Conexões entre arquivo, biblioteca e museu: similaridade das atividades profissionais e colaboração entre instituições O Arquivo Público Mineiro, a Biblioteca Pública Estadual Luís de Bessa e o Museu Mineiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AM2MGD |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo analisar as relações entre Arquivos, Bibliotecas e Museus, no âmbito das instituições, para identificar possíveis relações de similaridade entre suas atividades profissionais, bem como determinar como essas conexões influenciam o processo de colaboração mútua. O fato de existir um movimento global de conectividade entre museus, bibliotecas e arquivos, com o intuito de promover e desenvolver estratégicas e políticas de colaboração interinstitucional com foco no intercâmbio de conhecimento, economia de recursos financeiros e recursos humanos, políticas comuns de financiamento, promoção de boas práticas institucionais, tem motivado uma aproximação entre as três áreas e pode-se perceber, especialmente nas últimas duas décadas, uma crescente interdisciplinaridade, parcerias e colaborações institucionais com o objetivo de prestar um serviço mais abrangente e de maior qualidade. Em função de responder ao problema de pesquisa e alcançar os objetivos, traçou-se o percurso metodológico fundamentado na intercessão produtiva das três instituições (arquivo, biblioteca e museu) e explicitados por meio dos três objetos empíricos, a partir de três contextos: 1 Da relação de similaridades entres as atividades e perfis profissionais das três áreas (Arquivo, Biblioteca e Museu) listadas na Classificação Brasileira de Ocupações CBO 4.0.2 de 2002 e manuais das três áreas. 2 Explicitação da relação de similaridade entre as atividades e perfis profissionais e possibilidades de cooperação mútua das três áreas por meio das instituições investigadas. 3 Pesquisa bibliográfica histórica para entender os desenvolvimentos de ABMs ao longo do tempo e sua relação de proximidade e afastamentos. Para examinar as várias fontes de informação que subsidiam a presente pesquisa, foi utilizada uma triangulação de métodos, uma combinação de métodos e técnicas de natureza quantitativa, qualitativa e interpretativa. O resultado desta pesquisa revelou uma proximidade histórica entre Arquivos, Bibliotecas e Museus desde sua origem, compartilhando, inclusive, o mesmo espaço institucional, o que é também uma tendência contemporânea. Verificou-se que existe grande similaridade entre algumas atividades profissionais, 70,7% no caso dos Arquivistas, 79,5% em relação aos Bibliotecários e 79,7% em relação aos Museólogos. No caso das instituições: 70,6% de atividades similares para o Arquivo Público Mineiro, 81,7% em relação à Biblioteca Pública Estadual Luís de Bessa e 73,2% em relação ao Museu Mineiro. As atividades com maior concentração de similaridade dizem respeito às atividades: Gerenciar unidades, redes e sistemas de informação - 11,8%; Conservar acervos - 8,0%; Planejar atividades técnico-administrativas- 7,1%; Demonstrar competências pessoais - 6,1%; Dar acesso à informação - 5,7%; Desenvolver recursos informacionais - 5,2%; Preparar ações educativas e/ou culturais - 5,2%. Quanto ao nível de colaboração entre as instituições analisadas, os questionários institucionais demonstraram que a colaboração existe, contudo, em um nível de interação simples (cooperação). |
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Carlos Alberto Avila AraujoLeticia JuliaoRenato Pinto VenancioRubem Damião Soares Nogueira2019-08-10T17:49:34Z2019-08-10T17:49:34Z2016-06-03http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AM2MGDA presente pesquisa teve como objetivo analisar as relações entre Arquivos, Bibliotecas e Museus, no âmbito das instituições, para identificar possíveis relações de similaridade entre suas atividades profissionais, bem como determinar como essas conexões influenciam o processo de colaboração mútua. O fato de existir um movimento global de conectividade entre museus, bibliotecas e arquivos, com o intuito de promover e desenvolver estratégicas e políticas de colaboração interinstitucional com foco no intercâmbio de conhecimento, economia de recursos financeiros e recursos humanos, políticas comuns de financiamento, promoção de boas práticas institucionais, tem motivado uma aproximação entre as três áreas e pode-se perceber, especialmente nas últimas duas décadas, uma crescente interdisciplinaridade, parcerias e colaborações institucionais com o objetivo de prestar um serviço mais abrangente e de maior qualidade. Em função de responder ao problema de pesquisa e alcançar os objetivos, traçou-se o percurso metodológico fundamentado na intercessão produtiva das três instituições (arquivo, biblioteca e museu) e explicitados por meio dos três objetos empíricos, a partir de três contextos: 1 Da relação de similaridades entres as atividades e perfis profissionais das três áreas (Arquivo, Biblioteca e Museu) listadas na Classificação Brasileira de Ocupações CBO 4.0.2 de 2002 e manuais das três áreas. 