Um jogo investigativo sobre corpo humano e saúde: desenvolvendo conhecimentos, habilidades e atitudes com alunos do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: José Luis da Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJJXV
Resumo: Este trabalho tem por objetivo contribuir para o ensino de ciências por investigação por meio de pesquisa sobre jogo educativo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa com posterior analise quantitativa dos dados. A pesquisa constou de duas etapas. A primeira, uma revisão bibliográfica sobre o tema, buscou fornecer o aporte teórico que apoiaria a análise dos dados empíricos. A segunda consistiu de trabalho empírico com coleta de dados junto a uma turma do 2º ano do Ensino Médio e se dividiu em três fases: aplicação do jogo investigativo O Corpo e a Saúde Integrados ao Ambiente com observação da dinâmica na sala de aula; aplicação de um questionário junto aos alunos que participaram da fase anterior; discussão com os participantes abordando a atividade do dia. Nossa análise se baseou na literatura pertinente ao tema, especialmente sobre os jogos educativos, a metodologia investigativa e a abordagem no ensino sobre corpo humano e saúde, considerando o conceito ampliado desta última e tendo como referenciais os PCN e PCNEM e estudos da Pesquisa em Educação em Ciências. Os resultados apontaram: expressões de motivação e interesse para com a atividade proposta, manifestação favorável ao uso de jogos educativos no processo de ensino, um bom nível de interações dentro da sala de aula, e posicionamento crítico, construtivo e positivo dos alunos em face das questões propostas. Entendemos que este trabalho contribui para as discussões sobre o emprego dos jogos educativos no ensino de ciências e estimula estudos envolvendo a associação dos jogos com a atividade investigativa.
id UFMG_249a3c0045aea16ffe4d8af65b03af73
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9AJJXV
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria de Fátima MarcelosJosé Luis da Silva2019-08-13T06:02:47Z2019-08-13T06:02:47Z2012-12-15http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJJXVEste trabalho tem por objetivo contribuir para o ensino de ciências por investigação por meio de pesquisa sobre jogo educativo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa com posterior analise quantitativa dos dados. A pesquisa constou de duas etapas. A primeira, uma revisão bibliográfica sobre o tema, buscou fornecer o aporte teórico que apoiaria a análise dos dados empíricos. A segunda consistiu de trabalho empírico com coleta de dados junto a uma turma do 2º ano do Ensino Médio e se dividiu em três fases: aplicação do jogo investigativo O Corpo e a Saúde Integrados ao Ambiente com observação da dinâmica na sala de aula; aplicação de um questionário junto aos alunos que participaram da fase anterior; discussão com os participantes abordando a atividade do dia. Nossa análise se baseou na literatura pertinente ao tema, especialmente sobre os jogos educativos, a metodologia investigativa e a abordagem no ensino sobre corpo humano e saúde, considerando o conceito ampliado desta última e tendo como referenciais os PCN e PCNEM e estudos da Pesquisa em Educação em Ciências. Os resultados apontaram: expressões de motivação e interesse para com a atividade proposta, manifestação favorável ao uso de jogos educativos no processo de ensino, um bom nível de interações dentro da sala de aula, e posicionamento crítico, construtivo e positivo dos alunos em face das questões propostas. Entendemos que este trabalho contribui para as discussões sobre o emprego dos jogos educativos no ensino de ciências e estimula estudos envolvendo a associação dos jogos com a atividade investigativa.This study aims to contribute to science teaching by investigation through search on educational game. For both we conducted a qualitative survey with quantitative analysis of the data later. The research comprised two steps. The first, a bibliographic review on the theme, sought the theoretical basis that would support the analysis of empirical data. The second was consisted of empirical work with data collection from a class of 2nd year of high school and was divided into three phases: application of game Investigative The Human Body and Health Integrated to the Environment with observing the dynamics of classroom, applying a questionnaire to the students who participated in the previous phase; discussion with participants addressing the day's activity. Our analysis was based on theory of literature pertinent to the topic, especially on educational games, the investigative methodology and approach to teaching about the human body and health with the broader concept of health and referential in the National Curriculum for primary and secondary education (PCN and PCNEM) and studies of Research in Science Educacion. The results showed: expressions of interest and motivation towards the proposed activity, favorable manifestation the use of educational games in teaching, a good level of interaction in the classroom and positioning critical, constructive and positive in view of the students' questions tenders. We believe that this work contributes to the discussions about the use of educational games in teaching science and stimulates studies involving the association of games with investigative activity.