O oficial-alternativo: interfaces entre o discurso das protagonistas das mudanças e o discurso da escola plural
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/HJPB-5MAJ93 |
Resumo: | Esta Investigação analisou as interfaces entre as condições de produção do discurso de mudança da Escola Plural e o discurso de algumas das professoras consideradas produtoras das experiências significativas, ocorridas no início dos anos noventa, no município de Belo Horizonte, conforme é explicitado no documento oficial da proposta. Buscamos, então, evidenciar a(s) lógica(s) do processo que envolveu a seleção e a institucionalização de determinadas formações discursivas do campo educacional em detrimento de outras. Nosso trabalho integra, portanto, três partes, relativamente autônomas, apesar de inter-relacionarem-se. Na primeira parte deste trabalho tentamos construir um quadro de referências que recuperasse, entre outros aspectos, as bases da epistemologia social dos atuais discursos de mudança educacional e que, também, nos permitisse interrogar certas justificativas de algumas das atuais retóricas de mudança. Na segunda parte, tentamos compreender o processo de produção do discurso de mudança educacional, via inclusão, produzido pela Escola Plural, que se tornou hegemônico na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, levantando alguns aspectos relacionados com o tipo de contrato discursivo estabelecido pelo documento-proposta. Identificamos, no discurso "oficial-alternativo", produzido pela Escola Plural, certos percursos temáticos, ou alguns implícitos, que acabam determinando uma espécie de protocolo para que a sua leitura se torne efetiva aos seus possíveis interlocutores. A terceira parte do nosso estudo foi uma tentativa de investigar a seguinte questão: já que o documento-proposta afirma que a Escola Plural nasceu da prática de certos/as professores/as seria interessante, então, tentar conhecê-los/as melhor. Foi o que buscamos realizar: captar, através de entrevistas, os discursos de algumas professoras de quem a Escola Plural coloca-se como "porta-voz" e confrontá-los com o discurso oficialmente produzido. A "Análise do Discurso" foi utilizada como principal teoria e metodologia de análise dos dados desta investigação. Tal estudo demonstrou que precisamos ficar atentos/as se quisermos evitar a ilusão de que o etnocentrismo do discurso das pedagogias tradicionais e seu desprezo pelas culturas "não-acadêmicas", bem como sua rejeição pela diversidade possa ser corrigida facilmente, mediante o discurso da aplicação das pedagogias inovadoras. É preciso, portanto, ir além desta dicotomia estabelecida entre a tradição e a inovação, entre o oficial e o alternativo, para traçarmos novos horizontes de pensamento É fundamental, então, re-visitarmos nossos modelos de epistemologias de sujeito e suas formações discursivas. |
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Luciola Licinio de C P SantosElizabeth Fernandes de MacedoMaria Aparecida Paiva S dos SantosSamira ZaidanGlaucia Conceicao Carneiro2019-08-10T17:27:07Z2019-08-10T17:27:07Z2002-07-05http://hdl.handle.net/1843/HJPB-5MAJ93Esta Investigação analisou as interfaces entre as condições de produção do discurso de mudança da Escola Plural e o discurso de algumas das professoras consideradas produtoras das experiências significativas, ocorridas no início dos anos noventa, no município de Belo Horizonte, conforme é explicitado no documento oficial da proposta. Buscamos, então, evidenciar a(s) lógica(s) do processo que envolveu a seleção e a institucionalização de determinadas formações discursivas do campo educacional em detrimento de outras. Nosso trabalho integra, portanto, três partes, relativamente autônomas, apesar de inter-relacionarem-se. Na primeira parte deste trabalho tentamos construir um quadro de referências que recuperasse, entre outros aspectos, as bases da epistemologia social dos atuais discursos de mudança educacional e que, também, nos permitisse interrogar certas justificativas de algumas das atuais retóricas de mudança. Na segunda parte, tentamos compreender o processo de produção do discurso de mudança educacional, via inclusão, produzido pela Escola Plural, que se tornou hegemônico na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, levantando alguns aspectos relacionados com o tipo de contrato discursivo estabelecido pelo documento-proposta. Identificamos, no discurso "oficial-alternativo", produzido pela Escola Plural, certos percursos temáticos, ou alguns implícitos, que acabam determinando uma