Geração de valor e impacto no comprometimento nas relações entre empresas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ACKEG |
Resumo: | Considerando a importância de se ofertar valor e manter relações comerciais duradouras, este trabalho parte de dois modelos da literatura - Ulaga e Eggert (2006a); Ribeiro et al. (2009) - ede construtos como dependência, valor do relacionamento e comprometimento. Propõe a inclusão do construto orientação estratégica (da empresa cliente) na investigação da obtenção de comprometimento. Dois modelos são elaborados e testados, mediante o uso de equações estruturais. Revela-se que, embora dependência e orientação estratégica influenciem positivamente comprometimento, o modelo que melhor explica é aquele que utiliza valor do relacionamento como mediador. A partir dos resultados são sugeridas outras pesquisas para superar as limitações encontradas neste estudo e para oferecer uma maior consistência ao modelo proposto. |
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Ricardo Teixeira VeigaAurea Helena Puga RibeiroJose Edson LaraIeda Lima Pereira2019-08-12T15:23:38Z2019-08-12T15:23:38Z2009-06-19http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ACKEGConsiderando a importância de se ofertar valor e manter relações comerciais duradouras, este trabalho parte de dois modelos da literatura - Ulaga e Eggert (2006a); Ribeiro et al. (2009) - ede construtos como dependência, valor do relacionamento e comprometimento. Propõe a inclusão do construto orientação estratégica (da empresa cliente) na investigação da obtenção de comprometimento. Dois modelos são elaborados e testados, mediante o uso de equações estruturais. Revela-se que, embora dependência e orientação estratégica influenciem positivamente comprometimento, o modelo que melhor explica é aquele que utiliza valor do relacionamento como mediador. A partir dos resultados são sugeridas outras pesquisas para superar as limitações encontradas neste estudo e para oferecer uma maior consistência ao modelo proposto.This paper takes into account how important it is to offer value and maintain lasting commercial relations. It is thus based on two models in literature - Ulaga and Eggert (2006a); Ribeiro et al. (2009) and on constructs such as dependence, relationship value and commitment. It proposes including the strategic orientation construct (of the customercompany) when investigating obtaining commitment. Two models were prepared and tested by using structural equations. They show that although dependence and strategic orientation positively influence commitment, it is the model that uses relationship value as a mediatorthat better explains it. Based on the results achieved we suggest that other research should be carried out to overcome the limitations of the present study and offer greater consistency to the proposed model.Universidade Federal de Minas GeraisUFMG AdministraçãoMarketing de relacionamentoOrientação estratégicaValorRelacionamentoMarketingGeração de valor e impacto no comprometimento nas relações entre empresasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_i_da_lima_pereira.pdfapplication/pdf1305063https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ACKEG/1/disserta__o_i_da_lima_pereira.pdfb2cd216074123fcfa07495256ab0db65MD51TEXTdisserta__o_i_da_lima_pereira.pdf.txtdisserta__o_i_da_lima_pereira.pdf.txtExtracted texttext/plain170752https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ACKEG/2/disserta__o_i_da_lima_pereira.pdf.txt41e506e96dd7f1f2f7728ee1ca848897MD521843/BUBD-9ACKEG2019-11-14 18:23:26.788oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ACKEGRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:23:26Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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