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoCorpo humano  Estudo e ensinoCiência  Estudo e ensinoJogos educativosEnsino de ciênciasCorpo humano e saúdeJogos educativosAmbienteInvestigaçãoUm jogo investigativo sobre corpo humano e saúde: desenvolvendo conhecimentos, habilidades e atitudes com alunos do ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_jose_luis_polo_pompeu.pdfapplication/pdf1082437https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9AJJXV/1/tcc_jose_luis_polo_pompeu.pdf4c2083fc15cd543c16869484a5867df0MD51TEXTtcc_jose_luis_polo_pompeu.pdf.txttcc_jose_luis_polo_pompeu.pdf.txtExtracted texttext/plain188871https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9AJJXV/2/tcc_jose_luis_polo_pompeu.pdf.txtddfda6be77106fd24c3c1178e4a490c7MD521843/BUOS-9AJJXV2019-11-14 21:26:42.203oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9AJJXVRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T00:26:42Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um jogo investigativo sobre corpo humano e saúde: desenvolvendo conhecimentos, habilidades e atitudes com alunos do ensino médio
title Um jogo investigativo sobre corpo humano e saúde: desenvolvendo conhecimentos, habilidades e atitudes com alunos do ensino médio
spellingShingle Um jogo investigativo sobre corpo humano e saúde: desenvolvendo conhecimentos, habilidades e atitudes com alunos do ensino médio
José Luis da Silva
Ensino de ciências
Corpo humano e saúde
Jogos educativos
Ambiente
Investigação
Educação
Corpo humano  Estudo e ensino
Ciência  Estudo e ensino
Jogos educativos
title_short Um jogo investigativo sobre corpo humano e saúde: desenvolvendo conhecimentos, habilidades e atitudes com alunos do ensino médio
title_full Um jogo investigativo sobre corpo humano e saúde: desenvolvendo conhecimentos, habilidades e atitudes com alunos do ensino médio
title_fullStr Um jogo investigativo sobre corpo humano e saúde: desenvolvendo conhecimentos, habilidades e atitudes com alunos do ensino médio
title_full_unstemmed Um jogo investigativo sobre corpo humano e saúde: desenvolvendo conhecimentos, habilidades e atitudes com alunos do ensino médio
title_sort Um jogo investigativo sobre corpo humano e saúde: desenvolvendo conhecimentos, habilidades e atitudes com alunos do ensino médio
author José Luis da Silva
author_facet José Luis da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria de Fátima Marcelos
dc.contributor.author.fl_str_mv José Luis da Silva
contributor_str_mv Maria de Fátima Marcelos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Corpo humano e saúde
Jogos educativos
Ambiente
Investigação
topic Ensino de ciências
Corpo humano e saúde
Jogos educativos
Ambiente
Investigação
Educação
Corpo humano  Estudo e ensino
Ciência  Estudo e ensino
Jogos educativos
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Corpo humano  Estudo e ensino
Ciência  Estudo e ensino
Jogos educativos
description Este trabalho tem por objetivo contribuir para o ensino de ciências por investigação por meio de pesquisa sobre jogo educativo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa com posterior analise quantitativa dos dados. A pesquisa constou de duas etapas. A primeira, uma revisão bibliográfica sobre o tema, buscou fornecer o aporte teórico que apoiaria a análise dos dados empíricos. A segunda consistiu de trabalho empírico com coleta de dados junto a uma turma do 2º ano do Ensino Médio e se dividiu em três fases: aplicação do jogo investigativo O Corpo e a Saúde Integrados ao Ambiente com observação da dinâmica na sala de aula; aplicação de um questionário junto aos alunos que participaram da fase anterior; discussão com os participantes abordando a atividade do dia. Nossa análise se baseou na literatura pertinente ao tema, especialmente sobre os jogos educativos, a metodologia investigativa e a abordagem no ensino sobre corpo humano e saúde, considerando o conceito ampliado desta última e tendo como referenciais os PCN e PCNEM e estudos da Pesquisa em Educação em Ciências. Os resultados apontaram: expressões de motivação e interesse para com a atividade proposta, manifestação favorável ao uso de jogos educativos no processo de ensino, um bom nível de interações dentro da sala de aula, e posicionamento crítico, construtivo e positivo dos alunos em face das questões propostas. Entendemos que este trabalho contribui para as discussões sobre o emprego dos jogos educativos no ensino de ciências e estimula estudos envolvendo a associação dos jogos com a atividade investigativa.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-12-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T06:02:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T06:02:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJJXV
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJJXV
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9AJJXV/1/tcc_jose_luis_polo_pompeu.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9AJJXV/2/tcc_jose_luis_polo_pompeu.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4c2083fc15cd543c16869484a5867df0
ddfda6be77106fd24c3c1178e4a490c7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589248028246016