Financiamento das campanhas eleitorais no Brasil : o impacto das novas regras na disputa pelas prefeituras das capitais em 2016
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/55675 |
Resumo: | This research objective is to verify possible impacts brought by electoral campaigns funding rules changes in Brazil. Among main changes, that started in 2016 election, are company's donation prohibition and expenditures cap. Campaign schedule reduction also can impact candidates budget. We will test three hypothesis. First is how using the internet as a tool to campaign funding. Second hypothesis verifies legal entity donation prohibition in candidate's budget. And at last, how will Radio and TV electoral advertising will behave in a shorter campaign as the previous one. |
id |
UFMG_260921acd7106554d010e8c43ef52347 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/55675 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Financiamento das campanhas eleitorais no Brasil : o impacto das novas regras na disputa pelas prefeituras das capitais em 2016Campanhas eleitoraisFinanciamentoPropaganda eleitoralLegislaçãoCampanha eleitoralPropaganda políticaThis research objective is to verify possible impacts brought by electoral campaigns funding rules changes in Brazil. Among main changes, that started in 2016 election, are company's donation prohibition and expenditures cap. Campaign schedule reduction also can impact candidates budget. We will test three hypothesis. First is how using the internet as a tool to campaign funding. Second hypothesis verifies legal entity donation prohibition in candidate's budget. And at last, how will Radio and TV electoral advertising will behave in a shorter campaign as the previous one.Esta pesquisa tem o objetivo de verificar os possíveis impactos trazidos pelas mudanças nas regras de financiamento de campanhas eleitorais no Brasil. Dentre as principais mudanças, que passaram a valer para a disputa em 2016, estão a proibição de doações de empresas e a determinação de um teto de gastos. A redução do tempo de campanha também pode impactar nas contas dos candidatos. Testaremos três hipóteses. A primeira trata da utilização da internet como ferramenta para captação de recursos dos eleitores. A segunda hipótese verifica o impacto da proibição de doações de pessoas jurídicas nas contas dos candidatos. E, por fim, como se comportarão os gastos com propaganda eleitoral no rádio e na TV em uma campanha mais curta que as anteriores.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA POLÍTICACurso de Especialização em Marketing Político, Opinião Pública e Comportamento EleitoralUFMGHelcimara de Souza Telleshttp://lattes.cnpq.br/5854848038464290Daniel Sampaio Sousa2023-07-03T02:02:24Z2023-07-03T02:02:24Z2016-12-16Monografia (especialização)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/55675porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2023-07-03T02:02:24Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/55675Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2023-07-03T02:02:24Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Financiamento das campanhas eleitorais no Brasil : o impacto das novas regras na disputa pelas prefeituras das capitais em 2016 |
title |
Financiamento das campanhas eleitorais no Brasil : o impacto das novas regras na disputa pelas prefeituras das capitais em 2016 |
spellingShingle |
Financiamento das campanhas eleitorais no Brasil : o impacto das novas regras na disputa pelas prefeituras das capitais em 2016 Daniel Sampaio Sousa Campanhas eleitorais Financiamento Propaganda eleitoral Legislação Campanha eleitoral Propaganda política |
title_short |
Financiamento das campanhas eleitorais no Brasil : o impacto das novas regras na disputa pelas prefeituras das capitais em 2016 |
title_full |
Financiamento das campanhas eleitorais no Brasil : o impacto das novas regras na disputa pelas prefeituras das capitais em 2016 |
title_fullStr |
Financiamento das campanhas eleitorais no Brasil : o impacto das novas regras na disputa pelas prefeituras das capitais em 2016 |
title_full_unstemmed |
Financiamento das campanhas eleitorais no Brasil : o impacto das novas regras na disputa pelas prefeituras das capitais em 2016 |
title_sort |
Financiamento das campanhas eleitorais no Brasil : o impacto das novas regras na disputa pelas prefeituras das capitais em 2016 |
author |
Daniel Sampaio Sousa |
author_facet |
Daniel Sampaio Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Helcimara de Souza Telles http://lattes.cnpq.br/5854848038464290 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Daniel Sampaio Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Campanhas eleitorais Financiamento Propaganda eleitoral Legislação Campanha eleitoral Propaganda política |
topic |
Campanhas eleitorais Financiamento Propaganda eleitoral Legislação Campanha eleitoral Propaganda política |
description |
This research objective is to verify possible impacts brought by electoral campaigns funding rules changes in Brazil. Among main changes, that started in 2016 election, are company's donation prohibition and expenditures cap. Campaign schedule reduction also can impact candidates budget. We will test three hypothesis. First is how using the internet as a tool to campaign funding. Second hypothesis verifies legal entity donation prohibition in candidate's budget. And at last, how will Radio and TV electoral advertising will behave in a shorter campaign as the previous one. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-16 2023-07-03T02:02:24Z 2023-07-03T02:02:24Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Monografia (especialização) |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/55675 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/55675 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil FAF - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA POLÍTICA Curso de Especialização em Marketing Político, Opinião Pública e Comportamento Eleitoral UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil FAF - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA POLÍTICA Curso de Especialização em Marketing Político, Opinião Pública e Comportamento Eleitoral UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1823248172751781888 |