dos tempos e espaços escolares, em função do atendimento à comunidade. Sobretudo, considerando o processo de ensino aprendizagem dentro e fora das salas de aula, uma vez que as tomadas de decisões implicam em repensar a prática pedagógica proposta no Projeto Político Pedagógico elaborado com a participação dos gestores, profissionais em exercício e comunidade atendida pela Escola. Por fim, considerar a Escola como um sistema envolvido nas transformações da sociedade que se ajusta para preparar cidadãos livres e conscientes de seu papel como ser humano sob o prisma da Gestão Democrática.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-21
2019-08-11T10:38:20Z
2019-08-11T10:38:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9XQFHJ
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9XQFHJ
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829724939255808