Da informação à formação para a autonomia: o olhar do adolescente sobre a prevenção das DST/AIDS
Main Author: | |
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Publication Date: | 2007 |
Format: | Master thesis |
Language: | por |
Source: | Repositório Institucional da UFMG |
Download full: | http://hdl.handle.net/1843/GCPA-738JVA |
Summary: | Este estudo surgiu a partir de minha experiência, como enfermeira, na rede pública de saúde. Além disso, senti-me provocada pelo Programa Educacional Afetivo Sexual- PEAS e pelo cotidiano com os adolescentes na Escola Estadual Dona Diva de Oliveira, onde trabalhei como voluntária. Assim, com o objetivo de compreender o sentido que os adolescentes atribuem às informações a respeito das DST/aids, fui ao encontro deles e, através desta pesquisa, de caráter qualitativo e abordagem fenomenológica, lhes dirigi a seguinte questão norteadora: Conte para mim, qual o sentido que você dá/atribui às informações acerca das DST/aids, na sua vida afetiva do dia-a-dia. Os quatorze depoimentos obtidos permitiram, após várias leituras, construir duas categorias abertas e suas respectivas sub categorias: seraí-no-mundo-com DST/aids, pensando na aids como sofrimento, doença e morte; prevenção consciente, ponderando sobre os próprios atos; cuidando para viver melhor (cogitare-cogitatus), cuidado consigo mesmo, evitando sofrimentos futuros; cuidado com o outro: a solicitude em sensibilizar (transmitir conhecimentos), e o desvelo. Para acompreensão do vivido pelos adolescentes, fundamentei minha análise em filósofos existencialistas cujas obras tratam de liberdade, corporeidade, cuidado, sofrimento e morte.Embasei-me, também, em teóricos da educação, saúde e enfermagem e, ainda, em estudiosos da adolescência e da sexualidade. Os depoimentos aqui contidos podem aguçar nos educadores, pais e profissionais de saúde, a compreensão da necessidade de se voltar para o ser adolescendo um olhar mais atento, cuidadoso e holístico, principalmente, em relação às questões como sexualidade, educação para a saúde, educação como ferramenta formadora de cidadãos livres e conscientes de suas escolhas, dialogicidade, respeito e ética, e assim, instigar-lhes a busca de novos caminhos e parcerias para esse trabalho árduo. Além do mais, o presente estudo denuncia a urgência de se implantarem e implementarem programas voltados para esses sujeitos, reconhecendo nos mesmos e nos profissionais que participam de sua formação pessoas dignas de respeito e reconhecimento. |
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Matilde Meire Miranda CadeteMaria Cristina Pinto de JesusLindalva Carvalho ArmondElen Soraia de Menezes2019-08-11T09:36:39Z2019-08-11T09:36:39Z2007-01-29http://hdl.handle.net/1843/GCPA-738JVAEste estudo surgiu a partir de minha experiência, como enfermeira, na rede pública de saúde. Além disso, senti-me provocada pelo Programa Educacional Afetivo Sexual- PEAS e pelo cotidiano com os adolescentes na Escola Estadual Dona Diva de Oliveira, onde trabalhei como voluntária. Assim, com o objetivo de compreender o sentido que os adolescentes atribuem às informações a respeito das DST/aids, fui ao encontro deles e, através desta pesquisa, de caráter qualitativo e abordagem fenomenológica, lhes dirigi a seguinte questão norteadora: Conte para mim, qual o sentido que você dá/atribui às informações acerca das DST/aids, na sua vida afetiva do dia-a-dia. Os quatorze depoimentos obtidos permitiram, após várias leituras, construir duas categorias abertas e suas respectivas sub categorias: seraí-no-mundo-com DST/aids, pensando na aids como sofrimento, doença e morte; prevenção consciente, ponderando sobre os próprios atos; cuidando para viver melhor (cogitare-cogitatus), cuidado consigo mesmo, evitando sofrimentos futuros; cuidado com o outro: a solicitude em sensibilizar (transmitir conhecimentos), e o desvelo. Para acompreensão do vivido pelos adolescentes, fundamentei minha análise em filósofos existencialistas cujas obras tratam de liberdade, corporeidade, cuidado, sofrimento e morte.Embasei-me, também, em teóricos da educação, saúde