Religião, alienação e emancipação: a filosofia da autoconsciência de Bruno Bauer e seus desdobramentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Samuel Franca Alves
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AAVFYZ
Resumo: Este trabalho visa explicitar, através de uma abordagem sistematizante, como Bruno Bauer compreende o fenômeno da alienação a partir do que considera uma de suas formas específicas efundamentais de manifestação, qual seja, a consciência religiosa. A base sobre a qual esse filósofo procurou erguer seu pensamento é uma reinterpretação do sistema hegeliano, mais precisamente focada na compreensão da experiência da consciência na Fenomenologia. Para Bauer, as figuras do Espírito Absoluto e Espírito do Mundo são metáforas que representam a autoconsciência humana, e o processo de formação descrito pela fenomenologia deve culminar na elevação do indivíduo a essa autoconsciência, pela qual se reconhece dotado de uma universalidade posta por seu pertencimento à humanidade, criadora de si e de seu mundo. A consciência religiosa permitiu, por meio da ideia de uma substância universal, a superação do isolamento em que a consciência se encontrava. Mas converte-se no maior obstáculo que o homem ergueu contra si e sua própria liberdade ao dar origem às seitas religiosas, que pretendem conter em seus ritos e dogmas uma verdade absoluta e operam uma alienação de todas as capacidades humanas na figura de divindades sobre-humanas e supraterrenas. Como consequência, o homem é levado a estabelecer uma relação de negação com o mundo real, à espera de uma rendenção post mortem. A laicização do estado é vista então comoconditio sine qua non para que este cumpra o papel que lhe é próprio: representar a reconciliação entre o querer subjetivo e o objetivo, proporcionando ao homem uma existência social racional, naqual a lei e as instituições apareçam como a realidade positiva da liberdade. Entretanto, não é possível esperar que o estado cristão simplesmente se converta em estado laico e liberte os homens,já que esse mesmo estado é a unidade da sociedade. Aparece então a figura da Filosofia Crítica, que almeja ser não apenas apreensão da realidade, mas instrumento de sua transformação, ao conduzir aconsciência individual à crítica de sua condição e elevação à autoconsciência.
id UFMG_23e2ebf9066f40263b42b578de9f8aca
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AAVFYZ
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Ester VaismanJoaosinho BeckenkampVitor Bartoletti SartoriSamuel Franca Alves2019-08-12T18:30:14Z2019-08-12T18:30:14Z2015-08-14http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AAVFYZEste trabalho visa explicitar, através de uma abordagem sistematizante, como Bruno Bauer compreende o fenômeno da alienação a partir do que considera uma de suas formas específicas efundamentais de manifestação, qual seja, a consciência religiosa. A base sobre a qual esse filósofo procurou erguer seu pensamento é uma reinterpretação do sistema hegeliano, mais precisamente focada na compreensão da experiência da consciência na Fenomenologia. Para Bauer, as figuras do Espírito Absoluto e Espírito do Mundo são metáforas que representam a autoconsciência humana, e o processo de formação descrito pela fenomenologia deve culminar na elevação do indivíduo a essa autoconsciência, pela qual se reconhece dotado de uma universalidade posta por seu pertencimento à humanidade, criadora de si e de seu mundo. A consciência religiosa permitiu, por meio da ideia de uma substância universal, a superação do isolamento em que a consciência se encontrava. Mas converte-se no maior obstáculo que o homem ergueu contra si e sua própria liberdade ao dar origem às seitas religiosas, que pretendem conter em seus ritos e dogmas uma verdade absoluta e operam uma alienação de todas as capacidades humanas na figura de divindades sobre-humanas e supraterrenas. Como consequência, o homem é levado a estabelecer uma relação de negação com o mundo real, à espera de uma rendenção post mortem. A laicização do estado é vista então comoconditio sine qua non para que este cumpra o papel que lhe é próprio: representar a reconciliação entre o querer subjetivo e o objetivo, proporcionando ao homem uma existência social racional, naqual a lei e as instituições apareçam como a realidade positiva da liberdade. Entretanto, não é possível esperar que o estado cristão simplesmente se converta em estado laico e liberte os homens,já que esse mesmo estado é a unidade da sociedade. Aparece então a figura da Filosofia Crítica, que almeja ser não apenas apreensão da realidade, mas instrumento de sua transformação, ao conduzir aconsciência individual à crítica de sua condição e elevação à autoconsciência.This paper aims to explain, through a systematic approach, how Bruno Bauer understands the phenomenon of alienation from which he considers one of its specific and basic forms of manifestation, namely, the religious consciousness. The basis on which this philosopher sought to raise his thought is a reinterpretation of the Hegelian system, specifically focused on understanding the experience of consciousness in the Phenomenology. For Bauer, the figures of the Absolute Spiritand the World Spirit are metaphors that represent human self-consciousness, and the education process described by phenomenology should culminate in the elevation of the individual to this selfconsciousness, by which he recognizes himself endowed with a universality posed by his belonging to humanking, creator of himself and his world. The religious consciousness has, through the ideaof a universal substance, permitted overcoming the isolation in which consciousness was. But becomes the biggest obstacle that the man raised against himself and his own freedom by creating religious sects, that claims to contain in its worship and dogmas an absolute truth and so operates a alienation of all human powers in the figure of superhuman and superterrestrial deities. As a result, man is taken to establish a denial relation to the real world, waiting for a post mortem surrender.The secularization of state is then seen as conditio sine qua non for it to fulfill the role of its own: represent the reconciliation between the subjective and the objective will, providing mankind a rational social existence, in which the law and the institutions appears as the positive reality of freedom. However, it's not possible to expect the Christian state simply becomes secular state, and then provide men his freedom, since this same state is the unity of society. Appears so the characterof Critical Philosophy, which aims to be not only apprehension of reality, but instrument of its transformation, to lead the individual consciousness to criticism of their own condition and elevation to self-consciousness.