Subjetividade e trabalho docente em cursos de educação a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Regina Celia Pereira Campos
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85MQ55
Resumo: Esta tese propõe uma reflexão sobre a subjetividade de professores e professoras em atividades de trabalho, considerando a introdução de inovações tecnológicas no campo educacional. O pressuposto teórico-metodológico é de que, havendo relação entre configurações subjetivas e atividades de trabalho, a subjetividade se manifesta, de forma sexuada, nas atividades de trabalho através dos sentidos que os sujeitos nelas colocam. A proposta é estudar a subjetividade implícita nas relações entre mudanças tecnológicas e organizacionais da educação a distância e as relações profissionais entre os sexos. O campo da educação a distância foi propício para identificar mediações entre tecnologias, re-organização do trabalho, atuação pedagógica e relações profissionais. O referencial teórico buscou aproximar duas fontes teóricas ricas, mas pouco articuladas: (1) a psicologia do trabalho fundamentada na linha cognitivista e histórico-cultural de Leontièv e a teoria da psicologia dos meios de trabalho e de vida de Yves Clot que propõem estreita relação entre atividade e subjetividade a partir da análise da atividade do trabalho e, (2) a teoria das relações sociais de sexo, na sociologia e psicologia do trabalho, que aborda as diferenças sociais entre os sexos como historicamente configuradas e cotidianamente reiteradas. Os dados foram coletados por meio de entrevista semi- estruturada, focalizada na história profissional, com roteiro composto por questões abertas, aplicado de forma livre e individual e registro de gravação pré-consentido. Além da entrevista, um questionário estruturado foi aplicado para coleta de dados quantitativos. Os temas abordados foram: trajetória profissional, função exercida no EAD, motivos de inserção nessa modalidade de educação, condições de trabalho, divisão técnica do trabalho, padrões de atuação, implicações da tecnologia de EAD nas relações profissionais, realização e expectativas profissionais. O grupo analisado foi composto por doze entrevistados, seis mulheres e seis homens, professores e/ou coordenadores de centros ou núcleos de educação à distância, com prática em educação presencial e educação à distância e vínculo profissional estável em instituições privadas. Para a análise dos dados tomou-se por base as técnicas das análises de conteúdo e de discurso. Os resultados indicaram que o trabalho docente se modifica na modalidade de educação à distância, torna-se mais coletivo com a formação de equipes multidisciplinares. Forte intensificação do trabalho foi registrada, os professores relataram aumento do número de alunos e maior complexidade nas relações pedagógicas, nas correções e avaliações de trabalhos discentes. Os professores indicaram que a prática atual e as questões relativas às inovações tecnológicas estão correlacionadas às experiências precedentes. Diferenças significativas na maneira como professoras e professores vivenciam esta experiência foram registradas. A forma de repensar e recriar a prática pedagógica e se engajar no desafio tecnológico deixa evidente o movimento subjetivo de investimento profissional e redefinição do sentido colocado na atividade profissional, para se adaptar ao momento de transição das novas exigências da profissão. A variação torna-se essencial quando, criar alternativas subjetivas significa criar novos sentidos para as transformações atuais do trabalho. O movimento de busca de sentidos partilhados, onde tais diferenças se neutralizam, pode significar um engajamento, individual e coletivo, a serviço de um objetivo comum.
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O campo da educação a distância foi propício para identificar mediações entre tecnologias, re-organização do trabalho, atuação pedagógica e relações profissionais. O referencial teórico buscou aproximar duas fontes teóricas ricas, mas pouco articuladas: (1) a psicologia do trabalho fundamentada na linha cognitivista e histórico-cultural de Leontièv e a teoria da psicologia dos meios de trabalho e de vida de Yves Clot que propõem estreita relação entre atividade e subjetividade a partir da análise da atividade do trabalho e, (2) a teoria das relações sociais de sexo, na sociologia e psicologia do trabalho, que aborda as diferenças sociais entre os sexos como historicamente configuradas e cotidianamente reiteradas. Os dados foram coletados por meio de entrevista semi- estruturada, focalizada na história profissional, com roteiro composto por questões abertas, aplicado de forma livre e individual e registro de gravação pré-consentido. Além da entrevista, um questionário estruturado foi aplicado para coleta de dados quantitativos. Os temas abordados foram: trajetória profissional, função exercida no EAD, motivos de inserção nessa modalidade de educação, condições de trabalho, divisão técnica do trabalho, padrões de atuação, implicações da tecnologia de EAD nas relações profissionais, realização e expectativas profissionais. O grupo analisado foi composto por doze entrevistados, seis mulheres e seis homens, professores e/ou coordenadores de centros ou núcleos de educação à distância, com prática em educação presencial e educação à distância e vínculo profissional estável em instituições privadas. Para a análise dos dados tomou-se por base as técnicas das análises de conteúdo e de discurso. Os resultados indicaram que o trabalho docente se modifica na modalidade de educação à distância, torna-se mais coletivo com a formação de equipes