Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_25f31266d7c69e952cf59ab428ffa7d6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/EBAC-A53G2J
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Maurilio Andrade RochaArnaldo Leite de AlvarengaGiselle Guilhon Antunes CamargoCristiano de Sousa Reis2019-08-10T00:12:31Z2019-08-10T00:12:31Z2011-08-12http://hdl.handle.net/1843/EBAC-A53G2JEsta pesquisa investigou como a dança contemporânea, como um campo de conhecimento que se utiliza de um variado repertório de métodos e técnicas, pode ser utilizada na preparação corporal de atores. Para isso, localizou na história alguns pensamentos dos principais encenadores e coreógrafos do final do século XIX e início do século XX, que romperam com a forma tradicional/clássica de pensar o corpo na dança e no teatro. Apresenta algumas concepções do que vem a ser a dança contemporânea, seus métodos, técnicas e suas noções de corpo. Utiliza a experiência da preparação corporal empreendida no espetáculo O Guesa Errante, para refletir sobre a utilização da dança contemporânea na preparação corporal de atores. Essa experiência permitiu reconhecer cinco momentos interligados: despreparação corporal, re-construção e re-organização corporal, o chão nosso de cada dia, a descoberta da espiral, a conquista do corpo dançante e um tripé de base que potencializa todas as fases. A análise destes momentos possibilitou constatar que, na preparação corporal, a dança contemporânea se constituiu em um lugar para que o ator pudesse reconhecer e experimentar o próprio corpo como instrumento técnico e como um meio de conhecer a si mesmo, favorecendo a expressão artística. O corpo como meio e resultado de sua arte.This research investigated how Contemporary Dance, as a knowledge field that uses a varied repertoire of methods and techniques can be used in the corporal preparation of actors. For this, it has located in history some thoughts of the main producers and choreographers ofthe end of 19th century and beginning of 20th century that had breached with the traditional/classical form to think the body in dance and theater. It presents some conceptions of what it comes to be the Contemporary Dance, its methods, techniques and its slight knowledge of body. It uses the experience of the corporal preparation undertaken in the spectacle the Nomadic Guesa (Guesa Errante), to reflect on the use of the Contemporary Dance in the corporal preparation of actors. This experience allowed recognizing five linked moments: corporal unpreparedness, reconstruction and corporal reorganization, our dailyground, the discovery of the spiral, the conquest of the dancing body and a basis tripod that potentiates all the phases. The analysis of these moments made possible to evidence that, in the corporal preparation, the Contemporary Dance established a place that the actor could recognize and try his own body as a technical instrument and as a way to know himself, favoring the artistic expression. The body as the way and result of its art.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMovimento (Encenação)Atores Estudo e ensinoDançaDança Estudo e ensinoExpressão corporalPreparação corporal de atoresCorpo dançanteDança contemporâneaDança contemporânea na preparação do ator: reflexões a partir da preparação corporal do espetáculo "O guesa errante"info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_cristiano_s._reis.pdfapplication/pdf1440200https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAC-A53G2J/1/disserta__o_cristiano_s._reis.pdf33369b4c583b589c6f8528931f670284MD51TEXTdisserta__o_cristiano_s._reis.pdf.txtdisserta__o_cristiano_s._reis.pdf.txtExtracted texttext/plain285233https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAC-A53G2J/2/disserta__o_cristiano_s._reis.pdf.txt26ccc2b7004b06c8d3c1d9fac8283bd2MD521843/EBAC-A53G2J2019-11-14 05:30:26.1oai:repositorio.ufmg.br:1843/EBAC-A53G2JRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:30:26Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813548114364071936