Geração de valor e impacto no comprometimento nas relações entre empresas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ieda Lima Pereira
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ACKEG
Resumo: Considerando a importância de se ofertar valor e manter relações comerciais duradouras, este trabalho parte de dois modelos da literatura - Ulaga e Eggert (2006a); Ribeiro et al. (2009) - ede construtos como dependência, valor do relacionamento e comprometimento. Propõe a inclusão do construto orientação estratégica (da empresa cliente) na investigação da obtenção de comprometimento. Dois modelos são elaborados e testados, mediante o uso de equações estruturais. Revela-se que, embora dependência e orientação estratégica influenciem positivamente comprometimento, o modelo que melhor explica é aquele que utiliza valor do relacionamento como mediador. A partir dos resultados são sugeridas outras pesquisas para superar as limitações encontradas neste estudo e para oferecer uma maior consistência ao modelo proposto.
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