A psicomotricidade relacional na inclusão e educação infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NJGXK |
Resumo: | A presente pesquisa investiga como que a Psicomotricidade Relacional pode auxiliar uma criança autista no contexto escolar visando a interação e o seu desenvolvimento infantil. Identificar as contribuições do brincar em situações vivenciadas pela criança durante o tempo das atividades: as situações de jogo e ludicidade. A metodologia usada como recurso é a qualitativa. A aquisição de subsídios ocorre através de observações da trajetória de brincar da criança nas sessões e da análise documental. Observa-se também que ocorre a coleta de informações sobre a relação da criança autista com educadoras, colegas, iniciativa para brincar e as situações de jogo e de espaço para interação. |
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Rogerio Correia da SilvaDanielle Aline Dias da Silva2019-08-12T14:53:45Z2019-08-12T14:53:45Z2012-07-14http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NJGXKA presente pesquisa investiga como que a Psicomotricidade Relacional pode auxiliar uma criança autista no contexto escolar visando a interação e o seu desenvolvimento infantil. Identificar as contribuições do brincar em situações vivenciadas pela criança durante o tempo das atividades: as situações de jogo e ludicidade. A metodologia usada como recurso é a qualitativa. A aquisição de subsídios ocorre através de observações da trajetória de brincar da criança nas sessões e da análise documental. Observa-se também que ocorre a coleta de informações sobre a relação da criança autista com educadoras, colegas, iniciativa para brincar e as situações de jogo e de espaço para interação.This research investigates how the Relational Psychomotricity can help an autistic child in the school context and its interaction with the aim of child development. Identify the contributions of play in situations experienced by the child during the time of the activities: the game situations and playfulness. The methodology is used as a qualitative feature. The acquisition of subsidies occurs through observation of the trajectory of children play in the sessions and document analysis. It was also noted that the collection of information is on the autistic child's relationship with teachers, colleagues, and the initiative to play the game situations and space for interaction.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoPsicologia do movimentoAutismo em criançasEducação InfantilPsicomotricidade RelacionalPossibilidades de Construção de Interação e AprendizagemAutismoA psicomotricidade relacional na inclusão e educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALa_psicomotricidade_relacional_na_inclus_o_e_educa__o_infantil.pdfapplication/pdf3354132https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NJGXK/1/a_psicomotricidade_relacional_na_inclus_o_e_educa__o_infantil.pdf5281d07f449c60409083b46e958c7e6eMD51TEXTa_psicomotricidade_relacional_na_inclus_o_e_educa__o_infantil.pdf.txta_psicomotricidade_relacional_na_inclus_o_e_educa__o_infantil.pdf.txtExtracted texttext/plain73572https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NJGXK/2/a_psicomotricidade_relacional_na_inclus_o_e_educa__o_infantil.pdf.txt4cf3b8b14a59d54c32f499f44ab52665MD521843/VRNS-9NJGXK2019-11-14 18:20:04.121oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NJGXKRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:20:04Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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