e enfermagem e, ainda, em estudiosos da adolescência e da sexualidade. Os depoimentos aqui contidos podem aguçar nos educadores, pais e profissionais de saúde, a compreensão da necessidade de se voltar para o ser adolescendo um olhar mais atento, cuidadoso e holístico, principalmente, em relação às questões como sexualidade, educação para a saúde, educação como ferramenta formadora de cidadãos livres e conscientes de suas escolhas, dialogicidade, respeito e ética, e assim, instigar-lhes a busca de novos caminhos e parcerias para esse trabalho árduo. Além do mais, o presente estudo denuncia a urgência de se implantarem e implementarem programas voltados para esses sujeitos, reconhecendo nos mesmos e nos profissionais que participam de sua formação pessoas dignas de respeito e reconhecimento.This study came out from my experience as a nurse in the Public Health Services. Besides that, I was provoked by the Programa Educacional Afetivo Sexual- PEAS and by the daily activities with the adolescents in the Escola Estadual Dona Diva de Oliveira, where I worked as a volunteer. So, with the objective to understand the sense the adolescents attribute to the information about the DST/ AIDS, I went to meet them through this search, qualitative in character and phenomenologic in treatment. I asked them the directional question: Tell me which sense you give/attribute to the information about the DST/AIDS in your daily affective life? The fourteen statements obtained permitted, after several readings, the construction of two open categories and their respective sub-categories: being in the world with DST/aids, thinking about AIDS as suffering, disease and death; as well as, conscious prevention, considering the own acts; taking care to live better(cogitare-cogitatus), self consciousness, avoiding future sufferings; care of others: solicitude in sensitizing ( transmitting knowledge) and zeal. To understand what the adolescents live, I founded my analysis on existentialist philosophers, whose workers deal with liberty, body, care, suffering and death. I also based myself on education, health and nursery theorists ,as well as adolescence and sexuality researchers. The statements presented in this study might stimulate educators, parents and health workers to comprehend that it is necessary to look at the adolescent in an attentive,careful and holistic manner, mainly concerning to subjects such as: sexuality, health education, education as a way to form citizens free and conscious to do their own choices, dialectics, respect and ethics, stimulating their looking for new ways and partnerships for thishard work. Besides that, the present study denounces the urgency to implant and to implement programs which can take those subjects in account. This would make to understand the adolescents and the professionals that take part in their formation as people who deserve respect and acknowledgment.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGComportamento do adolescenteDoenças sexualmente transmissiveis Prevenção e controleEnfermagemDoenças sexualmente transmissíveis/prevenção & controleEducação sexualExistencialismoAIDS (Doença) Educação sexual para adolescentesDoenças Sexualmente TransmissíveisAIDSEducação em SaúdeEducação Sexual do AdolescenteDa informação à formação para a autonomia: o olhar do adolescente sobre a prevenção das DST/AIDSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALelen_soraia_de_menezes.pdfapplication/pdf458379https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GCPA-738JVA/1/elen_soraia_de_menezes.pdf0446f52d76ab5f379c2b8651bc612fc5MD51TEXTelen_soraia_de_menezes.pdf.txtelen_soraia_de_menezes.pdf.txtExtracted texttext/plain188292https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GCPA-738JVA/2/elen_soraia_de_menezes.pdf.txt0f41b22f2bebb3f6400efcf15af4f59dMD521843/GCPA-738JVA2019-11-14 05:31:21.375oai:repositorio.ufmg.br:1843/GCPA-738JVARepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:31:21Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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