Um laboratório de ensino de matemática para o ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alexandre da Silva Oliveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/74189
Resumo: Esta pesquisa apresenta estudos e proposições no intuito de compreender as possibilidades de criação de um Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) no Ensino Médio. Tendo como papel principal a melhoria das condições de aprendizagem dos educandos, o LEM pode ser visto como um espaço próprio, com materiais diversos na forma de objetos manipuláveis e virtuais, oferecendo incentivos e incrementos para o ensino e a aprendizagem de matemática dos estudantes. Este estudo, de cunho qualitativo, foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica. Foi realizado um levantamento dos estudos existentes sobre o LEM, destacando os seguintes aspectos: elementos necessários à organização de um espaço físico para o LEM; materiais que possam compor o espaço de um LEM; algumas atividades para iniciar o funcionamento de um LEM. Como produto da pesquisa, foi desenvolvido um recurso educativo no formato de uma cartilha digital com orientações para docentes sobre criação e desenvolvimento de um Laboratório de ensino de Matemática. Este estudo está articulado a uma compreensão da importância do ensino da Matemática no Ensino Médio, enfatizando o papel do professor para despertar o interesse dos alunos e ampliar as possibilidades de aprendizagem. Esta dissertação apresenta sínteses de estudos realizados e projeta um LEM no Ensino Médio, buscando subsidiar a construção dessa proposta.
id UFMG_1f9d4cfac7b5713a0eebe19a897f88b3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/74189
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Um laboratório de ensino de matemática para o ensino médioLaboratório ensino matemáticaEnsino médioEnsino-aprendizagemRecurso didáticoEducação matemáticaMatemática - Estudo e ensinoEducaçãoEsta pesquisa apresenta estudos e proposições no intuito de compreender as possibilidades de criação de um Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) no Ensino Médio. Tendo como papel principal a melhoria das condições de aprendizagem dos educandos, o LEM pode ser visto como um espaço próprio, com materiais diversos na forma de objetos manipuláveis e virtuais, oferecendo incentivos e incrementos para o ensino e a aprendizagem de matemática dos estudantes. Este estudo, de cunho qualitativo, foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica. Foi realizado um levantamento dos estudos existentes sobre o LEM, destacando os seguintes aspectos: elementos necessários à organização de um espaço físico para o LEM; materiais que possam compor o espaço de um LEM; algumas atividades para iniciar o funcionamento de um LEM. Como produto da pesquisa, foi desenvolvido um recurso educativo no formato de uma cartilha digital com orientações para docentes sobre criação e desenvolvimento de um Laboratório de ensino de Matemática. Este estudo está articulado a uma compreensão da importância do ensino da Matemática no Ensino Médio, enfatizando o papel do professor para despertar o interesse dos alunos e ampliar as possibilidades de aprendizagem. Esta dissertação apresenta sínteses de estudos realizados e projeta um LEM no Ensino Médio, buscando subsidiar a construção dessa proposta.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOPrograma de Pós-Graduação em Educação e DocênciaUFMGSamira Zaidanhttp://lattes.cnpq.br/7583757578863205Alexandre da Silva Oliveira2024-08-19T10:51:14Z2024-08-19T10:51:14Z2023-07-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/74189porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2024-08-19T10:51:14Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/74189Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2024-08-19T10:51:14Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Um laboratório de ensino de matemática para o ensino médio
title Um laboratório de ensino de matemática para o ensino médio
spellingShingle Um laboratório de ensino de matemática para o ensino médio
Alexandre da Silva Oliveira
Laboratório ensino matemática
Ensino médio
Ensino-aprendizagem
Recurso didático
Educação matemática
Matemática - Estudo e ensino
Educação
title_short Um laboratório de ensino de matemática para o ensino médio
title_full Um laboratório de ensino de matemática para o ensino médio
title_fullStr Um laboratório de ensino de matemática para o ensino médio
title_full_unstemmed Um laboratório de ensino de matemática para o ensino médio
title_sort Um laboratório de ensino de matemática para o ensino médio
author Alexandre da Silva Oliveira
author_facet Alexandre da Silva Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Samira Zaidan
http://lattes.cnpq.br/7583757578863205
dc.contributor.author.fl_str_mv Alexandre da Silva Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Laboratório ensino matemática
Ensino médio
Ensino-aprendizagem
Recurso didático
Educação matemática
Matemática - Estudo e ensino
Educação
topic Laboratório ensino matemática
Ensino médio
Ensino-aprendizagem
Recurso didático
Educação matemática
Matemática - Estudo e ensino
Educação
description Esta pesquisa apresenta estudos e proposições no intuito de compreender as possibilidades de criação de um Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) no Ensino Médio. Tendo como papel principal a melhoria das condições de aprendizagem dos educandos, o LEM pode ser visto como um espaço próprio, com materiais diversos na forma de objetos manipuláveis e virtuais, oferecendo incentivos e incrementos para o ensino e a aprendizagem de matemática dos estudantes. Este estudo, de cunho qualitativo, foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica. Foi realizado um levantamento dos estudos existentes sobre o LEM, destacando os seguintes aspectos: elementos necessários à organização de um espaço físico para o LEM; materiais que possam compor o espaço de um LEM; algumas atividades para iniciar o funcionamento de um LEM. Como produto da pesquisa, foi desenvolvido um recurso educativo no formato de uma cartilha digital com orientações para docentes sobre criação e desenvolvimento de um Laboratório de ensino de Matemática. Este estudo está articulado a uma compreensão da importância do ensino da Matemática no Ensino Médio, enfatizando o papel do professor para despertar o interesse dos alunos e ampliar as possibilidades de aprendizagem. Esta dissertação apresenta sínteses de estudos realizados e projeta um LEM no Ensino Médio, buscando subsidiar a construção dessa proposta.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-28
2024-08-19T10:51:14Z
2024-08-19T10:51:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/74189
url http://hdl.handle.net/1843/74189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829621093531648