Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_1ed7c9c70515470e380a1a3c7a1f9493
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZQPVG
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Renato Lopes dos SantosLúcia Helena Rodrigues Carvalho2019-08-10T14:51:54Z2019-08-10T14:51:54Z2013-10-16http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZQPVGNeste trabalho são realizadas algumas discussões a respeito da preparação do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Menino Jesus de Praga, no que se refere ao atendimento de crianças portadoras de necessidades educativas especiais. A referida instituição localiza-se no município de Nova Serrana/MG. A partir do referencial teórico utilizado buscou-se compreender como ocorre a organização dos tempos e espaços escolares voltados ao atendimento à educação inclusiva. Além disso, realizou-se um estudo de caso a partir da análise do Projeto Político Pedagógico - PPP do CMEI Menino Jesus de Praga a respeito do processo de adaptação de tempos e espaços escolares na perspectiva da inclusão de alunos portadores de necessidades educativas especiais. A realidade diagnosticada no PPP serviu para tecer reflexões sobre o processo de inclusão na rede pública de ensino, principalmente no que tange à estrutura física, didática e pedagógica. Assim, de acordo com as concepções percebidas no PPP do CMEI Menino Jesus de Praga verificou-se que há um contínuo processo de estudo para adequação do espaço da escola e flexibilização dos tempos escolares de modo que os alunos recebam um processo pedagógico adequado às necessidades educativas que apresentam. O trabalho possibilitou concluir que é fundamental que tanto a estrutura física quanto a pedagógica da escola estejam adaptadas para garantir que os alunos portadores de necessidades educativas especiais tenham oportunidades de aprendizagem na escola regular.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação inclusivaEscolas Organização e administraçãoInclusão em educaçãoInclusãoEducação infantilEspaço escolarTempo escolarA organização dos tempos e espaços escolares voltados ao atendimento à educação inclusivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALlucia.pdfapplication/pdf175037https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZQPVG/1/lucia.pdfb2605083c9216cf55d5e5c534044f591MD51TEXTlucia.pdf.txtlucia.pdf.txtExtracted texttext/plain51849https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZQPVG/2/lucia.pdf.txtf96c0761279fa8abefdb1501fb88d9e0MD521843/BUBD-9ZQPVG2019-11-14 04:36:29.55oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZQPVGRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:36:29Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813547368480505856