multidisciplinares. Forte intensificação do trabalho foi registrada, os professores relataram aumento do número de alunos e maior complexidade nas relações pedagógicas, nas correções e avaliações de trabalhos discentes. Os professores indicaram que a prática atual e as questões relativas às inovações tecnológicas estão correlacionadas às experiências precedentes. Diferenças significativas na maneira como professoras e professores vivenciam esta experiência foram registradas. A forma de repensar e recriar a prática pedagógica e se engajar no desafio tecnológico deixa evidente o movimento subjetivo de investimento profissional e redefinição do sentido colocado na atividade profissional, para se adaptar ao momento de transição das novas exigências da profissão. A variação torna-se essencial quando, criar alternativas subjetivas significa criar novos sentidos para as transformações atuais do trabalho. O movimento de busca de sentidos partilhados, onde tais diferenças se neutralizam, pode significar um engajamento, individual e coletivo, a serviço de um objetivo comum.Dans cette thèse, on proposé une reflection sur la subjectivité des professeurs et ces activités du travail en considerant les inovations technologiques du champs educationnel. Les présupposés theoriques et methodologiques font références à la relation entre les configurations subjectives et les activités du travail, où la subjectivité si manifeste, de façon sexuée, a travers des sens qui les sujets donnent aux leurs activités. Pour étudier cette thème, il fait étudier la subjectivité dans les rapports entre les changements technologiques et organizationnels au enseignement à distance et les rapports sociaux de sexe. Le champs du enseignement à distance a propotionné lidentification des médiations entre les technologies, la reorganization du travail et laction pedagogique et professionnel. Les références theoriques ont cherché deux sources riches mais qui sont peu articulées: (1) la psychologie du travail, fondée sur la ligne cognitiviste et historique-culturaliste de Leontièv, et la theorie de la psychologie des millieux de travail et de vie de Yves Clot qui proposent une étroite relation entre lactivité et la subjectivité a travers de lanalise des lactivités du travail; et (2) la theorie des rapports sociaux des sexes, dans la sociologie et psychologie du travail, qui aborde les differences sociaux entre les sexes au travail comme des differences histhoriquement configurées et quotidiennement réitérées. Il sagit de une recherche qualitative avec lapplication de 12 (douze) entrevues semi-structurées, avec la durée de quarant minutes a une heure et demie, avec 6 (six) femmes et 06 (six) hommes, professeurs du superieur, sur leurs trajectoires professionnelles. Les professeurs ont été envités a travers du contact sur quatre facultés brésiliennes qui faisent lenseignement à distance. Les entrevues ont été enregistrées, avec leur consentements, et analysées aux méthodes danalyse de discours. Pour completer la recherche, un questionnaire a, aussi, été appliqué aux douze professeurs. Les thèmes abordées ont: les trajectoires professionnelles, les fonctions, le motif de la insertion dans cette modalité denseignement, les condictions et la division technique du travail, les modèles daction, les entraînnements de la technologie denseignement à distance aux relations professionnelles, réalisations et expectatives des professeurs. Les résultats ont indiqué que le travail des professeurs change au enseignement à distance, il deviens plus coletif avec la formations des groupes de travail multidisciplinaires. Une forte intensification du travail ont été registrée, les professeurs ont rapporté grossir le nombre des élèves et se trouver plus complexe les relations pedagogiques, les corretions et les avaliations des tâches scolaires. Les professeurs aussi rapportent que la pratique et les questions actuelles relatives a les inovations technologiques sont en correlation avec leurs expériences antérieurs. Des différences significatives, entre les sexes, ont été registrées dans leurs vies personnels, dans les façons de repenser et de recréer la pratique pedagogique et de sengager au defi technologique. Cest évident, au discours des professeurs, le mouviment subjective de investissement professionel et la redefinition du sens mis aux les activités pour sadapter aux nouvelles exigences. Cette diversité de sens entre les sexes deviens essencielle pour créer des alternatives subjectives qui sont traduit comme nouvaux sens pour les methamorphoses actuelles du travail. Le mouvement qui cherche des sens partagés, où les différences se neutralisent, peut signifier un engagement, individuel et coletif, qui rendre serviço a un objectif commun.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEnsino à distânciaEducaçãoSubjetividadeProfessores Formação Educação a distânciaSubjetividade de professoresgêneroSubjetividade e trabalho docente em cursos de educação a distânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL2000000043.pdfapplication/pdf1240896https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85MQ55/1/2000000043.pdfeeec8fe9373769e4289cab5daa976150MD51TEXT2000000043.pdf.txt2000000043.pdf.txtExtracted texttext/plain612037https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85MQ55/2/2000000043.pdf.txtc067ce96b9d792de594fbee9b0c423a7MD521843/FAEC-85MQ552019-11-14 03:50:31.476oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-85MQ55Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:50:31Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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