spelling |
Sergio Dias CirinoCarmen Elvira Flores-mendozaDanusa MunfordDelba Teixeira Rodrigues BarrosDaniel Abud Seabra Matos2019-08-11T12:33:08Z2019-08-11T12:33:08Z2006-05-17http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85UNRCEssa pesquisa descreve uma validação do Teacher Communication Behavior Questionnaire (TCBQ) (She e Fisher, 2000) com uma amostra de alunos brasileiros. O questionário mencionado foi desenvolvido originalmente na Austrália e em Taiwan. O TCBQ avalia a percepção dos alunos do comportamento comunicativo do professor de ciências e tem cinco escalas: Desafio, Encorajamento e elogio, Apoio não-verbal, Compreensão e relação amigável, e Controle. Após realizar uma tradução inversa (back translation) da versão em inglês do TCBQ para o português, evidência de validade para o conteúdo das escalas foi obtida por meio de entrevistas com os alunos. O TCBQ foi aplicado em 414 alunos da 1ª série do Ensino Médio, de treze turmas de cinco escolas em Belo Horizonte, sendo duas públicas e três particulares. A consistência interna foi satisfatória para todas as escalas. A Análise Fatorial Confirmatória realizada para examinar a dimensionalidade das escalas do TCBQ indicou que a escala Desafio obteve o melhor ajuste do modelo de acordo com os índices de ajuste examinados. Os resultados apontam a necessidade de outras pesquisas sobre a dimensionalidade do TCBQ. Análises adicionais indicaram que os meninos perceberam os seus professores dando mais encorajamento e elogio do que as meninas. Além disso, os alunos de biologia tiveram uma percepção mais positiva dos seus professores do que os alunos de física, e os alunos de escolas particulares perceberam os seus professores mais favoravelmente do que os alunos de escolas públicas. Finalmente, os alunos tiveram uma percepção mais positiva das suas professoras.This research describes a cross-validation of the Teacher Communication Behavior Questionnaire (TCBQ) (She & Fisher, 2000) among a sample of Brazilian students. The mentioned questionnaire was originally developed in Australia and Taiwan. The TCBQ measures students perceptions of science teachers communication behavior and has five scales: Challenging, Encouragement and Praise, Non-verbal Support, Understanding and Friendly, and Controlling. After a back translation of the TCBQ English version to Portuguese, validity evidence of the content of the scales was obtained through student interviews. The TCBQ was applied to 414 students from grade 9, from thirteen classrooms of five schools in Belo Horizonte, two of which were public and three private. The reliability of the internal consistency was satisfactory for all the scales. Confirmatory Factor Analysis performed to examine the dimensionality of the TCBQ scales indicated that the Challenging scale provided the fittest model in compliance with the studied fit indexes. The results convey the requirement of further researching on the dimensionality of the TCBQ. Additional analyses indicated that boys rather than girls perceived their teachers as passing more encouragement and praise. Furthermore, Biology students were found to have a more positive perception of their teachers than Physics students, and private school students perceived their teachers more favorably than did public school ones. Last, students were found to have a more positive perception of their female teachers. Key words: Students perception, Classroom learning environment, Science education.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoCiencia Estudo e ensinoSalas de aulaAlunos Condições sociaisEnsinoAmbiente de aprendizagem da sala de aulaPercepção dos alunosde ciênciasA percepção dos alunos do comportamento comunicativo do professor de ciênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL1000000608.pdfapplication/pdf663986https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85UNRC/1/1000000608.pdf45725865f9bdf94e5d131b0dbdfdf0c0MD511843/FAEC-85UNRC2019-08-11 09:33:08.187oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-85UNRCRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-08-11T12:33:08Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
|