Acesso e avaliação dos serviços de saúde bucal pelos usuários do Centro de Saúde Havaí
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-97JLA6 |
Resumo: | O acesso da população aos serviços de saúde é um dos pré-requisitos para uma assistência à saúde eficiente. O objetivo deste estudo foi conhecer o acesso e a utilização dos serviços de saúde bucaldos usuários do Centro de Saúde Havaí (CSH). A coleta de dados foi realizada entre os meses de maio e agosto de 2009. As informações foram obtidas por meio de entrevista realizada no domicílio dos participantes, pelo cirurgião-dentista pesquisador, durante as visitas de rotina dos agentes comunitários de saúde. A amostra foi aleatória, com uma distribuição igualitária entre os oito setores censitários das Equipes de Saúde da Família (ESF1 e ESF2) do CSH, totalizando 50entrevistas. A pesquisadora expôs os objetivos da pesquisa e todos que concordaram em participar assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Foi confeccionado um questionário semi-estruturado contendo 20 questões, previamente testado, corrigido e validado por um estudo piloto realizado com 10 usuários. As informações coletadas foram armazenadas e organizadas em banco de dados utilizando-se aplicativo Excel, versão 2009. Os dados obtidos revelaram que amaioria dos participantes deste estudo é do gênero feminino, casadas (64%), do lar e com idade de 31 a 50 anos (58%). Apresenta uma baixa porcentagem de pessoas economicamente ativas correspondendo a 16% de empregados, 36% do lar, 20% desempregados, 20% exercematividades sem vínculo empregatício e 6% de aposentados. A renda familiar foi de até um salário mínimo (64%). Quanto ao nível de escolaridade, 34% estudaram até a quarta série, 32% tiveram oginasial completo e 28% o ensino médio completo. Todos tiveram assistência odontológica, sendo 46% na rede pública e/ou privada, 28% na rede particular e 26% no serviço público. A última consulta foi a menos de um ano (58%). Os principais motivos apontados para a procura ao dentista foram a dor de dente (44%) ou consulta de manutenção (24%). A maioria (96%) vai à pé ao Centro de Saúde e avaliou o serviço de saúde bucal comobom ou ótimo (72%). A necessidade de próteses removíveis foi o motivo apontado pelos usuários para a procura do serviço odontológico privado. A reabilitação com próteses removíveis é onerosa e não seria necessária se não houvesse uma falha em todas as etapas do cuidado com a saúde bucal. A demanda por reabilitação presente neste estudo deveria ser reconhecida e atendida pelo estado, possibilitando á pessoa uma aparência agradável, melhora da auto-estima, maior capacidade de fonação, mastigação e deglutição. |
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Enia Salles RochaWaneska Gusmão Rausch2019-08-10T23:24:23Z2019-08-10T23:24:23Z2009-11-28http://hdl.handle.net/1843/BUBD-97JLA6O acesso da população aos serviços de saúde é um dos pré-requisitos para uma assistência à saúde eficiente. O objetivo deste estudo foi conhecer o acesso e a utilização dos serviços de saúde bucaldos usuários do Centro de Saúde Havaí (CSH). A coleta de dados foi realizada entre os meses de maio e agosto de 2009. As informações foram obtidas por meio de entrevista realizada no domicílio dos participantes, pelo cirurgião-dentista pesquisador, durante as visitas de rotina dos agentes comunitários de saúde. A amostra foi aleatória, com uma distribuição igualitária entre os oito setores censitários das Equipes de Saúde da Família (ESF1 e ESF2) do CSH, totalizando 50entrevistas. A pesquisadora expôs os objetivos da pesquisa e todos que concordaram em participar assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Foi confeccionado um questionário semi-estruturado contendo 20 questões, previamente testado, corrigido e validado por um estudo piloto realizado com 10 usuários. As informações coletadas foram armazenadas e organizadas em banco de dados utilizando-se aplicativo Excel, versão 2009. Os dados obtidos revelaram que amaioria dos participantes deste estudo é do gênero feminino, casadas (64%), do lar e com idade de 31 a 50 anos (58%). Apresenta uma baixa porcentagem de pessoas economicamente ativas correspondendo a 16% de empregados, 36% do lar, 20% desempregados, 20% exercematividades sem vínculo empregatício e 6% de aposentados. A renda familiar foi de até um salário mínimo (64%). Quanto ao nível de escolaridade, 34% estudaram até a quarta série, 32% tiveram oginasial completo e 28% o ensino médio completo. Todos tiveram assistência odontológica, sendo 46% na rede pública e/ou privada, 28% na rede particular e 26% no serviço