A afro-brasilidade na música para canto e piano no Ciclo Beiramar, op. 21, de Marlos Nobre
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8G9NVA |
Resumo: | A presente dissertação é um estudo sobre a afro-brasilidade na canção de câmara brasileira, tendo como núcleo a análise da obra Beiramar, Op. 21. de Marlos Nobre, composta em 1966, com inspiração nos cantos e crenças negros da Bahia. Abordamos a complexidade da representação das culturas negras no âmbito da música erudita, levando em conta o processo histórico de apropriação e ressignificação pelo qual passaram. História, cultura e diversidade são elementos determinantes do pertencimento, tanto do indivíduo, como da obra à cultura que os produz. A partir das análises literária e musical buscaremos elementos para a interpretação revitalizada tanto da obra de Marlos Nobre, como de outras canções afrobrasileirasdo repertório da canção de câmara. |
id |
UFMG_23122f7598629f6b3f9aaa120a57c7bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-8G9NVA |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Margarida Maria BorghoffPaulo Sérgio Malheiros dos SantosLuciana Monteiro de Castro Silva DutraRosangela Pereira de TugnyRobson Lopes2019-08-09T19:47:32Z2019-08-09T19:47:32Z2010-07-15http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8G9NVAA presente dissertação é um estudo sobre a afro-brasilidade na canção de câmara brasileira, tendo como núcleo a análise da obra Beiramar, Op. 21. de Marlos Nobre, composta em 1966, com inspiração nos cantos e crenças negros da Bahia. Abordamos a complexidade da representação das culturas negras no âmbito da música erudita, levando em conta o processo histórico de apropriação e ressignificação pelo qual passaram. História, cultura e diversidade são elementos determinantes do pertencimento, tanto do indivíduo, como da obra à cultura que os produz. A partir das análises literária e musical buscaremos elementos para a interpretação revitalizada tanto da obra de Marlos Nobre, como de outras canções afrobrasileirasdo repertório da canção de câmara.This thesis consists of a study on afro-Brazilian chamber music, which focuses on the analysis of the piece Beiramar, Op. 21, by Marlos Nobre, composed in 1966 and inspired by black songs and beliefs from Bahia. We approach the complexity of the representation of black cultures in the scope of classical music, by taking into account the historical processes of appropriation and re-signification they have undergone. History, culture and diversity are elements which determine the way not only an individual but also a piece of music belongs to the culture that produces it. Our literary and musical analyses furnish instruments for a renewed interpretation both of Marlos Nobre's work and of other afro-Brazilian chamber music piecesUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGCultura afro-brasileiraNobre, Marlos, 1939-MusicaMusica para pianoMusica Analise, apreciaçãoCultura afro-brasileiraMarlos NobreCanção brasileiraAtlântico NegroBeiramarA afro-brasilidade na música para canto e piano no Ciclo Beiramar, op. 21, de Marlos Nobreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_robson_lopes.pdfapplication/pdf1255556https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-8G9NVA/1/disserta__o_robson_lopes.pdf55a626937ccb8d5c6f1458295c682aa4MD51TEXTdisserta__o_robson_lopes.pdf.txtdisserta__o_robson_lopes.pdf.txtExtracted texttext/plain263578https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-8G9NVA/2/disserta__o_robson_lopes.pdf.txtcd0ec916f906a65736b94dfee29cdd60MD521843/AAGS-8G9NVA2019-11-14 08:16:44.582oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-8G9NVARepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:16:44Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A afro-brasilidade na música para canto e piano no Ciclo Beiramar, op. 21, de Marlos Nobre |
title |
A afro-brasilidade na música para canto e piano no Ciclo Beiramar, op. 21, de Marlos Nobre |
spellingShingle |
A afro-brasilidade na música para canto e piano no Ciclo Beiramar, op. 21, de Marlos Nobre Robson Lopes Cultura afro-brasileira Marlos Nobre Canção brasileira Atlântico Negro Beiramar Cultura afro-brasileira Nobre, Marlos, 1939- Musica Musica para piano Musica Analise, apreciação |
title_short |
A afro-brasilidade na música para canto e piano no Ciclo Beiramar, op. 21, de Marlos Nobre |
title_full |
A afro-brasilidade na música para canto e piano no Ciclo Beiramar, op. 21, de Marlos Nobre |
title_fullStr |
A afro-brasilidade na música para canto e piano no Ciclo Beiramar, op. 21, de Marlos Nobre |
title_full_unstemmed |
A afro-brasilidade na música para canto e piano no Ciclo Beiramar, op. 21, de Marlos Nobre |
title_sort |
A afro-brasilidade na música para canto e piano no Ciclo Beiramar, op. 21, de Marlos Nobre |
author |
Robson Lopes |
author_facet |
Robson Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Margarida Maria Borghoff |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Paulo Sérgio Malheiros dos Santos |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Luciana Monteiro de Castro Silva Dutra |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Rosangela Pereira de Tugny |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Robson Lopes |
contributor_str_mv |
Margarida Maria Borghoff Paulo Sérgio Malheiros dos Santos Luciana Monteiro de Castro Silva Dutra Rosangela Pereira de Tugny |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura afro-brasileira Marlos Nobre Canção brasileira Atlântico Negro Beiramar |
topic |
Cultura afro-brasileira Marlos Nobre Canção brasileira Atlântico Negro Beiramar Cultura afro-brasileira Nobre, Marlos, 1939- Musica Musica para piano Musica Analise, apreciação |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Cultura afro-brasileira Nobre, Marlos, 1939- Musica Musica para piano Musica Analise, apreciação |
description |
A presente dissertação é um estudo sobre a afro-brasilidade na canção de câmara brasileira, tendo como núcleo a análise da obra Beiramar, Op. 21. de Marlos Nobre, composta em 1966, com inspiração nos cantos e crenças negros da Bahia. Abordamos a complexidade da representação das culturas negras no âmbito da música erudita, levando em conta o processo histórico de apropriação e ressignificação pelo qual passaram. História, cultura e diversidade são elementos determinantes do pertencimento, tanto do indivíduo, como da obra à cultura que os produz. A partir das análises literária e musical buscaremos elementos para a interpretação revitalizada tanto da obra de Marlos Nobre, como de outras canções afrobrasileirasdo repertório da canção de câmara. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-07-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-09T19:47:32Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-09T19:47:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8G9NVA |
url |
http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8G9NVA |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-8G9NVA/1/disserta__o_robson_lopes.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-8G9NVA/2/disserta__o_robson_lopes.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
55a626937ccb8d5c6f1458295c682aa4 cd0ec916f906a65736b94dfee29cdd60 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589528881987584 |