Caminhos da docência: trajetórias de mulheres professoras em Sabará Minas Gerais (1830-1904)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cecilia Vieira do Nascimento
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8M5GKC
Resumo: Este estudo tem por objetivo explicitar, na perspectiva histórica, os diferentes modos de inserção de mulheres na docência elementar, tomando como referência um grupo de professoras. No decorrer do século XIX, a presença de mulheres nessa ocupação foi gradativamente tornando-se mais significativa na província de Minas Gerais, à semelhança do que acontecia em outras províncias brasileiras e em outras nações ocidentais. Em Minas Gerais, de acordo com estudos recentes, a inserção de mulheres no magistério não parece coincidir com a interpretação corrente na historiografia, para a qual as mulheres foram autorizadas à docência pela via das Escolas Normais, espaço de formação docente instituído em maior escala por volta dos anos de 1880. Se não as Escolas Normais, o que autorizou a presença de mulheres nessa ocupação e como elaboraram as condições que as possibilitaram inserir-se na docência? Esta é a questão motivadora deste estudo. Com o intuito de respondê-la, procede-se ao acompanhamento das trajetórias de quatorze professoras que atuaram em diferentes momentos do século XIX na cidade de Sabará, importante região em Minas Gerais do período, e em seu entorno. Como estratégia privilegiada, busca-se desvelar a ambiência sobre a qual esse grupo se constituiu como professoras. As influências e pensamentos diversos do ambiente sociocultural, do trabalho, da literatura, da família e da Escola Normal, em graus distintos, apresentam-se neste estudo. Percebe-se que no decorrer do século XIX ocorreu a convergência de aspectos favoráveis à inserção de mulheres no magistério, como as redes de sociabilidades construídas e vivenciadas pelo grupo estudado, a ambiência social advinda da Igreja Católica, a ambiência da sala de aula na medida em que algumas alunas ajudavam as professoras , a imprensa e a Escola Normal. De forma mais destacada, apontam-se as influências construídas na própria ambiência familiar, constituindo o magistério como uma espécie de herança imaterial.
id UFMG_244900ee96de76359b92825aa6df8653
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-8M5GKC
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Luciano Mendes de Faria FilhoThais Nivia de Lima e FonsecaMonica Yumi JinzenjiAlessandra Frota Martinez de SchuelerMarcus Vinicius FonsecaCecilia Vieira do Nascimento2019-08-13T00:48:30Z2019-08-13T00:48:30Z2011-02-08http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8M5GKCEste estudo tem por objetivo explicitar, na perspectiva histórica, os diferentes modos de inserção de mulheres na docência elementar, tomando como referência um grupo de professoras. No decorrer do século XIX, a presença de mulheres nessa ocupação foi gradativamente tornando-se mais significativa na província de Minas Gerais, à semelhança do que acontecia em outras províncias brasileiras e em outras nações ocidentais. Em Minas Gerais, de acordo com estudos recentes, a inserção de mulheres no magistério não parece coincidir com a interpretação corrente na historiografia, para a qual as mulheres foram autorizadas à docência pela via das Escolas Normais, espaço de formação docente instituído em maior escala por volta dos anos de 1880. Se não as Escolas Normais, o que autorizou a presença de mulheres nessa ocupação e como elaboraram as condições que as possibilitaram inserir-se na docência? Esta é a questão motivadora deste estudo. Com o intuito de respondê-la, procede-se ao acompanhamento das trajetórias de quatorze professoras que atuaram em diferentes momentos do século XIX na cidade de Sabará, importante região em Minas Gerais do período, e em seu entorno. Como estratégia privilegiada, busca-se desvelar a ambiência sobre a qual esse grupo se constituiu como professoras. As influências e pensamentos diversos do ambiente sociocultural, do trabalho, da literatura, da família e da Escola Normal, em graus distintos, apresentam-se neste estudo. Percebe-se que no decorrer do século XIX ocorreu a convergência de aspectos favoráveis à inserção de mulheres no magistério, como as redes de sociabilidades construídas e vivenciadas pelo grupo estudado, a ambiência social advinda da Igreja Católica, a ambiência da sala de aula na medida em que algumas alunas ajudavam as professoras , a imprensa e a Escola Normal. De forma mais destacada, apontam-se as influências construídas na própria ambiência familiar, constituindo o magistério como uma espécie de herança imaterial.This study aims to understand, in a historical perspective, the different ways of including women in elementary teaching, taking as reference a group of female teachers. During the nineteenth century, the presence of women in this occupation was gradually becoming more significant in the province of Minas Gerais, as it has happened in other provinces of Brazil and other Western nations. In Minas Gerais, according to recent studies, the inclusion of women in teaching does not seem to coincide with the current interpretation of historiography, for which women were allowed to teach through the Teacher Training Colleges, where teacher training rooms were set up on a larger scale around 1880. If not the Teacher Training Colleges, who was responsible to authorize the presence of women in this occupation, and who prepared the conditions that allowed women to enter the teaching profession? Those are the motivating questions of this study. In order to answer them, it is important to understand the paths of fourteen teachers who worked in different moments of the nineteenth century in the town of Sabará, Minas Gerais, an important region in the period, and in its surroundings. As a privileged strategy, we seek to understand the atmosphere related to a group of established teachers, as well their influences and thoughts: socio-cultural, labor, literature, family and normal school. It is noticed that during the nineteenth century there were a convergence of favorable aspects to the inclusion of women in teaching, as the networks of sociability were constructed and experienced by the study group. However, the social environment arising from the Catholic Church, the ambiance of the classroom as some students helped the teachers the press, the Teacher Training Colleges and, most prominently, influences built in the very familiar atmosphere, were responsible to make teaching a kind of intangible heritage.