Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
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spelling Raquel Oliveira PratesCarla Faria LeitaoClarindo Isaias P da S e PaduaErica Rodrigues de Oliveira2019-08-09T22:46:19Z2019-08-09T22:46:19Z2010-06-07http://hdl.handle.net/1843/SLSS-869J8NCada vez mais professores têm feito uso da tecnologia como ferramenta para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. O uso crescente desta tecnologia de apoio ao ensino presencial traz novos desafios para a concepção e avaliação de ambientes educacionais, especialmente para o design de interfaces. Dentre estes desafios, está a necessidade de avaliar a aprendizagem por parte do aluno, bem como a adequação deste sistema para uso no ensino presencial. Além disso, é necessário envolver aluno, professor e projetista no design e avaliação deste domínio. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é investigar a aplicabilidade dos métodos de avaliação propostos pela teoria da Engenharia Semiótica, como forma de avaliar a comunicabilidade de sistemas educacionais, considerando as três dimensões: aluno, professor e projetista. Por meio do levantamento bibliográfico de trabalhos que realizaram a avaliação de sistemas educacionais, verificou-se que a maioria destes trabalhos enfatiza os problemas de interação e muitos não consideram aspectos relacionados ao conteúdo, ao modelo pedagógico envolvido e ao processo de aprendizagem do aluno. Neste trabalho, considerou-se a aprendizagem do aluno como parte da avaliação. Para avaliação com o aluno, utilizou-se o Método de Avaliação de Comunicabilidade (MAC), enquanto para a avaliação com o projetista, o Método de Inspeção Semiótica (MIS) foi utilizado. Como nenhum destes métodos permitia a análise da comunicabilidade sob a perspectiva do professor, o Método de Inspeção Semiótica Intermediado (MISI) foi proposto. Ao utilizar estes métodos na avaliação dos sistemas educacionais inspecionados, identificou-se, além de problemas relacionados à interação, problemas relacionados ao conteúdo e à aprendizagem dos alunos. Dentre os resultados obtidos, destacam-se a importância de envolver diferentes usuários na avaliação do domínio educacional para garantir uma melhor comunicabilidade do sistema, assim como é necessário considerar aspectos do conteúdo, do modelo pedagógico e do processo de aprendizagem envolvidos na interação do aluno com o sistema.More and more teachers have made use of technology as a tool to facilitate the process of teaching and learning. The increasing use of this technology in the classroom brings new challenges for the design and evaluation of educational environments, especially for the design of interfaces. Among these challenges is the need to assess learning by students, as well as the suitability of this system for use in the classroom. Furthermore, it is necessary to involve the student, teacher and designer in the design and evaluation of this area. In this context, our objective is to investigate the applicability of evaluation methods proposed by the Semiotic Engineering theory in evaluating the communicability of educational systems, considering the involvement of students, teachers and designer. In a bibliographical survey of studies regarding assessment of educational systems, it was found that most of these studies emphasize the problems of interaction and many do not consider student learning. In this work, we considered the student's learning as part of the assessment. For evaluation with students, the communicability evaluation method (CEM) was considered, while for the evaluation with the designer, the semiotic inspection method (SIM) was investigated. As none of these methods allow for collecting data on the teacher's perspective or experience, the semiotic inspection intermediated method (SIIM) was proposed. By applying these methods in the evaluation of three different educational systems it was possible not only to identify interaction problems in these systems, but also collect indicators on their support to student learning. Among the results, we highlight the importance of involving different stakeholders in evaluating educational systems well as to consider educational aspects in the evaluation.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGInterfaces de usuário (Sistema de computador)Interação homem-maquinaComputaçãoInformática na educaçãoavaliação de sistemas educacionaisinteração humano-computadorinterfaces de usuárioteoria da Engenharia SemióticaInvestigação sobre a aplicabilidade dos métodos de avaliação de comunicabilidade ao domínio educacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALericaoliveira.pdfapplication/pdf3845014https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/SLSS-869J8N/1/ericaoliveira.pdf3323950b5f33bef1763503539e1f5cb0MD51TEXTericaoliveira.pdf.txtericaoliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain414777https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/SLSS-869J8N/2/ericaoliveira.pdf.txteb6bed4249b296cccb7a321d850661d0MD521843/SLSS-869J8N2019-11-14 07:53:57.819oai:repositorio.ufmg.br:1843/SLSS-869J8NRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:53:57Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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