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGBauer, Bruno,1809-1882ReligiãoAlienação (Filosofia)FilosofiaHegelReligiãoBruno BauerAutoconsciênciaAlienaçãoEmancipaçãoReligião, alienação e emancipação: a filosofia da autoconsciência de Bruno Bauer e seus desdobramentosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALsamuel_alves___religiao_alienacao_emancipacao.pdfapplication/pdf1458998https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AAVFYZ/1/samuel_alves___religiao_alienacao_emancipacao.pdfff4275fe37773a907b5a020eaee6a448MD51TEXTsamuel_alves___religiao_alienacao_emancipacao.pdf.txtsamuel_alves___religiao_alienacao_emancipacao.pdf.txtExtracted texttext/plain317716https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AAVFYZ/2/samuel_alves___religiao_alienacao_emancipacao.pdf.txt137cb1379f5d00df6bc7ab72c301f8b5MD521843/BUBD-AAVFYZ2019-11-14 19:15:21.108oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AAVFYZRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T22:15:21Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Religião, alienação e emancipação: a filosofia da autoconsciência de Bruno Bauer e seus desdobramentos
title Religião, alienação e emancipação: a filosofia da autoconsciência de Bruno Bauer e seus desdobramentos
spellingShingle Religião, alienação e emancipação: a filosofia da autoconsciência de Bruno Bauer e seus desdobramentos
Samuel Franca Alves
Hegel
Religião
Bruno Bauer
Autoconsciência
Alienação
Emancipação
Bauer, Bruno,1809-1882
Religião
Alienação (Filosofia)
Filosofia
title_short Religião, alienação e emancipação: a filosofia da autoconsciência de Bruno Bauer e seus desdobramentos
title_full Religião, alienação e emancipação: a filosofia da autoconsciência de Bruno Bauer e seus desdobramentos
title_fullStr Religião, alienação e emancipação: a filosofia da autoconsciência de Bruno Bauer e seus desdobramentos
title_full_unstemmed Religião, alienação e emancipação: a filosofia da autoconsciência de Bruno Bauer e seus desdobramentos
title_sort Religião, alienação e emancipação: a filosofia da autoconsciência de Bruno Bauer e seus desdobramentos
author Samuel Franca Alves
author_facet Samuel Franca Alves
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ester Vaisman
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Joaosinho Beckenkamp
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Vitor Bartoletti Sartori
dc.contributor.author.fl_str_mv Samuel Franca Alves
contributor_str_mv Ester Vaisman
Joaosinho Beckenkamp
Vitor Bartoletti Sartori
dc.subject.por.fl_str_mv Hegel
Religião
Bruno Bauer
Autoconsciência
Alienação
Emancipação
topic Hegel
Religião
Bruno Bauer
Autoconsciência
Alienação
Emancipação
Bauer, Bruno,1809-1882
Religião
Alienação (Filosofia)
Filosofia
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Bauer, Bruno,1809-1882
Religião
Alienação (Filosofia)
Filosofia
description Este trabalho visa explicitar, através de uma abordagem sistematizante, como Bruno Bauer compreende o fenômeno da alienação a partir do que considera uma de suas formas específicas efundamentais de manifestação, qual seja, a consciência religiosa. A base sobre a qual esse filósofo procurou erguer seu pensamento é uma reinterpretação do sistema hegeliano, mais precisamente focada na compreensão da experiência da consciência na Fenomenologia. Para Bauer, as figuras do Espírito Absoluto e Espírito do Mundo são metáforas que representam a autoconsciência humana, e o processo de formação descrito pela fenomenologia deve culminar na elevação do indivíduo a essa autoconsciência, pela qual se reconhece dotado de uma universalidade posta por seu pertencimento à humanidade, criadora de si e de seu mundo. A consciência religiosa permitiu, por meio da ideia de uma substância universal, a superação do isolamento em que a consciência se encontrava. Mas converte-se no maior obstáculo que o homem ergueu contra si e sua própria liberdade ao dar origem às seitas religiosas, que pretendem conter em seus ritos e dogmas uma verdade absoluta e operam uma alienação de todas as capacidades humanas na figura de divindades sobre-humanas e supraterrenas. Como consequência, o homem é levado a estabelecer uma relação de negação com o mundo real, à espera de uma rendenção post mortem. A laicização do estado é vista então comoconditio sine qua non para que este cumpra o papel que lhe é próprio: representar a reconciliação entre o querer subjetivo e o objetivo, proporcionando ao homem uma existência social racional, naqual a lei e as instituições apareçam como a realidade positiva da liberdade. Entretanto, não é possível esperar que o estado cristão simplesmente se converta em estado laico e liberte os homens,já que esse mesmo estado é a unidade da sociedade. Aparece então a figura da Filosofia Crítica, que almeja ser não apenas apreensão da realidade, mas instrumento de sua transformação, ao conduzir aconsciência individual à crítica de sua condição e elevação à autoconsciência.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-08-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T18:30:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T18:30:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AAVFYZ
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AAVFYZ
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AAVFYZ/1/samuel_alves___religiao_alienacao_emancipacao.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AAVFYZ/2/samuel_alves___religiao_alienacao_emancipacao.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ff4275fe37773a907b5a020eaee6a448
137cb1379f5d00df6bc7ab72c301f8b5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589249501495296