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoProfessores FormaçãoMulheres na educaçãoEducação HistóriaMagistério em famíliaFeminização do magistérioTrajetórias de professorasCaminhos da docência: trajetórias de mulheres professoras em Sabará Minas Gerais (1830-1904)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtesececiliavieira_nascimento.pdfapplication/pdf2404484https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8M5GKC/1/tesececiliavieira_nascimento.pdf9daecb58da24824d223a3844c5a699b3MD51TEXTtesececiliavieira_nascimento.pdf.txttesececiliavieira_nascimento.pdf.txtExtracted texttext/plain628735https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8M5GKC/2/tesececiliavieira_nascimento.pdf.txte39ac036af1b86eb26879e422d39b882MD521843/FAEC-8M5GKC2019-11-14 20:33:06.927oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-8M5GKCRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:33:06Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Caminhos da docência: trajetórias de mulheres professoras em Sabará Minas Gerais (1830-1904)
title Caminhos da docência: trajetórias de mulheres professoras em Sabará Minas Gerais (1830-1904)
spellingShingle Caminhos da docência: trajetórias de mulheres professoras em Sabará Minas Gerais (1830-1904)
Cecilia Vieira do Nascimento
Magistério em família
Feminização do magistério
Trajetórias de professoras
Educação
Professores Formação
Mulheres na educação
Educação História
title_short Caminhos da docência: trajetórias de mulheres professoras em Sabará Minas Gerais (1830-1904)
title_full Caminhos da docência: trajetórias de mulheres professoras em Sabará Minas Gerais (1830-1904)
title_fullStr Caminhos da docência: trajetórias de mulheres professoras em Sabará Minas Gerais (1830-1904)
title_full_unstemmed Caminhos da docência: trajetórias de mulheres professoras em Sabará Minas Gerais (1830-1904)
title_sort Caminhos da docência: trajetórias de mulheres professoras em Sabará Minas Gerais (1830-1904)
author Cecilia Vieira do Nascimento
author_facet Cecilia Vieira do Nascimento
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luciano Mendes de Faria Filho
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Thais Nivia de Lima e Fonseca
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Monica Yumi Jinzenji
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Alessandra Frota Martinez de Schueler
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Marcus Vinicius Fonseca
dc.contributor.author.fl_str_mv Cecilia Vieira do Nascimento
contributor_str_mv Luciano Mendes de Faria Filho
Thais Nivia de Lima e Fonseca
Monica Yumi Jinzenji
Alessandra Frota Martinez de Schueler
Marcus Vinicius Fonseca
dc.subject.por.fl_str_mv Magistério em família
Feminização do magistério
Trajetórias de professoras
topic Magistério em família
Feminização do magistério
Trajetórias de professoras
Educação
Professores Formação
Mulheres na educação
Educação História
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Professores Formação
Mulheres na educação
Educação História
description Este estudo tem por objetivo explicitar, na perspectiva histórica, os diferentes modos de inserção de mulheres na docência elementar, tomando como referência um grupo de professoras. No decorrer do século XIX, a presença de mulheres nessa ocupação foi gradativamente tornando-se mais significativa na província de Minas Gerais, à semelhança do que acontecia em outras províncias brasileiras e em outras nações ocidentais. Em Minas Gerais, de acordo com estudos recentes, a inserção de mulheres no magistério não parece coincidir com a interpretação corrente na historiografia, para a qual as mulheres foram autorizadas à docência pela via das Escolas Normais, espaço de formação docente instituído em maior escala por volta dos anos de 1880. Se não as Escolas Normais, o que autorizou a presença de mulheres nessa ocupação e como elaboraram as condições que as possibilitaram inserir-se na docência? Esta é a questão motivadora deste estudo. Com o intuito de respondê-la, procede-se ao acompanhamento das trajetórias de quatorze professoras que atuaram em diferentes momentos do século XIX na cidade de Sabará, importante região em Minas Gerais do período, e em seu entorno. Como estratégia privilegiada, busca-se desvelar a ambiência sobre a qual esse grupo se constituiu como professoras. As influências e pensamentos diversos do ambiente sociocultural, do trabalho, da literatura, da família e da Escola Normal, em graus distintos, apresentam-se neste estudo. Percebe-se que no decorrer do século XIX ocorreu a convergência de aspectos favoráveis à inserção de mulheres no magistério, como as redes de sociabilidades construídas e vivenciadas pelo grupo estudado, a ambiência social advinda da Igreja Católica, a ambiência da sala de aula na medida em que algumas alunas ajudavam as professoras , a imprensa e a Escola Normal. De forma mais destacada, apontam-se as influências construídas na própria ambiência familiar, constituindo o magistério como uma espécie de herança imaterial.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-02-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T00:48:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T00:48:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8M5GKC
url http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8M5GKC
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8M5GKC/1/tesececiliavieira_nascimento.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8M5GKC/2/tesececiliavieira_nascimento.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9daecb58da24824d223a3844c5a699b3
e39ac036af1b86eb26879e422d39b882
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589463628054528