Análise da disseminação de um estilo de sociabilidade da juventude de Belo Horizonte a partir de um estudo da rede social e digital em torno dos eventos da praia da estação e carnaval de rua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GUSTAVO SILVA DE MATTOS
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/53269
Resumo: A análise da presente dissertação constitui um estudo de caso da constituição e dos sentidos da ação e “contrausos” do espaço público revitalizado da Praça da Estação em Belo Horizonte, com foco na formação de identidade desse grupo em relação à reivindicação do espaço público de Belo Horizonte como um espaço de sociabilidade e cultura. O recorte do período escolhido para se analisar engloba a formação do grupo de e-mails “Praça Livre BH”, que dá origem à primeira Praia da Estação em 2010, até o início de 2015. Para se compreender como a pauta da Praia da Estação se desenvolveu e o que mudou entre os dois momentos nas concepções dos participantes em relação ao espaço público revitalizado da Praça da Estação e os sentidos da ação, foram realizados questionários sociométricos e entrevistas de trajetória de, em média, 40 minutos. A entrevista semiestruturada com os temas da Praia da Estação, do carnaval e de movimentos específicos aos quais as pessoas entrevistadas participaram eram acionados e, conforme as pessoas citavam fatos ou eventos de interesse, novas perguntas eram feitas a respeito. O questionário foi feito com base em eventos e espaços de sociabilidade levantados na pesquisa bibliográfica, com uma seção elencando quais participaram, quais não participaram e a sua importância. Referida seção também pedia para elencar de 3 a 5 pessoas importantes para que os eventos de rua em Belo Horizonte começassem a acontecer, num modelo de snowball. A dissertação busca levantar evidências que sustentam o encontro de estilos sobrepostos, que definiu de forma conjunta um sentido de protesto político e festa; descentralização de representatividade em torno de causas específicas, ainda que com forte politização; uma forte identidade de ocupação dos espaços públicos; e um acionamento dessa ação nos verões e em determinados momentos de relevância política. O que se procurou mostrar é que as bases desse estilo de construção relacional dos usos daquele espaço público foram tensionadas no momento em que novos participantes começaram a circular no espaço da “Zona Cultural” e valorar aquela ação, apropriando-se também dela sem, com isso, modificar as bases do estilo.
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