Desenvolvimento de uma metodologia comparativa interativa para avaliaçãosubjetiva de vídeos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8F6R6T |
Resumo: | A proposta deste trabalho é o desenvolvimento de uma metodologia para a avaliação subjetiva da qualidade de vídeos baseada na análise de pares formados por um vídeo de qualidade conhecida e por um vídeo cuja qualidade deseja-se avaliar. Para isso, foram realizadas duas fases de testes com informantes. Na primeira fase, foram realizados testes MOS (Mean Opinion Score - Índice de Opinião Médio), os quais foram usados para a construção de um modelo capaz de estimar o MOS de um vídeo em função da sua taxa de transmissão. Os resultadosobtidos indicam uma correlação elevada entre o MOS e o logaritmo da taxa de transmissão (coeficiente de correlação > 0,9). Para a segunda fase, foi desenvolvida uma interface interativa através da qual informantes decidiam qual de dois vídeos apresentados possuía qualidade superior. Utilizando-se esta interface, foram realizados testes subjetivos, os quais consistiram de comparações de pares compostos por um vídeo com MOS conhecido e um vídeo de teste. Para cada par, foi solicitado a cada informante que decidisse qual dos vídeos presentadospossuía qualidade superior. Caso o vídeo de teste tivesse qualidade superior à do vídeo de referência, uma nova comparação era realizada entre o vídeo de teste e um vídeo com MOS superior ao MOS do vídeo de referência anterior. Caso contrário, a nova comparação era realizada entre o vídeo de teste e um vídeo com MOS inferior ao MOS do vídeo dereferência anterior. Realizando-se este processo de forma iterativa foi possível refinar os testes comparativos tanto quanto possível. A metodologia comparativa mostrou-se eficaz, fornecendo medições individuais com desvio padrão da ordem de um terço daquele obtido através dos testes MOS realizados. Assim, torna-se possível realizar medições de qualidade subjetiva utilizando-se um número reduzido de informantes, sem perda da precisão obtida através de testes MOS convencionais. |
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Hani Camille YehiaLuciano de ErricoMaurilio Nunes VieiraSuelen Sara Moreira2019-08-13T23:31:09Z2019-08-13T23:31:09Z2010-05-12http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8F6R6TA proposta deste trabalho é o desenvolvimento de uma metodologia para a avaliação subjetiva da qualidade de vídeos baseada na análise de pares formados por um vídeo de qualidade conhecida e por um vídeo cuja qualidade deseja-se avaliar. Para isso, foram realizadas duas fases de testes com informantes. Na primeira fase, foram realizados testes MOS (Mean Opinion Score - Índice de Opinião Médio), os quais foram usados para a construção de um modelo capaz de estimar o MOS de um vídeo em função da sua taxa de transmissão. Os resultadosobtidos indicam uma correlação elevada entre o MOS e o logaritmo da taxa de transmissão (coeficiente de correlação > 0,9). Para a segunda fase, foi desenvolvida uma interface interativa através da qual informantes decidiam qual de dois vídeos apresentados possuía qualidade superior. Utilizando-se esta interface, foram realizados testes subjetivos, os quais consistiram de comparações de pares compostos por um vídeo com MOS conhecido e um vídeo de teste. Para cada par, foi solicitado a cada informante que decidisse qual dos vídeos presentadospossuía qualidade superior. Caso o vídeo de teste tivesse qualidade superior à do vídeo de referência, uma nova comparação era realizada entre o vídeo de teste e um vídeo com MOS superior ao MOS do vídeo de referência anterior. Caso contrário, a nova comparação era realizada entre o vídeo de teste e um vídeo com MOS inferior ao MOS do vídeo dereferência anterior. Realizando-se este processo de forma iterativa foi possível refinar os testes comparativos tanto quanto possível. A metodologia comparativa mostrou-se eficaz, fornecendo medições individuais com desvio padrão da ordem de um terço daquele obtido através dos testes MOS realizados. Assim, torna-se possível realizar medições de qualidade subjetiva utilizando-se um número reduzido de informantes, sem perda da precisão obtida através de testes MOS convencionais.The purpose of this study is to develop a methodology for assessing subjective quality of videos based on the analysis of pairs formed by a known quality video and a video whose quality is wished to be avaluated. For that, two phases of subjective tests were carried out. In the first phase, MOS (Mean Opinion Score) tests were performed. These tests were used to construct a model to estimate the MOS of a video as a function of its transmission rate. The results indicate a high correlation between MOS and the logarithm of the transmission rate (correlation coefficient > 0.9). For the second phase, we developed an interactive interface through which subjects decided which of two videos presented superior quality. Using this interface, subjective tests, which consisted of comparisons of pairs composed of a MOS-known video and a test video, were performed. For each pair, each subject was asked to decide whichof the videos had higher quality. If the test video had higher quality than the reference video, a new comparison was performed between the test video and a video whose MOS was higher than the MOS of the previous reference video. Otherwise, a new comparison was performed between the test video and a video whose MOS was lower than the MOS of the previous reference video. Performing this process iteratively it was possible to refine the comparative tests as much as possible. The comparative methodology was effective, providing individual measurements with a standard deviation of about one third of that obtained through the MOS tests that were carried out. Thus, it becomes possible to perform measurements of subjective quality using a reduced number of subjects, without loss of the accuracy attained by conventional MOS tests.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEngenharia elétricaEngenharia ElétricaDesenvolvimento de uma metodologia comparativa interativa para avaliaçãosubjetiva de vídeosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL184m.pdfapplication/pdf23053631https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8F6R6T/1/184m.pdfa04482aa1411344c5d08ecfe45fef3b4MD51TEXT184m.pdf.txt184m.pdf.txtExtracted texttext/plain106624https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8F6R6T/2/184m.pdf.txt894bbf0ed4f17e2c9395e768e448a037MD521843/BUOS-8F6R6T2019-11-14 14:58:27.842oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-8F6R6TRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:58:27Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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