Perspectivas do material didático eletrônico: o software educativo de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/IOMS-6LYNEY |
Resumo: | Esta dissertação analisou aspectos que compõem a interface do Cabri Géomètre II e do SuperLOGO 3.0, programas utilizados em salas de aula de Matemática, em escolas de Ensino Fundamental de Belo Horizonte. O intuito da análise empreendida foi perceber de que maneira esses programas se apropriam dos recursos comunicativos e operacionais da hipermídia na implementação de seus propósitos pedagógicos. Para isso, foram estabelecidas, com base na observação de recursos e potencialidades desses programas, bem como no diálogo com pesquisas e reflexões a respeito da apropriação das tecnologias informáticas pela sociedade, em particular, pelo campo da Educação, algumas categorias para guiarem a análise proposta. Tais categorias estímulo a diferentes modalidades perceptivas; arquitetura da informação; modalidades da experiência; dispositivo informacional; dispositivo comunicacional; dispositivos de memória e extensão; dispositivos de abordagem abrangem diversos aspectos constitutivos da abordagem de um software utilizado com finalidades educativas. Elas permitiram identificar, em cada um dos programas analisados, em que aspectos as potencialidades da hipermídia são mais intensamente aproveitadas e de que maneira, por conseguinte, esse aproveitamento pode contribuir para o enriquecimento das propostas pedagógicas que se desenvolvem no contexto da Educação Matemática. |
id |
UFMG_26417ab741c6ece7b925f7bbd900a4d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/IOMS-6LYNEY |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Maria da Conceicao F Reis FonsecaJussara de Loiola AraujoMarcelo de Carvalho BorbaIsabel Cristina Alves da Silva FradeJakeline Lins Guimaraes de Albuquerque2019-08-12T01:46:31Z2019-08-12T01:46:31Z2005-10-27http://hdl.handle.net/1843/IOMS-6LYNEYEsta dissertação analisou aspectos que compõem a interface do Cabri Géomètre II e do SuperLOGO 3.0, programas utilizados em salas de aula de Matemática, em escolas de Ensino Fundamental de Belo Horizonte. O intuito da análise empreendida foi perceber de que maneira esses programas se apropriam dos recursos comunicativos e operacionais da hipermídia na implementação de seus propósitos pedagógicos. Para isso, foram estabelecidas, com base na observação de recursos e potencialidades desses programas, bem como no diálogo com pesquisas e reflexões a respeito da apropriação das tecnologias informáticas pela sociedade, em particular, pelo campo da Educação, algumas categorias para guiarem a análise proposta. Tais categorias estímulo a diferentes modalidades perceptivas; arquitetura da informação; modalidades da experiência; dispositivo informacional; dispositivo comunicacional; dispositivos de memória e extensão; dispositivos de abordagem abrangem diversos aspectos constitutivos da abordagem de um software utilizado com finalidades educativas. Elas permitiram identificar, em cada um dos programas analisados, em que aspectos as potencialidades da hipermídia são mais intensamente aproveitadas e de que maneira, por conseguinte, esse aproveitamento pode contribuir para o enriquecimento das propostas pedagógicas que se desenvolvem no contexto da Educação Matemática.This research analyzed aspects that compose the interface of the Cabri Géomètre II and SuperLOGO 3,0, programs used in classrooms of Mathematics, in schools of Basic Education of Belo Horizonte. The intention of this analysis was to perceive how these programs appropriate of the comunicative and operational resources of the hipermídia in the implementation of its pedagogical intentions. As a guide to the analysis proposed, some categories had been established, in continuous dialogue with research and reflections regarding the appropriation of the informatic technologies for the society, in particular, for the field of the Education. Such categories stimulaton the different perceptive modalities; architecture of the information; modalities of the experience; informacional device; comunicacional device; devices of memory and extension; boarding devices consider diverse constituent aspects of the boarding of a software used with educative purposes enclose. They had allowed to identify, in each one of the analyzed programs, how the potentialities of the hipermídia are more intensely used and how, therefore, this utilization can contribute for the enrichment of the pedagogical proposals developed in the context of the Mathematical Education.