2 Explicitação da relação de similaridade entre as atividades e perfis profissionais e possibilidades de cooperação mútua das três áreas por meio das instituições investigadas. 3 Pesquisa bibliográfica histórica para entender os desenvolvimentos de ABMs ao longo do tempo e sua relação de proximidade e afastamentos. Para examinar as várias fontes de informação que subsidiam a presente pesquisa, foi utilizada uma triangulação de métodos, uma combinação de métodos e técnicas de natureza quantitativa, qualitativa e interpretativa. O resultado desta pesquisa revelou uma proximidade histórica entre Arquivos, Bibliotecas e Museus desde sua origem, compartilhando, inclusive, o mesmo espaço institucional, o que é também uma tendência contemporânea. Verificou-se que existe grande similaridade entre algumas atividades profissionais, 70,7% no caso dos Arquivistas, 79,5% em relação aos Bibliotecários e 79,7% em relação aos Museólogos. No caso das instituições: 70,6% de atividades similares para o Arquivo Público Mineiro, 81,7% em relação à Biblioteca Pública Estadual Luís de Bessa e 73,2% em relação ao Museu Mineiro. As atividades com maior concentração de similaridade dizem respeito às atividades: Gerenciar unidades, redes e sistemas de informação - 11,8%; Conservar acervos - 8,0%; Planejar atividades técnico-administrativas- 7,1%; Demonstrar competências pessoais - 6,1%; Dar acesso à informação - 5,7%; Desenvolver recursos informacionais - 5,2%; Preparar ações educativas e/ou culturais - 5,2%. Quanto ao nível de colaboração entre as instituições analisadas, os questionários institucionais demonstraram que a colaboração existe, contudo, em um nível de interação simples (cooperação).This study aimed to analyzing the institutional relationship among Archives, Libraries and Museums with the purpose of identifying possible relations of similarity among their professional activities, as well as determining how these connections influence the mutual cooperation process. The fact that there is a global movement of connectivity among museums, libraries and archives in order to promoting and developing strategic and policies of inter-institutional collaboration focused on knowledge sharing, saving financial and human resources, common funding policies, promotion of institutional good practices; all of it has encouraged the rapprochement among the three areas and a growth can be noticed, especially in the last two decades, in interdisciplinarity, partnerships and institutional collaborations with the purpose of providing a more comprehensive service with higher quality. Aiming to respond to the research issue and achieving the objectives, a methodological path was traced based in the productive intersection of the three institutions (archive, library and museum) and clarified through the three empirical objects, from three contexts: 1 The similarity relations among the activities and professional profiles of the three areas (Archive, Library and Museum) listed on the Brazilian Classification of Occupations - CBO 4.0.2 of 2002 and manuals of the three areas. 2 - Explanation of similarity relation among activities and professional profiles and possibilities for mutual cooperation of the three areas through the investigated institutions. 3 - Historical literature research to understand the developments of Archives, Libraries and Museums over time and their proximity and distance relationship. To examine the several sources of information supporting this research, a triangulation of methods was used in a combination of methods and quantitative, qualitative and interpretive techniques. The result of this research showed a historical proximity among Archives, Libraries and Museums since their origin, including sharing the same institutional space, which is also a contemporary trend. It was found that there is great similarity among some professional activities, 70.7% for Archivists, 79.5% for Librarians and 79.7% for Museum Experts. Regarding the institutions: 70.6% of similar activities for the Public Archives of Minas Gerais, 81.7% for Public State Library Luis de Bessa and 73.2% for Museum of Minas Gerais (Museu Mineiro). The activities with the highest concentration of similarity relate to activities: Manage units, networks and information systems - 11.8%, preservation of collections - 8.0%, planning technical and administrative activities - 7.1%, Demonstrating personal skills 6.1%, Providing access to information - 5.7 %, Developing information resources - 5.2%, Preparing educational and/or cultural activities - 5.2%. As to the level of cooperation among the institutions under analysis, institutional questionnaires showed that cooperation exists, however, on a simple interaction (cooperation) level.