Um laboratório de ensino de matemática para o ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/74189 |
Resumo: | Esta pesquisa apresenta estudos e proposições no intuito de compreender as possibilidades de criação de um Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) no Ensino Médio. Tendo como papel principal a melhoria das condições de aprendizagem dos educandos, o LEM pode ser visto como um espaço próprio, com materiais diversos na forma de objetos manipuláveis e virtuais, oferecendo incentivos e incrementos para o ensino e a aprendizagem de matemática dos estudantes. Este estudo, de cunho qualitativo, foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica. Foi realizado um levantamento dos estudos existentes sobre o LEM, destacando os seguintes aspectos: elementos necessários à organização de um espaço físico para o LEM; materiais que possam compor o espaço de um LEM; algumas atividades para iniciar o funcionamento de um LEM. Como produto da pesquisa, foi desenvolvido um recurso educativo no formato de uma cartilha digital com orientações para docentes sobre criação e desenvolvimento de um Laboratório de ensino de Matemática. Este estudo está articulado a uma compreensão da importância do ensino da Matemática no Ensino Médio, enfatizando o papel do professor para despertar o interesse dos alunos e ampliar as possibilidades de aprendizagem. Esta dissertação apresenta sínteses de estudos realizados e projeta um LEM no Ensino Médio, buscando subsidiar a construção dessa proposta. |
id |
UFMG_1f9d4cfac7b5713a0eebe19a897f88b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/74189 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Um laboratório de ensino de matemática para o ensino médioLaboratório ensino matemáticaEnsino médioEnsino-aprendizagemRecurso didáticoEducação matemáticaMatemática - Estudo e ensinoEducaçãoEsta pesquisa apresenta estudos e proposições no intuito de compreender as possibilidades de criação de um Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) no Ensino Médio. Tendo como papel principal a melhoria das condições de aprendizagem dos educandos, o LEM pode ser visto como um espaço próprio, com materiais diversos na forma de objetos manipuláveis e virtuais, oferecendo incentivos e incrementos para o ensino e a aprendizagem de matemática dos estudantes. Este estudo, de cunho qualitativo, foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica. Foi realizado um levantamento dos estudos existentes sobre o LEM, destacando os seguintes aspectos: elementos necessários à organização de um espaço físico para o LEM; materiais que possam compor o espaço de um LEM; algumas atividades para iniciar o funcionamento de um LEM. Como produto da pesquisa, foi desenvolvido um recurso educativo no formato de uma cartilha digital com orientações para docentes sobre criação e desenvolvimento de um Laboratório de ensino de Matemática. Este estudo está articulado a uma compreensão da importância do ensino da Matemática no Ensino Médio, enfatizando o papel do professor para despertar o interesse dos alunos e ampliar as possibilidades de aprendizagem. Esta dissertação apresenta sínteses de estudos realizados e projeta um LEM no Ensino Médio, buscando subsidiar a construção dessa proposta.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOPrograma de Pós-Graduação em Educação e DocênciaUFMGSamira Zaidanhttp://lattes.cnpq.br/7583757578863205Alexandre da Silva Oliveira2024-08-19T10:51:14Z2024-08-19T10:51:14Z2023-07-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/74189porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2024-08-19T10:51:14Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/74189Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2024-08-19T10:51:14Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um laboratório de ensino de matemática para o ensino médio |
title |
Um laboratório de ensino de matemática para o ensino médio |
spellingShingle |
Um laboratório de ensino de matemática para o ensino médio Alexandre da Silva Oliveira Laboratório ensino matemática Ensino médio Ensino-aprendizagem Recurso didático Educação matemática Matemática - Estudo e ensino Educação |
title_short |
Um laboratório de ensino de matemática para o ensino médio |
title_full |
Um laboratório de ensino de matemática para o ensino médio |
title_fullStr |
Um laboratório de ensino de matemática para o ensino médio |
title_full_unstemmed |
Um laboratório de ensino de matemática para o ensino médio |
title_sort |
Um laboratório de ensino de matemática para o ensino médio |
author |
Alexandre da Silva Oliveira |
author_facet |
Alexandre da Silva Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Samira Zaidan http://lattes.cnpq.br/7583757578863205 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alexandre da Silva Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Laboratório ensino matemática Ensino médio Ensino-aprendizagem Recurso didático Educação matemática Matemática - Estudo e ensino Educação |
topic |
Laboratório ensino matemática Ensino médio Ensino-aprendizagem Recurso didático Educação matemática Matemática - Estudo e ensino Educação |
description |
Esta pesquisa apresenta estudos e proposições no intuito de compreender as possibilidades de criação de um Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) no Ensino Médio. Tendo como papel principal a melhoria das condições de aprendizagem dos educandos, o LEM pode ser visto como um espaço próprio, com materiais diversos na forma de objetos manipuláveis e virtuais, oferecendo incentivos e incrementos para o ensino e a aprendizagem de matemática dos estudantes. Este estudo, de cunho qualitativo, foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica. Foi realizado um levantamento dos estudos existentes sobre o LEM, destacando os seguintes aspectos: elementos necessários à organização de um espaço físico para o LEM; materiais que possam compor o espaço de um LEM; algumas atividades para iniciar o funcionamento de um LEM. Como produto da pesquisa, foi desenvolvido um recurso educativo no formato de uma cartilha digital com orientações para docentes sobre criação e desenvolvimento de um Laboratório de ensino de Matemática. Este estudo está articulado a uma compreensão da importância do ensino da Matemática no Ensino Médio, enfatizando o papel do professor para despertar o interesse dos alunos e ampliar as possibilidades de aprendizagem. Esta dissertação apresenta sínteses de estudos realizados e projeta um LEM no Ensino Médio, buscando subsidiar a construção dessa proposta. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-28 2024-08-19T10:51:14Z 2024-08-19T10:51:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/74189 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/74189 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1816829621093531648 |