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMatemática Estudo e ensinoEducaçãoHipermidiaTecnologia educacionalSoftwareTecnologia da informaçãoEducação matemáticaTecnologiaCognição e linguagemFormação de leitoresPerspectivas do material didático eletrônico: o software educativo de matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmestrado_fae_2005__dissertacao_jakeline_lins.pdfapplication/pdf1165458https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/IOMS-6LYNEY/1/mestrado_fae_2005__dissertacao_jakeline_lins.pdfd992af47170ae543fd24742d9ebbc607MD51TEXTmestrado_fae_2005__dissertacao_jakeline_lins.pdf.txtmestrado_fae_2005__dissertacao_jakeline_lins.pdf.txtExtracted texttext/plain284192https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/IOMS-6LYNEY/2/mestrado_fae_2005__dissertacao_jakeline_lins.pdf.txtc7e97b69afdf12701e604473c6f5f81cMD521843/IOMS-6LYNEY2019-11-14 08:18:18.499oai:repositorio.ufmg.br:1843/IOMS-6LYNEYRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:18:18Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Perspectivas do material didático eletrônico: o software educativo de matemática |
title |
Perspectivas do material didático eletrônico: o software educativo de matemática |
spellingShingle |
Perspectivas do material didático eletrônico: o software educativo de matemática Jakeline Lins Guimaraes de Albuquerque Educação matemática Tecnologia Cognição e linguagem Formação de leitores Matemática Estudo e ensino Educação Hipermidia Tecnologia educacional Software Tecnologia da informação |
title_short |
Perspectivas do material didático eletrônico: o software educativo de matemática |
title_full |
Perspectivas do material didático eletrônico: o software educativo de matemática |
title_fullStr |
Perspectivas do material didático eletrônico: o software educativo de matemática |
title_full_unstemmed |
Perspectivas do material didático eletrônico: o software educativo de matemática |
title_sort |
Perspectivas do material didático eletrônico: o software educativo de matemática |
author |
Jakeline Lins Guimaraes de Albuquerque |
author_facet |
Jakeline Lins Guimaraes de Albuquerque |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maria da Conceicao F Reis Fonseca |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Jussara de Loiola Araujo |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Marcelo de Carvalho Borba |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Isabel Cristina Alves da Silva Frade |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jakeline Lins Guimaraes de Albuquerque |
contributor_str_mv |
Maria da Conceicao F Reis Fonseca Jussara de Loiola Araujo Marcelo de Carvalho Borba Isabel Cristina Alves da Silva Frade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação matemática Tecnologia Cognição e linguagem Formação de leitores |
topic |
Educação matemática Tecnologia Cognição e linguagem Formação de leitores Matemática Estudo e ensino Educação Hipermidia Tecnologia educacional Software Tecnologia da informação |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Matemática Estudo e ensino Educação Hipermidia Tecnologia educacional Software Tecnologia da informação |
description |
Esta dissertação analisou aspectos que compõem a interface do Cabri Géomètre II e do SuperLOGO 3.0, programas utilizados em salas de aula de Matemática, em escolas de Ensino Fundamental de Belo Horizonte. O intuito da análise empreendida foi perceber de que maneira esses programas se apropriam dos recursos comunicativos e operacionais da hipermídia na implementação de seus propósitos pedagógicos. Para isso, foram estabelecidas, com base na observação de recursos e potencialidades desses programas, bem como no diálogo com pesquisas e reflexões a respeito da apropriação das tecnologias informáticas pela sociedade, em particular, pelo campo da Educação, algumas categorias para guiarem a análise proposta. Tais categorias estímulo a diferentes modalidades perceptivas; arquitetura da informação; modalidades da experiência; dispositivo informacional; dispositivo comunicacional; dispositivos de memória e extensão; dispositivos de abordagem abrangem diversos aspectos constitutivos da abordagem de um software utilizado com finalidades educativas. Elas permitiram identificar, em cada um dos programas analisados, em que aspectos as potencialidades da hipermídia são mais intensamente aproveitadas e de que maneira, por conseguinte, esse aproveitamento pode contribuir para o enriquecimento das propostas pedagógicas que se desenvolvem no contexto da Educação Matemática. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005-10-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T01:46:31Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T01:46:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/IOMS-6LYNEY |
url |
http://hdl.handle.net/1843/IOMS-6LYNEY |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/IOMS-6LYNEY/1/mestrado_fae_2005__dissertacao_jakeline_lins.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/IOMS-6LYNEY/2/mestrado_fae_2005__dissertacao_jakeline_lins.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d992af47170ae543fd24742d9ebbc607 c7e97b69afdf12701e604473c6f5f81c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589352876408832 |