público. A última consulta foi a menos de um ano (58%). Os principais motivos apontados para a procura ao dentista foram a dor de dente (44%) ou consulta de manutenção (24%). A maioria (96%) vai à pé ao Centro de Saúde e avaliou o serviço de saúde bucal comobom ou ótimo (72%). A necessidade de próteses removíveis foi o motivo apontado pelos usuários para a procura do serviço odontológico privado. A reabilitação com próteses removíveis é onerosa e não seria necessária se não houvesse uma falha em todas as etapas do cuidado com a saúde bucal. A demanda por reabilitação presente neste estudo deveria ser reconhecida e atendida pelo estado, possibilitando á pessoa uma aparência agradável, melhora da auto-estima, maior capacidade de fonação, mastigação e deglutição.The access of the population to the health services he is one of the prerequisite ones for an assistance to the efficient health. The objective of this study was to know the access and the use of the services of oral health of the users of the Center of Saúde Havaí (CSH). The collection of data was carried through enters the months of May and August of 2009. The information had been gotten by means of interview carried through in the domicile of the participants, for the searching surgeon-dentist, during the visits of routine of the communitarian agents of health. The sample was random, with a igualitária distribution enters the eight tax sectors of the Teams of Health of the Family (ESF1 and ESF2) of the CSH, totalizing 50 interviews. The researcher displayed the objectives of the research and all that had agreed to participating had signed the Term of Free andClarified Assent. A half-structuralized questionnaire was confectioned contends 20 questions, previously tested, corrected and validated for a study pilot carried through with 10 users. The collected information had been stored and organized in data base using itself applicatory Excel,version 2009. The gotten data had disclosed that the majority of the participants of this study is of the feminine sort, married (64%), of the home and with age of 31 the 50 years (58%). It presents low a percentage of economically active people corresponding 16% of employees, 36% of the home, 20% unemployed, 20% exert activities without employment bond and 6% of pensioners. The familiar income was of until a minimum wage (64%). How much to the escolaridade level,34% had studied until the fourth series, 32% had complete high school and 28% complete average education. All had had odontológica assistance, being 46% in the public and/or private net, 28% in particular net and 26% in the public service. The last consultation was to less of one year (58%). The main reasons pointed with respect to the search to the dentist had been the tooth ache (44%) or consultation of maintenance (24%). The majority (96%) goes to the foot to the Center of Health it evaluated service of the good or excellent oral health as (72%). The necessity of removable prostheses was the reason pointed for the users with respect to the search of the private dental service. The whitewashing with removable prostheses is onerous and it would not be necessary if it did not have an imperfection in all the stages of the care with the buccal health. The demand for present whitewashing in this study would have to be recognized and taken care of for the state, making possible the person a pleasant appearance, improves of auto-esteem, greater fonação capacity, chew and deglutition.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAcesso aos serviços de saúdeSaúde bucalEducação de pós-graduação em odontologiaPrograma saúde da famíliaAtenção primária à saúdeOdontologia sanitáriaAvaliação de serviços de saúdeAcesso aos serviços de saúdeAvaliação dos serviçosSaúde bucalPrograma de saúde da FamíliaAcesso e avaliação dos serviços de saúde bucal pelos usuários do Centro de Saúde Havaíinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALwaneska_gusm_o_rausch.pdfapplication/pdf135861https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-97JLA6/1/waneska_gusm_o_rausch.pdf87cbb6035e69cd099d5f3b3048dc925bMD51TEXTwaneska_gusm_o_rausch.pdf.txtwaneska_gusm_o_rausch.pdf.txtExtracted texttext/plain54870https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-97JLA6/2/waneska_gusm_o_rausch.pdf.txta0baf67313fc4e17b2a7dce5ad68ec84MD521843/BUBD-97JLA62019-11-14 09:28:22.599oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-97JLA6Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:28:22Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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