spelling |
Maria Alice de Lima Gomes NogueiraNadir ZagoGeraldo RomanelliMaria das Gracas de Castro SenaAntonio Augusto Gomes BatistaMaria Jose Braga Viana2019-08-12T11:47:21Z2019-08-12T11:47:21Z1998-12-04http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85SJUPNesse trabalho busco compreender o sucesso escolar, estatisticamente improvável, de jovens oriundos de famílias de camadas populares. Estou qualificando de sucesso escolar, situações de permanência no sistema escolar e tomando como indicador desse fenômeno o acesso ao ensino superior. Inspirei-me em autores, basicamente estrangeiros, que desenvolveram, recentemente, pesquisas empíricas importantes e que, de forma inovadora, investigaram a mesma problemática (Lahire, 1995; Laurens, 1992; Portes, 1993; Rochex, 1995; Terrail, 1990; Zéroulou, 1988). Três esferas diferenciadas, mas estreitamente relacionadas, configuram o objeto de pesquisa: a família, o filho-aluno, a escola. Os dados empíricos, extraídos de entrevistas com cinco universitários e dois pós graduandos e suas respectivas famílias, foram trabalhados numa perspectiva de interdependência de fatores; mais especificamente, a partir de um modelo de inteligibilidade ancorado na noção de configuração social (Lahire, 1994, 1995; Elias, 1991, 1994). Nesse sentido, identificamos sete configurações singulares de longevidade escolar, que foram reconstituídas a partir de um trabalho de tecitura de interdependências entre os seguintes traços ou princípios pertinentes de análise, previamente estabelecidos: sentidos atribuídos à escolarização pelas famílias e filhos-alunos e tipos de relações intersubjetivas e intergeracionais que se instalaram, mediados pelo sucesso escolar alcançado; disposições temporais dos sujeitos e suas famílias; modelos socializadores familiares; tipos de mobilização escolar familiar; referências exteriores ao núcleo familiar no sentido estrito.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoSociologia educacional Classes sociaisEnsino superior Indicadores Sucesso EscolarLongevidade escolar em famílias de camadas populares: algumas condições de possibilidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL2000000010.pdfapplication/pdf1448053https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85SJUP/1/2000000010.pdf04db374dadb8748c70fd795c1db529e6MD51TEXT2000000010.pdf.txt2000000010.pdf.txtExtracted texttext/plain604943https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85SJUP/2/2000000010.pdf.txt3a4b653337ed5e11bd51dd3ece731fdeMD521843/FAEC-85SJUP2019-11-14 17:44:21.494oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-85SJUPRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T20:44:21Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
|