espécie de protocolo para que a sua leitura se torne efetiva aos seus possíveis interlocutores. A terceira parte do nosso estudo foi uma tentativa de investigar a seguinte questão: já que o documento-proposta afirma que a Escola Plural nasceu da prática de certos/as professores/as seria interessante, então, tentar conhecê-los/as melhor. Foi o que buscamos realizar: captar, através de entrevistas, os discursos de algumas professoras de quem a Escola Plural coloca-se como "porta-voz" e confrontá-los com o discurso oficialmente produzido. A "Análise do Discurso" foi utilizada como principal teoria e metodologia de análise dos dados desta investigação. Tal estudo demonstrou que precisamos ficar atentos/as se quisermos evitar a ilusão de que o etnocentrismo do discurso das pedagogias tradicionais e seu desprezo pelas culturas "não-acadêmicas", bem como sua rejeição pela diversidade possa ser corrigida facilmente, mediante o discurso da aplicação das pedagogias inovadoras. É preciso, portanto, ir além desta dicotomia estabelecida entre a tradição e a inovação, entre o oficial e o alternativo, para traçarmos novos horizontes de pensamento É fundamental, então, re-visitarmos nossos modelos de epistemologias de sujeito e suas formações discursivas.This Investigation analyzed the interfaces between the conditions of production of the speech of change of the Plural School and the speech of some of the considered teachers producing of the significant experiences happened in the beginning of the nineties in the Belo Horizonte in the official document of the proposal. We looked goes, then, to evidence the logic of the process that involved the selection and the institutionalization certain discursive formations of the educational field in detriment of other. Our work integrates three parts relatively autonomous in spite of inter-relate-if. In the first part of this work we tried to build a picture of references to recover, among other aspects the bases of the social epistemology of the current speeches of educational change and that, also, it allowed to interrogate us certain justifications of some of the current change rhetorics. In the second it leaves we tried to understand the process of production of the speech of educational change, through inclusion, produced by Plural School, that he became important the System of Education of Belo Horizonte lifting adds aspects related with the type of established discursive contract it goes the document-proposal. We identified in the "official-alternative" speech, produced by Plural School certain thematic courses or adds implicit ones that end up determining the type of protocol alone that your reading becomes effective to your possible speakers. The third part of our study was an attempt of investigating the following subject better: since document-proposed he affirms him that Plural School "was born" of the practice of adds teachers it would be interesting to try to know them better. It was what tried to of the to captures, through interview, the speeches of adds teachers of who Plural School i placed the spokesperson and to confront them with the official speech. The "Analysis of the Speech" was used the main theory and methodology of analysis of the dates of this investigation. The results demonstrated that needed to be attentive if we want to avoid the illusion that the ethnocentrism of the speech of the traditional pedagogues and your contempt goes the knot-academic cultures, the well the your goes the diversity can be corrected easily, by the speech of the application of the innovative pedagogues. It necessary, therefore, to go besides this establishes between the tradition and theUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGEscola pluralMudança educacional BrasilEducaçãoEducaçãoEscola PluralO oficial-alternativo: interfaces entre o discurso das protagonistas das mudanças e o discurso da escola pluralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL1000000405.pdfapplication/pdf746197https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/HJPB-5MAJ93/1/1000000405.pdfcb51c8a24f140e1aac5ef6e389c160f7MD51TEXT1000000405.pdf.txt1000000405.pdf.txtExtracted texttext/plain493801https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/HJPB-5MAJ93/2/1000000405.pdf.txtd4de2aa96b7e6170539d36f58279177bMD521843/HJPB-5MAJ932019-11-14 05:51:10.395oai:repositorio.ufmg.br:1843/HJPB-5MAJ93Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:51:10Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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