A cena performativa nua: uma perspectiva de gênero

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mariana Teixeira de Paula
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/59179
https://orcid.org/0000-0002-1149-6385
Resumo: O presente estudo busca investigar a nudez em trabalhos contemporâneos, cênicos e performativos, de autoria de mulheres e pessoas não binárias. Para refletir sobre os caminhos de apresentação do corpo despido, recorre-se à construção de representações femininas em atuações teatrais e em mídias televisivas e cinematográficas brasileiras, atentando-se às críticas feministas sobre a objetificação e docilização da imagem da mulher. Partindo das profundas transformações artísticas do século XX e da centralidade do corpo na criação artística, essa dissertação localiza nos atributos da arte da performance oportunidades para a criação de outras narrativas imagéticas, consonantes com as transfigurações da noção de gênero, tão efervescente na atualidade. Percebendo a cena performativa como espaço profanatório das dinâmicas sociais estabelecidas, de caráter misógino e arbitrário, discute-se trabalhos que elaboram a imagem do corpo como recurso de confronto e questionamento acerca das relações de gênero. Para tal, utiliza-se revisão bibliográfica sobre nudez, reflexão crítica de trabalhos da cena performativa de Belo Horizonte entre 2012 e 2020 e apresentação de desdobramentos práticos de criação da autora por isso impactado e orientado.
id UFMG_1fe2c8cb99c63007be5d4cffba8dfccd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/59179
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Beatriz Braga Mendonçahttp://lattes.cnpq.br/9423809653679928Maria Brígida de MirandaLúcia Regina Vieira Romanohttp://lattes.cnpq.br/6796087295533408Mariana Teixeira de Paula2023-10-05T11:24:53Z2023-10-05T11:24:53Z2022-08-29http://hdl.handle.net/1843/59179https://orcid.org/0000-0002-1149-6385O presente estudo busca investigar a nudez em trabalhos contemporâneos, cênicos e performativos, de autoria de mulheres e pessoas não binárias. Para refletir sobre os caminhos de apresentação do corpo despido, recorre-se à construção de representações femininas em atuações teatrais e em mídias televisivas e cinematográficas brasileiras, atentando-se às críticas feministas sobre a objetificação e docilização da imagem da mulher. Partindo das profundas transformações artísticas do século XX e da centralidade do corpo na criação artística, essa dissertação localiza nos atributos da arte da performance oportunidades para a criação de outras narrativas imagéticas, consonantes com as transfigurações da noção de gênero, tão efervescente na atualidade. Percebendo a cena performativa como espaço profanatório das dinâmicas sociais estabelecidas, de caráter misógino e arbitrário, discute-se trabalhos que elaboram a imagem do corpo como recurso de confronto e questionamento acerca das relações de gênero. Para tal, utiliza-se revisão bibliográfica sobre nudez, reflexão crítica de trabalhos da cena performativa de Belo Horizonte entre 2012 e 2020 e apresentação de desdobramentos práticos de criação da autora por isso impactado e orientado.The present study seeks to investigate nudity in contemporary, scenic and performative works, authored by women and non-binary people. In order to reflect on the ways in which the naked body is presented, the construction of female representations in theatrical performances and in Brazilian television and cinematographic media is resorted to, taking heed to feminist criticisms about the objectification and docility of the image of women. Starting from the profound artistic transformations of the 20th century and the centrality of the body in artistic creation, this research locates in the attributes of performance art opportunities for the creation of other imagery narratives, in line with the transfigurations of the notion of gender, which is so effervescent today. Perceiving the performative scene as a profanatory space of the established social dynamics, with a misogynist and arbitrary character, works that elaborate the image of the body as a confrontation and questioning resource about gender relations are discussed. To this end, this study utilizes a bibliographic review on nudity, a critical reflection of works from the performative scene in Belo Horizonte between 2012 and 2020 and a presentation of practical developments of the author's creation, impacted and guided by that.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFMGBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESNudezPerformance (Arte)Relações de gêneroCritica de arte feministaNudezAtuação performativaArte da performancePerformatividade de gêneroArte feministaA cena performativa nua: uma perspectiva de gêneroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDISSERTAÇÃO Mariana Teixeira.pdfDISSERTAÇÃO Mariana Teixeira.pdfapplication/pdf29602912https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/59179/1/DISSERTAC%cc%a7A%cc%83O%20Mariana%20Teixeira.pdf91fea86b88e8a133c95d584f146f40b0MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/59179/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD521843/591792023-10-05 08:24:54.11oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-10-05T11:24:54Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A cena performativa nua: uma perspectiva de gênero
title A cena performativa nua: uma perspectiva de gênero
spellingShingle A cena performativa nua: uma perspectiva de gênero
Mariana Teixeira de Paula
Nudez
Atuação performativa
Arte da performance
Performatividade de gênero
Arte feminista
Nudez
Performance (Arte)
Relações de gênero
Critica de arte feminista
title_short A cena performativa nua: uma perspectiva de gênero
title_full A cena performativa nua: uma perspectiva de gênero
title_fullStr A cena performativa nua: uma perspectiva de gênero
title_full_unstemmed A cena performativa nua: uma perspectiva de gênero
title_sort A cena performativa nua: uma perspectiva de gênero
author Mariana Teixeira de Paula
author_facet Mariana Teixeira de Paula
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Beatriz Braga Mendonça
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9423809653679928
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria Brígida de Miranda
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Lúcia Regina Vieira Romano
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6796087295533408
dc.contributor.author.fl_str_mv Mariana Teixeira de Paula
contributor_str_mv Maria Beatriz Braga Mendonça
Maria Brígida de Miranda
Lúcia Regina Vieira Romano
dc.subject.por.fl_str_mv Nudez
Atuação performativa
Arte da performance
Performatividade de gênero
Arte feminista
topic Nudez
Atuação performativa
Arte da performance
Performatividade de gênero
Arte feminista
Nudez
Performance (Arte)
Relações de gênero
Critica de arte feminista
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Nudez
Performance (Arte)
Relações de gênero
Critica de arte feminista
description O presente estudo busca investigar a nudez em trabalhos contemporâneos, cênicos e performativos, de autoria de mulheres e pessoas não binárias. Para refletir sobre os caminhos de apresentação do corpo despido, recorre-se à construção de representações femininas em atuações teatrais e em mídias televisivas e cinematográficas brasileiras, atentando-se às críticas feministas sobre a objetificação e docilização da imagem da mulher. Partindo das profundas transformações artísticas do século XX e da centralidade do corpo na criação artística, essa dissertação localiza nos atributos da arte da performance oportunidades para a criação de outras narrativas imagéticas, consonantes com as transfigurações da noção de gênero, tão efervescente na atualidade. Percebendo a cena performativa como espaço profanatório das dinâmicas sociais estabelecidas, de caráter misógino e arbitrário, discute-se trabalhos que elaboram a imagem do corpo como recurso de confronto e questionamento acerca das relações de gênero. Para tal, utiliza-se revisão bibliográfica sobre nudez, reflexão crítica de trabalhos da cena performativa de Belo Horizonte entre 2012 e 2020 e apresentação de desdobramentos práticos de criação da autora por isso impactado e orientado.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-08-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-10-05T11:24:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-10-05T11:24:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/59179
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-1149-6385
url http://hdl.handle.net/1843/59179
https://orcid.org/0000-0002-1149-6385
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/59179/1/DISSERTAC%cc%a7A%cc%83O%20Mariana%20Teixeira.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/59179/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 91fea86b88e8a133c95d584f146f40b0
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589535824609280