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArquivos Minas GeraisMuseus Minas GeraisCiência da informaçãoBibliotecas Minas GeraisSimilaridade profissionalArquivoBibliotecaColaboração institucionalMuseuConexões entre arquivo, biblioteca e museu: similaridade das atividades profissionais e colaboração entre instituições O Arquivo Público Mineiro, a Biblioteca Pública Estadual Luís de Bessa e o Museu Mineiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALversao_final_dissertacao_mestrado_rubem_damiao.pdfapplication/pdf2059863https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AM2MGD/1/versao_final_dissertacao_mestrado_rubem_damiao.pdff7333a72f6ad4f51eb18e02a09d30710MD51TEXTversao_final_dissertacao_mestrado_rubem_damiao.pdf.txtversao_final_dissertacao_mestrado_rubem_damiao.pdf.txtExtracted texttext/plain387287https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AM2MGD/2/versao_final_dissertacao_mestrado_rubem_damiao.pdf.txte161f51a1b06a98e3488c5b6d3ae5399MD521843/BUBD-AM2MGD2019-11-14 10:03:46.563oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AM2MGDRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:03:46Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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A presente pesquisa teve como objetivo analisar as relações entre Arquivos, Bibliotecas e Museus, no âmbito das instituições, para identificar possíveis relações de similaridade entre suas atividades profissionais, bem como determinar como essas conexões influenciam o processo de colaboração mútua. O fato de existir um movimento global de conectividade entre museus, bibliotecas e arquivos, com o intuito de promover e desenvolver estratégicas e políticas de colaboração interinstitucional com foco no intercâmbio de conhecimento, economia de recursos financeiros e recursos humanos, políticas comuns de financiamento, promoção de boas práticas institucionais, tem motivado uma aproximação entre as três áreas e pode-se perceber, especialmente nas últimas duas décadas, uma crescente interdisciplinaridade, parcerias e colaborações institucionais com o objetivo de prestar um serviço mais abrangente e de maior qualidade. Em função de responder ao problema de pesquisa e alcançar os objetivos, traçou-se o percurso metodológico fundamentado na intercessão produtiva das três instituições (arquivo, biblioteca e museu) e explicitados por meio dos três objetos empíricos, a partir de três contextos: 1 Da relação de similaridades entres as atividades e perfis profissionais das três áreas (Arquivo, Biblioteca e Museu) listadas na Classificação Brasileira de Ocupações CBO 4.0.2 de 2002 e manuais das três áreas. 2 Explicitação da relação de similaridade entre as atividades e perfis profissionais e possibilidades de cooperação mútua das três áreas por meio das instituições investigadas. 3 Pesquisa bibliográfica histórica para entender os desenvolvimentos de ABMs ao longo do tempo e sua relação de proximidade e afastamentos. Para examinar as várias fontes de informação que subsidiam a presente pesquisa, foi utilizada uma triangulação de métodos, uma combinação de métodos e técnicas de natureza quantitativa, qualitativa e interpretativa. O resultado desta pesquisa revelou uma proximidade histórica entre Arquivos, Bibliotecas e Museus desde sua origem, compartilhando, inclusive, o mesmo espaço institucional, o que é também uma tendência contemporânea. Verificou-se que existe grande similaridade entre algumas atividades profissionais, 70,7% no caso dos Arquivistas, 79,5% em relação aos Bibliotecários e 79,7% em relação aos Museólogos. No caso das instituições: 70,6% de atividades similares para o Arquivo Público Mineiro, 81,7% em relação à Biblioteca Pública Estadual Luís de Bessa e 73,2% em relação ao Museu Mineiro. As atividades com maior concentração de similaridade dizem respeito às atividades: Gerenciar unidades, redes e sistemas de informação - 11,8%; Conservar acervos - 8,0%; Planejar atividades técnico-administrativas- 7,1%; Demonstrar competências pessoais - 6,1%; Dar acesso à informação - 5,7%; Desenvolver recursos informacionais - 5,2%; Preparar ações educativas e/ou culturais - 5,2%. Quanto ao nível de colaboração entre as instituições analisadas, os questionários institucionais demonstraram que a colaboração existe, contudo, em um nível de interação simples (cooperação). |
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